>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Como construir um carro estéreo sem uma unidade principal


A maioria das montagens de som automotivo começa selecionando uma unidade principal para a aplicação, seguida pelo processo de combinar alto-falantes, amplificadores, crossovers externos e outros componentes. A unidade principal é geralmente uma das maiores despesas no processo e é o maior fator determinante do que você pode fazer com seu sistema em termos de conectividade e expansibilidade. Hoje, vamos discutir como você pode construir um sistema de som automotivo que tenha todos os recursos modernos que você deseja sem comprar ou instalar uma unidade principal.

O que é um sistema estéreo de carro sem cabeça?


Um sistema headless aproveita os recursos modernos de conectividade de muitos amplificadores mais novos para evitar a necessidade de uma unidade principal. Na configuração mais básica, um sistema headless permite reproduzir música de um dispositivo remoto por meio de uma conexão com fio. Você pode pular faixas e alterar o volume, mas isso é tudo o que você pode fazer.

Uma instalação mais complexa pode adicionar recursos como chamadas sem fio, controle Bluetooth e funções de EQ para personalizar suas músicas da maneira que você deseja. Uma compilação completa pode adicionar portas USB ao seu painel ou painel de controle para carregamento e reprodução de áudio e pode incorporar alguns recursos de sistemas de IA, como comandos de navegação e assistência iOS ou Android.

Quem quer um sistema sem cabeça?


Uma unidade de cabeça tradicional projetada para instalar em seu painel normalmente parece boa, funciona muito bem e deixa você feliz. Mas e se o seu carro não tiver uma abertura no painel apropriada para o tipo de estéreo que você deseja instalar? Nesses casos, a menos que você esteja fazendo uma configuração personalizada, ficará preso ao que estiver no mercado no momento, o que pode não ser tão bom.

Um sistema sem cabeça é uma solução ideal para carros antigos que usam rádios de dois postes para os quais as substituições modernas parecem fora de lugar ou exigem modificações irreparáveis. Também é uma ótima opção para veículos compactos como quadriciclos e barcos que não possuem configurações estéreo de fábrica. Você pode até montar um sistema sem cabeça para um trator! Tente fazer isso com uma unidade principal com tela sensível ao toque de DIN duplo. Boa sorte!

Quais são os benefícios de um sistema sem cabeça?


A principal vantagem deste tipo de sistema é a compacidade e simplicidade, mas também o seu preço. Existem apenas alguns componentes que são facilmente ocultos e muitas instalações podem ser feitas sem alterar o veículo. Isso é particularmente importante ao trabalhar em carros e caminhões clássicos, onde até mesmo os furos reduzem o valor e a conveniência do veículo. É muito mais fácil projetar um sistema sem cabeça que seja à prova de intempéries do que tentar compilar um sistema de unidade principal que possa lidar com clima desagradável, então um sistema sem cabeça funciona muito bem em rastreadores de rocha, lama e buggies. Você pode até fazer uma configuração semi-portátil que permite trazer áudio de alta qualidade em seu barco, trailer ou buggy para um som muito melhor do que uma caixa de som.

Caso você esteja procurando uma unidade principal, veja essas listas!


Melhores estéreos automotivos e unidades de cabeça DIN simples em 2022



Melhores estéreos automotivos com tela sensível ao toque em 2022



Melhores estéreos automotivos compatíveis com iDatalink em 2022



Melhores estéreos de carro Apple CarPlay sem fio em 2022



Melhores estéreos automotivos de navegação GPS em 2022



Melhores estéreos automotivos de mídia digital em 2022



Melhores estéreos automotivos e unidades principais em 2022



Melhores estéreos automotivos de DVD e vídeo em 2022

Tipos de sistemas sem cabeça que você pode construir


Existem algumas maneiras de construir um sistema sem cabeça para o seu veículo que usam princípios semelhantes. Você precisará começar identificando quantos alto-falantes planeja instalar. Isso determinará o tipo de amplificador que você deseja comprar. A partir daí, essa compilação pode ser tão simples ou complicada quanto você gostaria, e há muitas oportunidades para perseguir ideias malucas ao montar um sistema sem cabeça. Abaixo, mostraremos como alguns de nossos alto-falantes e amplificadores favoritos podem ser úteis ao construir um sistema headless.

Amplificador de dois canais, conexão sem fio:Kinter A7BT


Últimos preços

Revisão rápida do Kinter A7BT


Esta é uma configuração super simples e econômica que aproveita um amplificador de 2 canais Classe D com conectividade Bluetooth. Para configurar um estéreo sem cabeça com este produto, você só precisa conectar o amplificador ao seu veículo, conectar seus alto-falantes e emparelhar seu dispositivo compatível. Você terá a capacidade de transmitir música do seu dispositivo através dos alto-falantes sem fio.

