>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Fusíveis de áudio automotivo explicados – Qual tamanho e tipo?

Fusíveis de áudio automotivo explicados – qual tamanho e tipo?


Os fusíveis de áudio do carro são pequenos dispositivos críticos que mantêm o áudio do carro e as configurações de fiação elétrica seguras. Mas como sabemos qual tipo e tamanho obter?

Muitos dispositivos de áudio automotivo oferecem as informações exatas no manual de instruções, mas se você estiver montando uma configuração complexa com mais de um dispositivo, é sempre uma boa ideia saber exatamente quais fusíveis obter.

Fusíveis de carro são necessários para todos os dispositivos eletrônicos e vêm em diferentes formas e tamanhos. Para dispositivos maiores, como um amplificador de carro, você precisará de um porta-fusíveis em linha que passe pelo fio de alimentação da bateria. Considerando que dispositivos menores, como um transmissor FM, você precisará de um fusível de lâmina menor que toque na caixa de fusíveis do seu carro.

Para obter uma explicação sobre os diferentes tipos de fusíveis para carros, continue lendo, mas antes de prosseguirmos, vamos ver por que precisamos de um fusível para um carro e o que eles realmente fazem.

Por que precisamos de um fusível para áudio automotivo?


Quando instalamos algo como um amplificador de reposição, precisamos passar um cabo de alimentação da bateria para o amplificador do carro. Um fusível é usado para proteger o circuito, que neste caso é da bateria para o amplificador.

E mesmo que seu novo amplificador tenha seu próprio fusível para protegê-lo, você ainda precisa colocar um fusível na fiação para proteger a fiação de curto-circuito e, finalmente, o equipamento de áudio do carro e o carro do que pode ser muito pior.

Como funcionam os fusíveis do carro?


Os fusíveis de carro vêm em muitas formas e tamanhos diferentes, e não podemos usar fusíveis de qualquer tamanho para todas as configurações. Portanto, é importante saber qual o tamanho do fusível que você precisa antes de instalar seu equipamento.

Cada fusível do carro tem uma pequena tira de metal, que oferece um ponto de falha. Por exemplo, se a corrente que passa pelo fusível exceder a classificação do fusível, a pequena tira de metal será queimada e cortará o circuito. Isso evita que o equipamento de áudio do seu carro e possivelmente o seu carro sejam ainda mais danificados.

Diferentes tipos de fusíveis para um carro


Existem vários tipos de fusíveis para um carro que você pode usar para o sistema de áudio do carro e, dependendo do dispositivo que estiver instalando, determinará qual fusível você deve obter.

SFE e AG- fusíveis são os fusíveis de tubo de vidro originais. Estes são fusíveis rápidos que se encaixam em seu circuito de fiação e cortarão o circuito assim que houver sobrecorrente. Eles ficam em um grampo de mola em cada extremidade, mas isso pode se soltar com o tempo, então o ANL é uma opção melhor para esse tipo de fusível.

MDL os fusíveis são semelhantes aos fusíveis SFE e AG de tubo de vidro, mas o MDL queima mais lentamente e não corta o circuito tão rapidamente.

ANL e Mini ANL são melhor usados ​​para coisas como amplificadores, pois cobrem faixas de até 500A. Ao contrário de outros fusíveis aparafusados, estes têm uma extremidade de gancho para que sejam fáceis de remover e não sofrem com um grampo de afrouxamento como os fusíveis SFE e AG. Novamente, eles são usados ​​da mesma forma que os fusíveis SFE e AG, pois são conectados ao seu circuito de fiação para proteger a fiação se houver uma sobrecorrente.

ATC , ATL e ATM são o que é conhecido como fusíveis estilo lâmina. Todos eles parecem muito semelhantes, mas um fusível ATC é considerado o tamanho padrão e é maior que o ATL e o ATM, que são conhecidos como fusíveis mini blade e provavelmente serão usados ​​para amperagem menor. Esses fusíveis são geralmente usados ​​nas caixas de fusíveis do carro.

Diferentes tipos de porta-fusíveis de áudio automotivo


Existem diferentes tipos de suportes de fusíveis de áudio para carro, então depende do tipo de fusível do carro que você está conectando.

Um porta-fusíveis em linha pode ser usado para todos os fusíveis SFE, AG-, MDL, ANL e Mini ANL, mas é claro que eles parecem diferentes devido ao fusível do carro que estão segurando.

Estes são geralmente usados ​​com a fiação principal e estarão localizados perto do terminal positivo da bateria do carro, como no diagrama de fiação mais abaixo.

Um porta-fusíveis em linha tem uma entrada e uma saída. Ele deve estar o mais próximo possível da bateria e conectará a bateria e o dispositivo de áudio do carro ou a um bloco distribuidor se você estiver alimentando mais de um dispositivo de áudio do carro.

Eles vêm em tamanhos diferentes e, geralmente, os porta-fusíveis em linha maiores podem ser conectados a fios maiores, mas isso não significa que eles podem usar fusíveis maiores. Mesmo assim, alguns porta-fusíveis mini-inline têm furos maiores para que possam ser usados ​​com fios AWG maiores.

Blocos de distribuição são outro porta-fusíveis de áudio do carro. Eles fazem um trabalho semelhante aos porta-fusíveis em linha típicos, mas pense neles como um adaptador que permite que você execute mais fios.

Geralmente eles têm uma entrada e geralmente até quatro saídas, semelhante a um adaptador de energia. Você pode obter blocos de distribuição fundidos que são úteis para executar mais de um componente de áudio de carro no mesmo circuito.

Há também blocos de distribuição não fundidos, que são bons para fios de aterramento. Você não deve usá-los em seu circuito de fiação de energia, porque o fio de saída provavelmente terá uma capacidade de manuseio de corrente menor e, portanto, precisará de um fusível de carro de tamanho diferente.

