>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Como fazer um carro à prova de som

Como isolar um carro à prova de som


O isolamento acústico do carro é uma excelente maneira de amortecer as vibrações do seu carro e melhorar a acústica do seu áudio. Qualquer metal não tratado em seu carro ressoará, e quaisquer componentes soltos sem tratamento de material de amortecimento de som causarão vibrações que competem com sua acústica.

Obter alguns alto-falantes de reposição, um amplificador e um subwoofer são, antes de tudo, as melhores maneiras de melhorar a qualidade do som. No entanto, se você realmente deseja criar a melhor atmosfera em seu carro, o material de amortecimento de som adicionará mais clareza à sua configuração de som do carro já impecável.

A prova de som, amortecimento de som, amortecimento de som , qual é? Bem, nenhum veículo pode ser à prova de som, mas o que as pessoas chamam de insonorização do carro tendem a significar amortecimento ou amortecimento do som.

Ele vem em rolos ou tapetes, e nós da SoundRating recomendamos tapetes, pois são mais fáceis de trabalhar. A aplicação de alguns tapetes de amortecimento de som nas áreas do seu carro que causam a ressonância a reduzirá drasticamente e enriquecerá sua experiência de audição.

E contanto que você aplique o amortecimento de som em pelo menos 25% da área que deseja à prova de som, você fará uma melhoria dramática na atmosfera do seu carro e o palco sonoro estéreo receberá uma melhoria drástica.

O que é o amortecimento do som e como ele funciona?


O isolamento acústico não é exatamente à prova de som do seu carro. Um veículo nunca pode ser totalmente à prova de som, porque você perderá algum som pelas janelas e outros lugares onde não pode colocar nenhum material de amortecimento.

O amortecimento de som reduz drasticamente o ruído que seu carro faz ao vibrar, para que o áudio do seu carro não compita com ruídos de vibração e outros ruídos aéreos da estrada.

O material é geralmente composto de borracha butílica e um suporte metálico como o alumínio. A primeira camada de borracha butílica ajuda a reduzir as vibrações, ao mesmo tempo em que atua como um desacoplador para quaisquer componentes soltos que chocam contra outras peças.

Funciona absorvendo a energia das vibrações produzidas pelo carro e convertendo-a em energia silenciosa. Em última análise, isso reduz os sons indesejados que viajam pelo seu carro e melhora a acústica do seu sistema de som.

Existem diferentes espessuras, e quanto mais espessa, mais ressonância você cortará. Mas você deve obter dois tamanhos diferentes se pretende cobrir a maior parte do carro e deseja isolamento acústico adequado.

Isso ocorre porque o material de amortecimento de som mais espesso será grande demais para algumas das áreas apertadas, então você precisará de alguns tapetes mais finos para ficar atrás de qualquer aperto.

É importante observar que você não precisa cobrir cada centímetro do seu carro ou até mesmo a área em que está adicionando isolamento acústico. Contanto que você fique atrás de qualquer parte que vibre e de qualquer metal e plástico mais fino e oco em seu carro, você fará uma enorme diferença.

Você também pode obter spray de amortecimento de som, que pode ser usado em todo lugar, mas não é tão eficaz quanto os tapetes. No entanto, é melhor entrar nessas áreas apertadas, portanto, obter um pouco de espuma em spray garantirá os melhores resultados.

De quanto material de amortecimento de som vou precisar?


Obviamente, cada instalação de amortecimento de som é diferente, portanto, você precisa medir a área total da superfície que será instalada.

Você não precisa cobrir cada centímetro da área da superfície, mas quanto mais você cobrir, mais ressonância você cortará.

Você deve cobrir pelo menos 25% da superfície para ter um grande impacto, mas se você realmente quiser “isolar o som do seu carro”, eu usaria pelo menos 75% de cobertura.

Para uma estimativa de tamanho para veículos padrão, confira o gráfico abaixo, mas essas são estimativas e você deve realmente medi-las.

