>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

LOC vs DSP – Qual escolher para um sistema de som automotivo?

LOC vs DSP – Qual comprar para um sistema estéreo de carro?


No debate LOC vs DSP, a primeira coisa a lembrar é que nem todos os LOCs ou DSPs são iguais. Então, o que for melhor para você, lembre-se:você recebe o que paga.

Mas, dos dois, qual é o melhor para um sistema de som automotivo? E existe mesmo um debate Conversor de Saída de Linha vs Processador de Sinal Digital?

A maioria das pessoas que precisa de um conversor de saída de linha (LOC) ou processador de sinal digital (DSP) precisa de um porque não deseja substituir sua unidade principal de fábrica OEM.

E se você quiser aumentar o sistema estéreo do seu carro sem substituir a unidade principal, provavelmente será necessário um LOC ou um DSP. Esses dois dispositivos nos permitem pegar um sinal de fábrica e convertê-lo do nível do alto-falante para o nível RCA baixo.

Então, qual você deve obter? O que é melhor no debate LOC vs DSP? Bem, como acontece com a maioria das coisas no mundo do áudio automotivo, a resposta correta é determinada por cada configuração individual e pelas ferramentas que você possui.

Tanto um conversor de saída de linha quanto um processador de som digital causam um grande impacto em uma configuração de som automotivo de reposição, mas oferecem resultados diferentes. Então, antes de descobrir o vencedor, vamos dar uma olhada nos recursos de um LOC e DSP.

O que é um conversor de saída de linha (LOC)?


Os conversores de saída de linha vêm em ativo ou passivo, sendo o ativo o mais avançado e fornece uma tensão de saída mais forte, o que significa que você deve obter um sinal mais limpo. E eles são o que a maioria das pessoas procura ao construir um sistema de som automotivo de reposição.

Um LOC basicamente reduz a tensão do nível do alto-falante para uma tensão de baixo nível RCA e a envia para o amplificador, que precisa de uma tensão mais baixa para funcionar.

Nem todos os conversores de saída de linha são feitos da mesma forma, é claro, e você pode obtê-los com quantos canais precisar. Portanto, se for um sistema estéreo de carro completo que você está construindo, certifique-se de obter um com canais suficientes

O que é um processador de sinal digital (DSP)?


Um processador de som digital faz um trabalho semelhante ao de um LOC, pois também permite conectar sua unidade principal de fábrica e converte o nível do alto-falante em uma conexão RCA de baixo nível, que é executada em seu amplificador.

Mas há mais em um DSP do que o mostrador estranho para controlar os sinais e seu palco sonoro. Um DSP permite que você realmente manipule coisas como o tempo do sinal, controle de crossover e até controle a equalização de cada canal de saída individual.

Por que escolher um DSP em vez de um LOC?


Os DSPs são mais avançados e você pode manipular muito mais a saída de som com um. Como você provavelmente está usando uma unidade principal de fábrica, um DSP permitirá que você faça coisas com o equalizador OEM integrado que um LOC não pode.

Por exemplo, a maioria dos fabricantes OEM aplicará sua própria curva de EQ aos alto-falantes, para que o EQ não seja plano e, em vez disso, tenha a curva de EQ personalizada que foi feita para fazer com que os alto-falantes de fábrica soem de maneira ideal.

Obviamente, essa curva de EQ não é ideal para todas as configurações e, quando você atualiza seu sistema estéreo, deseja reajustar seu EQ e obter a curva certa para sua configuração.

Com um DSP, você pode fazer isso em seu laptop ou smartphone e realmente criar a curva de equalização correta que deseja, o que não é possível com um LOC.

O alinhamento de tempo é outro recurso do processador de som digital que os LOCs não possuem. Este recurso permite atrasar a liberação do sinal dos alto-falantes.

Por exemplo, todos os alto-falantes estão a uma distância ligeiramente diferente de você enquanto você se senta no banco do carro e, portanto, quando os sons são produzidos, eles atingem você em momentos ligeiramente diferentes.

Com o Alinhamento de Tempo, você pode atrasar os alto-falantes que estão mais próximos de você, de modo que cada batida e cada tom de cada alto-falante realmente o atinja exatamente ao mesmo tempo.

Então, se um processador de sinal digital tem recursos melhores, por que o debate LOC vs DSP?

Por que escolher um LOC em vez de um DSP?


Você pode fazer muito mais com um DSP, então por que alguém escolheria um LOC?

Os LOCs são um pouco mais baratos que os DSPs e são mais fáceis de instalar. Eles também fazem um ótimo trabalho na amplificação do seu som e também oferecem algum controle sobre a manipulação do sinal, mas não tão profundo quanto um processador de som digital.

Mas se você não tiver as ferramentas certas para tirar o melhor proveito do seu DSP, que são caras, você não obterá todos os benefícios.

Ao configurar um DSP, você precisará de outras coisas, como um RTA (Real Time-Analyzer) para atingir todo o seu potencial, e sem um você pode optar pelo LOC mais barato.

LOC x DSP


Não há debate real LOC vs DSP nas qualidades de cada dispositivo, porque você pode fazer muito mais com um processador de sinal digital do que com um conversor de saída de linha.

Mas ambos são muito úteis, e acho que depende de quão sério você está em esculpir o palco sonoro que deseja.

Para a maioria das pessoas, música mais alta e clara é suficiente, e isso é alcançado com um LOC e um amplificador de reposição.

Mas se você precisar de recursos como alinhamento de tempo e controle total sobre o equalizador de fábrica para garantir que o som seja esculpido exatamente da maneira que você deseja, um DSP será necessário.

Para a maioria das pessoas, um processador de sinal digital é um exagero, mas se você é um verdadeiro audiófilo, deve ser um DSP sobre LOC.