>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

O que é um processador de sinal digital (DSP) e eu preciso de um?

O que é um processador de sinal digital (DSP) e preciso de um?


Qualquer verdadeiro audiófilo que realmente se preocupe em esculpir um palco sonoro impecável em seu carro realmente deve obter um processador de sinal digital (DSP).

Para a maioria das pessoas, uma boa configuração de áudio automotivo de alto-falantes componentes, subwoofer e um amplificador é mais do que suficiente, mas para aqueles que querem escolher os diferentes sons e manipulá-los ao seu gosto, apenas um Processador de Sinais Digital faz isso.

Algumas unidades principais têm alinhamento de tempo e um EQ de boa qualidade, que são duas das principais características de qualquer DSP, mas um DSP será muito melhor. Não apenas com o alinhamento de tempo e EQ, mas também com outros recursos.

Um processador de sinal digital lhe dará muito mais controle sobre sua música e fará uma enorme diferença para qualquer sistema de som automotivo de fábrica ou pós-venda. E também permitirá que você obtenha o melhor da música estéreo.

O que faz um processador de sinal digital?


Processador de sinal digital oferece mais opções para manipular sinais de áudio no sistema estéreo do carro. Um DSP usa um microcontrolador que manipula os sinais de áudio no domínio digital.

Praticamente todos os DSPs no mercado incluem Equalizadores (EQ), Alinhamento de Tempo e Crossovers, e muito mais, dependendo do tipo de DSP que você deseja.

Ao combinar os recursos de um DSP, você pode melhorar drasticamente o equilíbrio tonal e a precisão do seu sistema de áudio e melhorar as características de encenação e imagem do seu sistema de som.

Vocais e instrumentos soarão mais como se você estivesse em uma apresentação ao vivo do que em uma gravação. Além disso, a experiência de audição em geral será muito melhor, mesmo para o ouvinte médio que pode nem considerar que melhorias sejam necessárias.

Como saber se preciso de um DSP?


Para a maioria das pessoas, um DSP não é um equipamento necessário, mas um verdadeiro audiófilo que gosta de escolher e esculpir as pequenas nuances e tornar o palco sonoro do carro ainda mais nítido, então um DSP é uma ótima ferramenta.

Se você não sabe se precisa de um, provavelmente não precisa, pois quem consegue discernir a nuance que precisa ser aperfeiçoada é quem procura equipamentos de processamento de som.

Ouvir música no carro é uma experiência completamente diferente do que ouvir alguns alto-falantes em casa. Ao dirigir, ou em qualquer veículo, a acústica do ambiente é diferente, e há reflexos e ressonâncias que alteram o som que ouvimos dos alto-falantes.

Um DSP permitirá que você modifique isso e realmente aperfeiçoe a produção de sons e frequências para atender qualquer ouvinte.
LOC vs DSP – Qual obter para um sistema estéreo de carro?

O que procurar em um processador de sinal digital


Ao procurar um processador de sinal digital, é importante saber o que procurar e obter um que manipule o som e as frequências ao seu gosto.

Os processadores de som digital nos permitem esculpir o palco sonoro como queremos, e você pode fazer tudo manualmente ou obter um DSP que é praticamente à prova de falhas e fácil de usar.

Você pode obter um DSP que pode ser controlado pelos botões do dispositivo. Isso permite que você ajuste facilmente o som ao seu gosto sempre que precisar.

Isso é semelhante a outros dispositivos de áudio, como o amplificador, e quando você se acostuma com o que cada recurso controla, é muito fácil esculpir o som que você gosta.

Eles precisam estar acessíveis, mas também fora do alcance o suficiente para que os botões não sejam batidos regularmente.

Além dos controles integrados, existem Processadores de Som Digital que podem ser controlados por um computador externo, como seu laptop ou smartphone.

Estes geralmente são conectados com um USB ou Bluetooth e podemos controlar o DSP e manipular o som que queremos e nos dar mais opções do que os Processadores de Sinais Digitais que só podem ser controlados pelos botões.

Obviamente, se você controlá-lo apenas pelo seu laptop, ele não é tão acessível quanto o outro dispositivo, portanto, certificar-se de que ele esteja conectado ao seu smartphone também garante que você possa alterar a configuração enquanto estiver no carro.