Ferramentas necessárias

  • Cortador de caixa
  • Rolo de madeira
  • Álcool isopropílico
  • Luvas de operário
  • Kit de remoção de acabamento
  • Perfurador de couro
  • Fita de transferência de vinil transparente 
  • Tapetes autoadesivos de isolamento acústico (Dynamat é o melhor, mas muitas marcas mais baratas também fazem um bom trabalho)

Como isolar um carro à prova de som


A primeira coisa que você deve fazer é desconectar a bateria pelo terminal negativo. Você não tocará muito na fiação elétrica, mas é sempre uma boa prática fazê-lo.

O processo de instalação varia de carro para carro, mas o seguinte guia passo a passo para como isolar um carro tem o mesmo esquema básico para todos os veículos.

Se você precisar de alguma informação sobre coisas específicas do veículo, consulte o manual do usuário ou verifique on-line qualquer obstáculo irregular que encontrar.

Para este guia de instalação, abordaremos as portas do carro, o piso e o porta-malas. Você pode fazer todas as partes do carro, incluindo o firewall, o capô, o forro do teto e até a placa de matrícula, se você realmente quiser, mas as áreas que estamos cobrindo são as que causam maior impacto na acústica do seu carro , e por isso são os mais comuns para dar tratamento sonoro.

Insonorização das portas do carro


Comece com as portas do carro, pois este é o lugar mais comum que as pessoas tendem a insonorizar.

Primeiro você precisa pegar o painel da porta OEM. Para isso, você pode precisar de algumas ferramentas de alavanca e uma chave de fenda. É claro que todos os carros são diferentes e, se você estiver com dificuldades para remover seu painel, basta procurar no YouTube seu carro específico.

Depois de remover o painel da porta, você pode encontrar um painel de isolamento acústico. Isso não está em todos os carros, mas se estiver no seu, basta retirá-lo ou desaparafusá-lo se for um material sólido.

Nesta fase, você também deseja remover o alto-falante e desconecte todos os chicotes de fiação que possam estar no caminho. É uma boa ideia fazer uma captura de tela antes de remover qualquer coisa, para que você saiba exatamente para onde tudo vai depois.

Uma vez que você tenha acesso à porta interna, a primeira coisa a fazer é limpá-la com um pouco de álcool isopropílico. Simplesmente limpe tudo com um pano e álcool para remover qualquer graxa ou sujeira.

Em todas as áreas, você pode aplicar calafetagem acústica nos cantos para dar ainda mais amortecimento ao som. Não é necessário, mas se você optar por fazer isso, deve fazê-lo primeiro, depois de limpar cada parte. Mas lembre-se que a calafetagem acústica demora um pouco para secar.

Existem três áreas principais para cada porta do carro que você vai insonorizar.

Você pode ver as duas principais áreas metálicas que precisam de isolamento acústico aqui na imagem acima. A área principal é a folha de metal de cor branca na imagem que você vê. A folha externa, que fica atrás das aberturas para os alto-falantes e outras partes alavancadas, também precisa de material de amortecimento e, embora seja um pouco mais estranho, você realmente deve aplicar um pouco aqui.

Faça esta área primeiro e não se preocupe com esta área sendo um ajuste confortável, porque chegar direto para medir é praticamente impossível de qualquer maneira. Basta cortar alguns quadrados do tapete de amortecimento de som e aplicá-lo.

Para fazer isso, remova os primeiros centímetros do suporte protetor e, em seguida, mova a mão, enfiando-o para baixo enquanto remove o restante do suporte. Em seguida, com o rolo de madeira, enrole-o com firmeza, de modo que você esteja empurrando o material de amortecimento de som contra o metal. Isso garantirá que seu tapete fique bem preso.

Apenas certifique-se de ter coberto o suficiente da folha de metal sólida que compõe o painel externo da porta, especialmente atrás da área do alto-falante. Isso reduzirá o ruído das vibrações e ajudará a bloquear muito ruído da estrada que pode sobrecarregar a acústica do seu alto-falante.

Agora é hora de fazer a pele da porta interna (metal). É aqui que grande parte dos ruídos vibratórios das portas do carro farão, pois componentes como o mecanismo de travamento vibrarão contra a chapa de metal.

Para a pele interna da porta, você pode aplicar vários retângulos menores, ou para um trabalho mais organizado, você pode fazer um estêncil traçando o contorno do corte em uma fita de transferência transparente. Isso tornará mais fácil saber exatamente onde cortar os orifícios dos parafusos ou outros obstáculos.

