Há muito o que amar nos carros dos anos 80 e 90. Uma coisa que é difícil de amar são os fabricantes de tecnologia de áudio usados durante o período. À medida que a batalha pela supremacia do mercado se desenrolava entre fitas cassete e CDs, as empresas tentavam atender às demandas dos consumidores com algumas unidades de cabeça verdadeiramente descoladas. Hoje, tanto as fitas quanto os CDs seguiram o caminho do dodô, e novas opções de música oferecem qualidade de áudio e portabilidade muito melhores.
As preferências de colecionadores e entusiastas mudaram nos últimos anos. Hoje em dia, os carros dos anos 80 e 90 estão começando a aumentar de valor, e os compradores que eram muito jovens ou muito pobres para comprar o que queriam quando esses carros eram novos estão encontrando carros em boas condições a preços razoáveis.
Adicionando funcionalidades modernas a qualquer carro
Você viu o valor de um Ford Mustang Cobra 1993 recentemente? Que tal um Acura Integra Type R 1991? Os carros originais e de alta qualidade aumentaram de valor nos últimos anos, à medida que o interesse de entusiastas e colecionadores cresceu.
Os carros desta época são uma explosão de dirigir, mas cortar o painel para instalar um estéreo de reposição que oferece uma jogabilidade moderna vai diminuir o valor de revenda. Um colecionador não vai querer comprar um carro que foi cortado e modificado, não importa o quão legal seja o aparelho de som instalado no carro. Então, se você não vai adicionar uma unidade principal moderna, como você pode reproduzir MP3 ou transmitir música do seu smartphone?
A adição de uma porta Aux-in permitirá que você reproduza música de um MP3 player, seu smartphone ou qualquer dispositivo digital que você goste de usar que se conecte a um fone de ouvido de 3,5 mm.
Instalar uma porta auxiliar é um trabalho simples que o mecânico doméstico médio pode realizar com resultados de aparência profissional em uma tarde. Existem muitas maneiras diferentes de adicionar funcionalidade auxiliar a qualquer carro, caminhão, barco ou qualquer outra coisa que você dirija. Até motocicletas podem ser configuradas com jogabilidade auxiliar.
Muitas opções
Primeiramente, identifique as opções que você terá para o seu aparelho de som específico. Se o seu aparelho de som tiver portas de entrada RCA na parte traseira, você pode simplesmente comprar um cabo adaptador que se conectará à porta RCA e ao seu dispositivo de reprodução de música através de um cabo macho de 3,5 mm.
Muitos carros vinham com portas para trocadores de CD. Adaptadores estão disponíveis para muitos modelos populares que permitem que você simplesmente conecte na porta do CD changer e adicione um terminal Aux-in. Vale a pena reservar um minuto para pesquisar na internet o seu ano, marca e modelo de carro em particular para saber mais sobre as opções possíveis. Muitas marcas populares têm adaptadores disponíveis para funcionar especificamente com rádios instalados de fábrica. Estes podem ser mais caros do que fazer você mesmo, mas oferecem conveniência e uma instalação limpa.
O que procurar em sua unidade principal
Se o seu carro ou caminhão tiver uma porta auxiliar, mas estiver em um local burro, ou se você quiser apenas adicionar uma em uma parte diferente do carro, é uma operação muito simples. Remova a porta do painel, ou onde quer que ela esteja localizada, então corte e junte um cabo Aux-in no lugar, direcionando-o com segurança para onde você deseja adicionar uma porta e instale a nova porta em um local inteligente.
Caixas auxiliares à prova d'água podem ser usadas para instalar uma porta em um barco ou na parte externa de um veículo, como na caçamba de um caminhão, para que você possa ouvir suas músicas na próxima festa antes do grande jogo sem abrir as portas.
Se o seu estéreo não tiver portas RCA ou controles de CD changer, você pode conectá-los ao estéreo existente. Isso exigirá um pouco de conhecimento e habilidade. Você terá que remover o rádio do seu carro e desmontá-lo para fazer as alterações necessárias.
Porta de entrada auxiliar para músicas móveis
As portas de entrada auxiliar, chamadas de aux-in para abreviar, apareceram pela primeira vez na década de 1980 para permitir que os consumidores tocassem fitas e CDs de um walkman ou discman-type player através do estéreo do carro. Uma vez que as unidades principais começaram a ter leitores de CD, muitas unidades principais de fábrica pararam de incluir a porta auxiliar. Os MP3 players ainda não haviam entrado em cena, então simplesmente não havia necessidade da porta redundante.
