ASME B16.20-2018 Roscas de tubo, uso geral (polegadas)" Seção 5.6 Compostos de Vedação
a) O uso de compostos vedantes de rosca não é obrigatório para juntas roscadas sob o escopo desta Norma, a menos que o projetista ou usuário especifique o contrário.
Se especificado pelo projetista, aplique compostos vedantes de rosca adequados somente nas roscas macho. Isto simplificará a remoção de componentes fêmeas para reparo ou manutenção.
Aplique um mínimo de 3-5 voltas de composto de vedação de rosca nas roscas. Evite apertar demais as roscas. Aguarde o tempo de cura recomendado para o composto de vedação de rosca antes de pressionar o sistema de tubulação.
c) Fita selante de rosca PTFE
Evite esticar ou deformar excessivamente a fita. Isto pode impedir que a fita se adapte totalmente às roscas e não produzirá uma junta à prova de vazamentos.
Use um mínimo de 2-3 voltas de fita selante sobrepondo 50% da volta anterior.
Comece a enrolar a fita a partir da borda principal dos fios para que os fios cortem a fita. A fita deve sobressair além da extremidade dos fios macho, aproximadamente um fio. Esse excesso de fita será então incorporado nas roscas do componente fêmea e ajudará a selar a junta.
Se a fita for enrolada de maneira incorreta, ou seja, enrolada de forma que os fios passem por cima, a fita ficará enrolada e não selará completamente os fios. Além disso, o enrolamento da fita pode causar falhas mecânicas na fita e permitir vazamento da junta.
Observação:A fita de vedação de rosca geralmente não é recomendada para serviços com líquidos.
Observação:A fita de vedação de rosca geralmente não é recomendada para serviços em altas temperaturas (> 400°F [204°C]).
Nota:A fita vedante de rosca não deve ser usada em conjunto com outros compostos vedantes de rosca. Isto pode afetar negativamente o desempenho da fita e do composto.