A desvantagem dessa configuração é a falta de controle. Todas as faixas aleatórias, ajuste de volume e outras opções são executadas em seu dispositivo, em diferentes graus de qualidade. Existem aplicativos disponíveis para iOS e Android para habilitar o balanceamento de equalização, mas você terá mais sucesso instalando um sistema um pouco mais complexo para obter melhor controle sobre as frequências que seu sistema produz.

Prós
  • Fácil de instalar e configurar
  • Supercompacto para instalação em espaços pequenos
  • Abaixo de US$ 20

Contras
  • Frequência limitada e controle de volume

Amplificador de quatro canais, conexão sem fio:Kenwood KAC-M1824BT


Últimos preços

Revisão rápida do Kenwood KAC-M1824BT


Este é um ótimo amplificador para qualquer sistema de áudio de carro, mas o controle remoto com fio é o que o torna uma excelente escolha de amplificador para um sistema sem cabeça. Ele reúne muita potência em um pequeno pacote e oferece controle super fácil sobre vários recursos. Ele fornece 45 watts RMS para quatro canais e é simples de configurar. A conectividade Bluetooth integrada oferece opções de streaming. O controle remoto fornece volume, seleção de faixas e controla a conectividade Bluetooth.

Este emparelha rápida e facilmente com a maioria dos telefones. O amplificador produz um som limpo e de qualidade, mas ainda carece de alguns recursos de ajuste. Este amplificador não possui controles de ganho e pode se beneficiar do balanceamento de EQ externo. O fader traseiro permite algum controle sobre a saída do alto-falante.

Um benefício sério deste amplificador é a designação marinha. Isso oferece um nível aprimorado de controle de água e poeira, juntamente com conectores de borracha. Este é um amplificador ideal para ATVs, barcos ou qualquer outra coisa que possa entrar nos elementos.

Prós
  • Esta configuração usa um amplificador de alta qualidade com potência decente
  • A conexão Bluetooth permite fácil transmissão
  • Um controle remoto com fio fornece acesso fácil aos recursos usados ​​com frequência
Contras
  • Sem controle de ganho

Quatro canais, controlado por aplicativo, True Headless Unit:Memphis MXAMCAPP


Últimos preços

Revisão rápida do MXAMCAPP de Memphis


Quando você não quer adivinhar quais componentes vão funcionar e não quer gastar uma fortuna, o Memphis Stereo oferece o MXAMCAPP. Este é um sistema autônomo que inclui tudo o que você precisa para instalar um sistema sem cabeça em qualquer veículo de 12V. É uma configuração compacta e cheia de recursos que é tão simples quanto você encontrará.

Esta configuração inclui um processador com um amplificador embutido projetado especificamente para lidar com a entrada de um smartphone. O amplificador fornece 50 watts para quatro canais. A entrada de fonte oferece seis seleções que incluem AM/FM, USB, AUX, Bluetooth e Weather-band. O pacote inclui um controle remoto com fio para controle de função que é montado em um recorte de chave oscilante padrão.

O que diferencia esse produto de todo o resto do mercado é o recurso de controle de aplicativos. Com o aplicativo, você tem controle sobre a fonte, as configurações de equalização e muitos outros recursos para personalizar o som do seu veículo específico. Todo o sistema é super compacto e facilmente escondido.

Prós
  • Projetado especificamente para áudio de carro sem cabeça
  • O design compacto é fácil de encontrar um lugar para instalar
  • O controle do aplicativo permite o ajuste da configuração de EQ
Contras
  • Pode ser insuficiente para alguns aplicativos

Adicionando um processador de sinal digital


A maneira de obter o controle de EQ é adicionando um processador de sinal digital, ou DSP. Esses produtos são populares ao modificar unidades de cabeça de fábrica e podem fazer a diferença ao instalar um sistema estéreo de carro sem cabeça.

Taramps Pro 2.6S


Últimos preços

Revisão rápida do Taramps Pro 2.6S


This is an affordable solution to gaining EQ control on your headless system. Taramps provides two inputs and six outputs. Installing this DSP inline with your amp gives you high-pass and low-pass filters to direct particular frequencies to the proper channels for your speakers.

To install this product, you’ll need a signal converter that carries the HDMI output from your smartphone or tablet and converts it to RCA. This gives you wired control over your system. Adjustments are made manually on the processor using the LCD screen.