Você só precisa de um bloco de distribuição se tiver uma configuração de áudio de carro mais complexa. Por exemplo, se você estiver instalando apenas um amplificador de carro, um porta-fusíveis embutido será suficiente.

No entanto, se você pretende executar mais dispositivos, como um segundo amplificador e um processador de sinal digital ou um conversor de saída de linha, você precisará de um bloco de distribuição com fusível, pois os fios de saída precisarão de fusíveis de tamanhos diferentes para executá-los.

Qual ​​o tamanho do fusível de áudio do carro para obter


Se você estiver executando um sistema simples de, digamos, apenas 1 amplificador de carro, é muito fácil descobrir o tamanho do fusível de áudio do carro. Se você olhar o manual de instruções do amplificador do seu carro, ele lhe dirá qual o tamanho do fusível a ser usado.

É muito simples, mas se você não tiver a informação, você pode resolver usando a fórmula matemática I =P/V abaixo.

Se você estiver executando uma configuração de áudio complexa com um bloco de distribuição, é uma boa ideia descobrir exatamente o tamanho dos fusíveis do carro para executar cada dispositivo, porque cada fio de saída provavelmente precisará de um fusível de tamanho diferente.

Para resolver isso, fazemos uma equação matemática simples:I é igual a P sobre V:I =P/V (I =corrente; P =potência/watts; V =tensão).

Portanto, se você estiver executando 2 amplificadores e 1 DSP, precisará trabalhar a saída máxima de todos os dispositivos primeiro. Para calcular o P (potência/watts) precisamos dividir o total pela eficiência dos amplificadores.

No meu exemplo, tenho um amplificador de 1000W e um amplificador de 800W, que são 1800W no total. Mas lembre-se, nenhum amplificador é 100% eficiente, então você precisa calcular o total pela sua eficiência. Geralmente, os amplificadores Classe B são 80% (0,8) eficientes e os Classe A/B são cerca de 60% (0,6) eficientes.

No meu exemplo, ambos os amplificadores são Classe D, então vou dividir 1800 por 0,8 (80% de eficiência):1800 / 0,8 =2250. Claro, se seus amplificadores são Classe A/B ou uma mistura de A/B e D , você deve calcular a falta de energia dividindo cada uma pela sua eficiência, usando a mesma fórmula acima.

Agora, isso significa que preciso de 2250 W de energia entrando no meu bloco de distribuição para obter esses 1800 W de falta de energia. E se eu adicionar 60W para o meu DSP, isso significa que minha potência total (P) é 2310W.

Para a tensão, será a tensão do sistema que provavelmente é 13,8. Então, agora preciso fazer a fórmula:I =P (2350) / V (13,8) =167,5.

Portanto, de acordo com esta fórmula, meu porta-fusíveis em linha precisa de um fusível de 170A, embora um fusível de 150A sirva, pois nunca vou consumir toda essa corrente a qualquer momento.

Então, este era o fusível necessário para o sistema total no meu porta-fusíveis em linha. Agora preciso saber qual o tamanho do fusível para cada um dos meus dispositivos no bloco de distribuição fundida.

Meu primeiro amplificador foi de 1000W, então minha matemática é:1000 / 0,8 =1250 / 13,8 =90,579, então para isso vou usar um fusível de 100A.

Para o meu outro amplificador, preciso fazer as contas:800 / 0,8 =1000 / 13,8 =72,46, então para isso eu usaria um fusível de 70A.

Para o meu processador de sinal digital de 60W, a matemática é:60 / 13,8 =4,34, então para isso eu usaria um fusível de 5A.

Obtendo o fio do tamanho certo para sua amperagem


Para calcular o tamanho do fio, você precisa usar a amperagem total de cada conexão e o comprimento do fio necessário para determinar a bitola do fio para cada saída.

Por exemplo, para o fusível em linha eu preciso de um 167A, e se eu precisar de 6 pés da bateria para o bloco de distribuição, de acordo com a tabela de tamanhos de fios abaixo, preciso de um fio 4 AWG.

Para meu amplificador de 1000W, digamos que eu precise de 6 pés de fio, de acordo com o gráfico, precisarei de 8 AWG para um consumo de amperagem de 90A.

Para meu amplificador de 800W, digamos que eu precise de 6 pés de fio, de acordo com o gráfico, precisarei de 8 AWG para um consumo de amperagem de 72A.

Para o DSP, novamente, digamos que eu precise de 6 pés de fio, de acordo com o gráfico, precisarei de 12 AWG para um consumo de amperagem de 5A.

Agora você sabe o tamanho de cada fio necessário para a execução do bloco de distribuição para cada dispositivo de áudio do carro. É claro que cada configuração é diferente, mas se você usar as fórmulas matemáticas acima, poderá calcular o tamanho de cada fio e fusível para uma configuração de áudio de carro.

Obter o fusível de áudio automotivo certo


Obter o fusível de áudio do carro certo é fundamental, e muitas das informações estão em seu manual de instruções. No entanto, ao configurar um sistema mais complexo de mais de um dispositivo, é importante não apenas obter o tipo de fusível certo, mas também o fusível do tamanho certo e o fio do tamanho certo.

Fusíveis em linha são necessários para executar os cabos de alimentação do seu dispositivo ou bloco de distribuição se você estiver executando mais de 1 dispositivo.

Nesse caso, o bloco de distribuição hospedará o fio de alimentação principal e distribuirá vários fios menores para seus outros dispositivos.

Seja qual for a configuração de áudio do carro que você escolher, certifique-se de ter o tamanho certo e o tipo de fusível correto. E feito corretamente, você poderá ouvir sua música com segurança, sabendo que todo o poder que você está consumindo estará funcionando com eficiência e segurança.