As portas Aux-in oferecem som com qualidade próxima de CD, ao contrário dos adaptadores de cassete ou disco que são notoriamente ruins e não duram muito. Um dispositivo chamado FM Modulator pode ser usado para reproduzir música de um MP3 player, mas os moduladores têm uma má reputação por terem som de baixa qualidade e podem ser caros. Eles também não funcionarão bem sem um sinal FM forte.
Começando a trabalhar
Habilidades:
Você deve saber como soldar e usar um multímetro.
Suprimentos:
Obtenha o manual de reparo de melhor qualidade para o seu carro que você pode encontrar.
Esses itens geralmente podem ser comprados em lojas de produtos eletrônicos em sua cidade natal ou on-line de fornecedores como AllElectronics.com
- Ferro de solda e solda
- Multímetro volt/ohm
- Soquetes, chaves de fenda e alicates
- Porta auxiliar de 3,5 mm com dois shunts normalmente fechados
- Cortadores e decapadores de fio
- Um adaptador mono para estéreo se sua unidade principal antiga reproduzir apenas um canal.
- Fita elétrica para prender os fios
- Fio, 2-3 pés
Um método de montar o macaco, como fazer um furo em algum lugar imperceptível. Muitas portas são montáveis em superfície.
Rádios AM e AM/FM
As unidades de cabeça originais que apresentavam AM e AM/FM estão se tornando mais raras e valiosas para os colecionadores, então não as jogue fora. É fácil adicionar uma porta auxiliar a esses aparelhos de som.
Obtenha o manual de serviço e reparo da melhor qualidade disponível para o seu carro. Tente encontrar o manual de oficina emitido para mecânicos profissionais, pois esses manuais fornecem as melhores e mais precisas informações.
Antes de trabalhar em qualquer parte do sistema elétrico de qualquer veículo, desconecte o terminal negativo da bateria. Segurança primeiro. Ninguém quer ser eletrocutado e incendiar seu carro provavelmente não é o que você está tentando fazer. E não é divertido encontrar um fusível que você queimou quando ocorreu um curto-circuito em algo por acidente.
Desmonte seu traço
Você precisará remover o estéreo do carro e abrir a caixa, expondo as entranhas da unidade principal. Use um manual de serviço de alta qualidade para seu veículo que forneça instruções sobre como remover o rádio corretamente.
Você encontrará fios que vão dos botões ou botões de afinação até uma parte cilíndrica montada na placa do computador. Este componente é chamado de potenciômetro, ou pote para abreviar. É uma chave rotativa que permite múltiplas funções em um espaço compacto.
Você precisará identificar quais fios vão para a parte de controle de volume do potenciômetro. Um esquema de fiação é útil se você tiver um. Caso contrário, com o rádio na vertical, o fio no terminal inferior normalmente é a entrada, o terminal do meio é a saída e o superior é o terminal de aterramento.
Prepare a unidade principal para conveniência moderna
Você pode dessoldar o fio de entrada do pote neste momento. A maioria das unidades principais terá um fio de entrada azul claro. Este fio será conectado ao jack Aux-in e um novo fio será executado no potenciômetro.
Usando o multímetro ou um esquema do fabricante, identifique a função dos pinos na porta Aux-in.
Identifique onde deseja instalar a tomada. Normalmente, perto do rádio é o preferido, mas eu gosto de colocar o meu no porta-luvas ou em um cinzeiro. Acho que mantém limpo e não tira a aparência de fábrica.
Faça boas conexões
Agora, é apenas uma questão de conectar os fios corretamente. Fácil. Prepare sua pistola de solda!
Solde um jumper da entrada do potenciômetro ao terminal que recebe energia quando um plugue de 3,5 mm é conectado ao circuito.
Solde um fio jumper do terminal de aterramento do potenciômetro ao terminal de aterramento da porta Aux-in. Você não precisa remover o fio terra existente.
Solde um jumper do antigo fio de entrada ao terminal restante na porta Aux-in.
Remontar
Agora, tudo o que resta é remontar seu rádio, direcionar os fios com segurança, instalar o conector e reconectar a bateria.
Com o carro ligado, conectar um cabo de 3,5 mm de um MP3 player ou smartphone na porta permitirá a reprodução através dos alto-falantes de fábrica e o controle de volume funcionará como original. Se a unidade principal reproduzir música em mono, você precisará conectar um adaptador mono para estéreo para obter uma reprodução de boa qualidade.
Quando o plugue for removido, o rádio tocará normalmente.
O processo pode parecer intimidante, mas os resultados são muito gratificantes. Se você tomar seu tempo e seguir as etapas corretamente, instalar uma porta Aux-in em seu carro é um projeto simples que você pode concluir sozinho.