Prós
  • Easy way to add EQ control to a headless system
  • Affordable way to fine-tune audio output
Cons
  • Requires manual adjustment, so no on-the-fly changes are really practical

Rockford Fosgate DSR1


Latest Prices

Rockford Fosgate DSR1 Quick Review


When you are interested in going with the best possible solution to a headless car stereo, you can use a product like this 8-channel DSP to get massive control over your system. The RF DSR1 uses the same processor found in the company’s flagship DSP, but adds Bluetooth connectivity for iOS and Android.

What you get with this DSP is a total of 245 EQ bands to adjust, time delay, and adjustable crossovers with user selectable slope. That gives you a tremendous amount of control over how your system sounds. To make it even better, RF uses an app to control the DSP, so you can make adjustments anytime.

Connecting this DSP is super simple. It pairs wirelessly with your smartphone and simply wires to your amp, speakers, and components. The level of control and adjustment you get from this DSP rivals those of much more expensive products.

Prós
  • Easy way to add massive amount of control over frequencies
  • App is simple and perfect for convenience
Cons
  • Adds a significant expense to your system

Ultimate Amplifier and DSP Upgrade


So far, we’ve covered some good-quality amplifiers that work well for designing a custom headless system. We’ve also shown you how to add a DSP to control output. The next option takes advantage of the latest in technology to add a superior amplifier without a head unit while providing wireless control over your DSP.

Sony XM-GS6DSP


Latest Prices

Sony XM-GS6DSP Quick Review


We love this bold 6-channel Sony amplifier. It’s wonderful when paired with Sony’s newest touchscreen head units. This is a compact amp that provides versatile configurations for different speaker setups, and offers the key features you want to build a headless system. It also incorporates a DSP to give you the kind of control you’ll need.

The basic configuration provides 45 watts at 4 ohms to pairs of front and rear speakers and 600 watts output to your subwoofer. An onboard crossover and built-in bandpass filters let you build a three-way system so you can drive 45 watts to a pair of tweeters and a pair of mid-range drivers with 90 watts going to a pair of woofers.

This amplifier has a built-in DSP that is controlled through a dedicated app. Bluetooth connectivity and WiFi capabilities let you take advantage of a 10 band dynamic EQ, faders, and speaker level balance right on your smartphone. Bluetooth lets you stream content directly from your device so you can eliminate the head unit in your project.

Prós
  • Combines a fully-featured amplifier and DSP
  • Provides options for custom-built systems
  • Ideal option for a full feature headless car stereo system
Cons
  • DSP function doesn’t provide enough control as a dedicated DSP would
  • Not powerful enough for some projects

Headless Car Stereo Considerations


There are some features that you may opt for or against, and in the realm of headless car stereo installations, your imagination is the only limit. There are a variety of ways to gain EQ control, add specific features for different levels of stereos, and a ton of different ways to put a system together. A few products can improve the process for you.

USB-to-RCA


When connecting your phone or tablet directly to an amp or DSP, you’ll likely need to use a signal converter cable. This one is a USB-C connector to RCA. It’ll work for most Android phones and tablets. For iOS, you will need a Lightning-to-RCA connector. These are inexpensive solutions to connecting your devices.

Knob Control


Buying an amp or DSP with Bluetooth control or relying on your device isn’t the only option available. There are numerous products that you can use to install custom knobs, switches, or dials to control various aspects of your system. You’ll need a line converter and rotary switches wired into each channel. This can give you some volume control of individual channels or your subwoofer but adds complexity to the system.

A Portable Headless System


Now, this is fun and really easy to put together. All you really need is one of the Bluetooth amplifiers and a loaded speaker box. Bolt the amplifier to an isolation pad on the box, connect the wires to the speakers, and run a heavy-gauge wire that connects to battery and ground.

Now, when you get to your campsite, parking spot, or favorite hangout, you can pull the box out, hook up the power, connect your phone, and you’ve got a mobile party machine putting out way more power than any old school boom box and it’ll sound way better than a Bluetooth speaker.

Conclusion


Designing and installing a headless system doesn’t have to be expensive or difficult. There are many solutions available today that weren’t even a consideration just a few years ago. The widespread inclusion of Bluetooth connectivity means that you have a huge selection of amplifiers and DSP units to choose from. You should check out some of our “Best Of” lists to get an idea of the products you’ll be happy using.

There are lots of excellent reasons to choose a headless system. Vintage car owners have been a driving force behind the advancement of headless systems because of the relative difficulty of installing modern equipment in a vintage car. A headless system allows an invisible installation without cutting the dash, drilling a bunch of holes, and tearing the car up. Plus, a properly designed system will be able to function just fine on vintage charging systems that don’t have the amperage output of modern alternators.

These systems are also ideal in boats and ATVs because they don’t take up a bunch of space. Keep in mind the power requirements, though. A powerful stereo will quickly drain a battery that can’t be charged fast enough.