Esses DSPs lhe darão muito mais opções e permitirão que você realmente esculpa o som que deseja.

Recursos a serem observados ao comprar um processador de sinal digital

Equalizador (EQ)


Se você deseja um controle preciso sobre seu som, precisará adicionar um equalizador. Adicionar um ao seu sistema de som permitirá que você ajuste o som de acordo com a acústica do seu carro…

A maioria das pessoas sabe o que é um Equalizador (EQ) e a maioria das unidades principais vem com um EQ decente. Mas um verdadeiro audiófilo realmente precisa de mais do que um bom EQ se quiser tirar o máximo proveito do som estéreo.

Um EQ em um processador de sinal digital pode ter até 30 bandas, cada uma controlando uma banda de frequência mais estreita do que um dispositivo com menos bandas.

Isso nos permite realmente manipular as frequências estreitas e garante que possamos discernir cada nota para que nenhuma frequência domine, se você não quiser, é claro.

Alinhamento de tempo


O alinhamento de tempo é outro recurso importante para qualquer DSP e qualquer audiófilo que queira o som perfeito em seu carro pode utilizá-lo para aperfeiçoar o palco sonoro em seu carro.

Lembre-se, todos os alto-falantes do carro estão a uma distância diferente de seus ouvidos, então o som de cada driver realmente atinge você em momentos diferentes.

O recurso Time Alignment permite manipular o som liberado por cada driver. Isso significa que você pode atrasar o som do alto-falante mais próximo de você e garantir que cada alto-falante acione o som em um momento em que todos cheguem juntos, não importa onde esteja localizado no carro.

Gerador de graves


Muitos entusiastas de áudio automotivo adoram explodir os graves, mas, a menos que você tenha equipamento de áudio automotivo de alta qualidade, o som do carro pode diminuir o sinal de graves para proteger seus alto-falantes.

Processadores de som digital de boa qualidade terão um gerador de graves, que melhorará a reprodução de baixa frequência no sistema de áudio do seu carro com um ou mais subwoofers.

Um gerador de graves, ou processador de restauração de graves, permite gerar graves em uma oitava abaixo das notas mais baixas produzidas. Isso ajuda a produzir graves mais profundos que drivers mais baratos não serão capazes de conduzir.

Crossovers


Crossovers fazem parte de todas as configurações de alto-falante, mas um DSP de boa qualidade lhe dará mais opções quando se trata de direcionar frequências para o driver certo.

Um Crossover garante que cada frequência seja entregue ao driver certo, resultando em uma melhor qualidade de reprodução de música, permitindo que cada driver funcione de maneira ideal dentro de sua própria frequência.

Os crossovers analógicos padrão funcionam bem o suficiente para a maioria das pessoas, mas podem ser barulhentos e limitados em suas inclinações e formas.

Um processador de som digital oferece uma enorme variedade de formatos de filtro, incluindo crossovers assimétricos complexos e filtros de fase linear. O resultado será um som mais preciso e menor distorção do que os melhores crossovers analógicos podem produzir.

Mistura de canais


Se você tiver uma configuração completa com sinais amplificados separados indo para drivers diferentes, o recurso de mixagem de canais pode melhorar essa configuração e a produção de som.

Um processador de sinal digital de boa qualidade oferece mixagem de canais, que permite combinar os sinais separados e conduzi-los em um sinal suave, que você pode equilibrar e ajustar para garantir que seus drivers produzam um melhor palco sonoro.

Processador de sinal digital – equipamento de áudio para o audiófilo


Obter um processador de sinal digital não é o principal dispositivo que alguém procura ao atualizar o sistema de som, mas deve ser considerado se você levar a sério a esculpir a melhor paisagem sonora estéreo em seu carro.

Você pode obter recursos DSP em outros equipamentos de áudio, mas eles não farão o trabalho tão bem quanto um processador de som digital. E para muitas pessoas, tudo bem, mas para audiófilos que realmente querem o som mais preciso, apenas um DSP serve.

Ele permite que você manipule o menor dos sons, o que resulta em um palco sonoro nítido e preciso que impressionará qualquer pessoa. Mesmo sem um amplificador extra, seu processador de sinal digital fará uma grande diferença.