Com a fita de transferência de vinil transparente, você deseja cobrir toda a superfície da pele interna da porta e colá-la com uma fita adesiva. Em seguida, com um marcador, desenhe ao redor da forma que você deseja fazer, garantindo que você inclua todos os obstáculos salientes que o tapete de amortecimento precisará contornar.

Agora você tem seu modelo para cortar seu tapete. Você pode fazer isso primeiro no papelão para fazer um modelo mais resistente e permanente, ou pode simplesmente colar a fita de transferência de vinil transparente em seu material de amortecimento e cortar as linhas do modelo.

Para fazer isso, pegue seu boxcutter e corte o contorno principal como na imagem acima. Qualquer dificuldade em chegar aos buracos pode ser feita com o furador de couro.

Depois de cortar o tapete de amortecimento, você está pronto para colá-lo. Como antes, aplique o mesmo método para colar o tapete de amortecimento de som removendo parte do suporte protetor e colando-o na pele interna da porta. Novamente, use o rolo de madeira para certificar-se de aderir o tapete de isolamento acústico à chapa de metal, garantindo que você abra as bolsas de ar. Agora você pode conectar o alto-falante de volta no lugar.

Você não cobrirá 100% dele, mas quaisquer partes que potencialmente vibrem contra a chapa metálica devem ter algum material de amortecimento por trás. Portanto, qualquer um que esteja apertado e você não possa ficar para trás com seu modelo, corte pequenos pedaços para caber e aperte-os antes de dar-lhes o tratamento de rolo de madeira da melhor maneira possível.

Não se preocupe se você tiver algum metal exposto, pois o isolamento acústico em todos os lugares é impossível. Você realmente só precisa obter a folha de metal mais fina e atrás de quaisquer componentes que possam vibrar e causar o maior impacto.

Agora é hora de tratar o som do painel da porta de plástico. O painel da porta é feito de plástico frágil que é propenso a vibração, então você quer ter certeza de colocar material de isolamento acústico nas partes maiores e planas que não são. tão forte. Quaisquer peças sólidas e salientes não precisam necessariamente e colocar material de amortecimento aqui pode impedir que você volte a colocar o painel.

Agora, localize qualquer componente, como qualquer chicote elétrico ou clipes que possam vibrar contra o plástico. Em seguida, corte um pequeno pedaço de tapete de amortecimento para colocar atrás dele.

Isso desacopla os fios da superfície dura para que quando eles vibrarem, o som seja anulado. Se você precisa usar material mais fino para essas peças, é por isso que você tem alguns.

Agora você quer cortar pequenas tiras e enrolá-las no painel de plástico da porta, certificando-se de cobrir qualquer plástico frágil que possa chocalhar.

Lembre-se, se houver peças em cada painel que ficarão muito próximas da chapa de metal, você sempre poderá usar o tapete de amortecimento mais fino que tiver. Não precisa ter a mesma espessura, porque tudo o que você está fazendo é se livrar da ressonância e de todos os tapetes de amortecimento, não importa o quão grosso funcionem juntos.

Além disso, você não precisa e não pode colocar o material de amortecimento em todos os lugares, porque isso pode impedir que você volte a colocar o painel. Portanto, quaisquer pedaços mais firmes de plástico ou metal, como as vigas curvas que se projetam, é onde provavelmente haverá um ajuste muito apertado e, por ser um material mais firme, você não obterá muito ruído de vibração de qualquer maneira.

Depois de ter todo o plástico mais frágil do painel, inclusive embaixo de quaisquer componentes soltos, está pronto. Agora, basta remontar o painel da porta, certificando-se de substituir todos os parafusos ou clipes para prendê-lo corretamente.

Você pode contornar as bordas e juntas com fita isolante de som para arrumar o trabalho, se quiser, mas isso não é necessário, pois tudo será coberto de qualquer maneira. Parabéns, você acabou de tratar a sua primeira porta de carro. Agora é hora de aplicar isolamento acústico no porta-malas.

Insonorização do carro no porta-malas


A área do tronco é responsável por muita ressonância e vibrações. O escapamento e o poço da roda são as duas partes mais culpadas, mas o piso do porta-malas também ressoa mais do que grande parte do seu carro.

Ao insonorizar o porta-malas do carro, primeiro você precisa remover todo o interior. O carpete geralmente é encaixado com pinos de painel, portanto, obter o removedor de pinos de painel correto garantirá que você faça um trabalho limpo e completo de remoção do carpete. Em seguida, mova os painéis laterais e, uma vez removidos, você estará pronto para ir.

Então, é o mesmo processo que as portas do carro. Primeiro, limpe toda a folha de metal com um pouco de álcool para se livrar da graxa e do óleo.

Agora é hora de aplicar os tapetes de amortecimento de som na área do tronco. Preste atenção especial em qualquer lugar onde o sistema de som esteja. Como qualquer orifício de alto-falante, retire-os e aplique algum material de amortecimento atrás deles.

Além disso, se você tiver um subwoofer no porta-malas, certifique-se de instalar um bom material de amortecimento espesso sob a área em que o gabinete do subwoofer será localizado. Isso ajudará a atenuar grande parte da vibração causada pelo subwoofer e ao piso combinados e limpar a qualidade da reprodução de graves.

O piso do porta-malas ressoa, então, assim como a área da caixa do subwoofer, é uma boa ideia aplicá-lo por toda parte. Para o poço da roda, você pode usar o pneu sobressalente como modelo para a seção inferior. Em seguida, para a parte vertical, você deve cortar tiras de cerca de 5 polegadas de largura para não obter vincos nas partes arredondadas. Este pedaço é difícil de cobrir perfeitamente, então você pode ter que cortar mais tiras menores para garantir que você cubra tudo.

Outro bom lugar para isolamento acústico é sob o deck traseiro. Em muitos veículos, os alto-falantes do carro estão localizados aqui, então é sempre uma boa ideia colocar algum material à prova de som.

Como em qualquer lugar com o trabalho de isolamento acústico do seu carro, você pode aplicar um pouco de calafetagem acústica nos cantos e nas juntas. Não é essencial, mas adicionará um pouco mais de isolamento acústico ao seu carro.

Depois de terminar com o porta-malas, você precisa remontar o carpete e os painéis laterais do porta-malas e concluir a próxima parte para garantir o melhor som do carro.

Se desejar, você também pode colocar algum material de amortecimento de som na tampa do porta-malas. Em todos os lugares vibra até certo ponto, e mesmo que não haja componentes soltos batendo contra ele, amortecer a vibração do metal do capô fará a diferença. No entanto, eu faria esta parte por último, para que você saiba que tem o suficiente para o resto do trabalho de isolamento acústico do seu carro.

Depois de terminar o porta-malas, é bom passar para a insonorização do interior do carro.

Insonorização do piso do carro


Agora é hora de insonorizar o piso e o interior do seu carro. O processo é praticamente o mesmo do baú, mas obviamente você tem partes diferentes no caminho.

Primeiro você quer remover os assentos do carro. Cada carro é diferente, mas basicamente, eles só precisam desparafusar e puxar para fora. Novamente, se você estiver tendo algum problema com isso, confira no YouTube um vídeo específico do veículo sobre como remover assentos de carro.

Uma vez feito, você deseja remover a guarnição. Para isso, você só precisa de uma ferramenta de alavanca para liberar a primeira parte e depois puxar o resto para fora. Agora, você pode remover o carpete para ter acesso à chapa.

Agora, é um processo semelhante ao tronco. Limpe toda a chapa de metal com um pouco de álcool para se livrar da graxa e do óleo.

Agora você deseja aplicar o tapete de amortecimento de som na área do piso principal. Quaisquer pedaços apertados atrás de qualquer chicote de fiação, você pode cortar pedaços menores e, se necessário, usar o material de amortecimento de som mais fino. Além disso, certifique-se de cortar em torno de qualquer área de parafuso.

Você pode aplicar material de amortecimento de som por toda parte, se quiser. No entanto, algumas áreas, como os plintos aos quais os assentos do carro são fixados, são mais resistentes e ficarão bem ajustadas quando você os substituir, portanto, lembre-se disso se quiser cobrir todos os lugares.

Feito isso, você pode remontar os tapetes, o painel lateral e, em seguida, aparafusar os assentos de volta no lugar. Parabéns, você acabou de fazer seu primeiro trabalho completo de insonorização do carro e sua acústica agora será muito melhorada.

Um bom guia em vídeo para instalar o Sound Deadening em seu carro

Ir para o topo

Perguntas frequentes sobre isolamento acústico de um carro

Qual ​​espessura do Sound Deadener é melhor?


Quanto mais grosso melhor. A maioria das marcas faz 80 mil, o que é bom e grosso, mas a melhor marca Drynamat só faz 67 mil. Dito isto, seu produto de 67 mil – Dynamat Extreme – é melhor do que qualquer outro no mercado e é mais fino.

Onde devo colocar o amortecimento de som no meu carro?


A maioria das pessoas começa pelas portas ou porta-malas do carro, mas o piso também cria muita vibração e deve ser à prova de som para o melhor som do carro.

Você também pode aplicar tapetes de amortecimento de som nos arcos das rodas, firewall, capô e no forro do teto (teto) para um isolamento acústico completo e completo.

Quanto amortecimento de som preciso para meu carro?


Você deve cobrir pelo menos 25% da superfície para amortecer a ressonância e causar um grande impacto com o isolamento acústico do seu carro. Eles dizem que uma cobertura de 60% lhe dará resultados de até 95%, então você não precisa cobrir cada centímetro quadrado. Dito isto, quanto mais você cobrir, mais você também se beneficiará do isolamento térmico.

A insonorização do seu carro aumenta o SPL?


Um carro sem isolamento acústico compartilhará muito do palco sonoro com as vibrações do carro e o ruído da estrada. Se você puder cortar isso, definitivamente melhorará a acústica do seu carro. Você verá uma melhoria dos graves mais baixos para as frequências mais altas e um aumento dramático em seu SPL geral.

O material de amortecimento de som reduz a vibração?


Os tapetes/materiais de amortecimento de som, como o Dynamat, reduzem o ruído da vibração ao desacoplar os componentes de chocalho e as paredes e pisos do carro. Também amortece a vibração anulando a maneira como o som da vibração pode viajar.

Como removo o material de amortecimento de som depois de preso?


A única desvantagem de insonorizar um carro é que os tapetes de amortecimento são muito adesivos e, uma vez presos, são difíceis de remover. Dito isto, no caso improvável de você querer remover seus tapetes de amortecimento de som, você pode usar uma pistola de calor para aquecer as bordas e puxá-lo lentamente.

Quanto material de amortecimento de som eu preciso para um carro inteiro?


Cada carro é diferente, mas para o carro pequeno médio, você precisará de cerca de 80 pés quadrados. Para um carro de tamanho médio, você precisará de cerca de 110 pés quadrados e, para um carro de tamanho normal, poderá precisar de cerca de 150 pés quadrados.

Claro, depende de quanto do carro você deseja amortecer, mas confira o gráfico aqui para uma estimativa da cobertura do veículo.

O amortecimento do som ajuda com a temperatura?

Isolamento acústico significa que você isola o carro, então definitivamente ajudará a manter o carro mais aquecido. Algumas marcas de amortecimento de som também permitem o controle de temperatura para que o material ajude a resfriar seu carro no verão, mantendo-o aquecido nos meses frios de inverno.

Insonorização do carro – uma maneira de melhorar a acústica do seu carro


O isolamento acústico parece um trabalho estranho, especialmente se você nunca fez isso antes, mas se você deseja o melhor palco de som do carro, é um trabalho que você deve realizar.

Leva tempo e o custo é um pouco justo, mas se você obtiver algum material de amortecimento de som de boa qualidade e cobrir a maior parte do seu interior, poderá ficar chocado com a diferença que isso faz.

Ele não apenas amortece as vibrações, mas também isola o carro para que o ruído externo da estrada também seja amortecido e, como bônus, isola seu carro durante os meses de inverno.

Se você deseja melhorar a acústica e até mesmo fazer com que seus alto-falantes soem ainda mais altos, o isolamento acústico é o caminho a seguir.

Dê uma olhada em nossa extensa análise do melhor material de amortecimento de som do mercado.