>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Preciso de uma bateria de carro nova? Testando sua bateria para determinar se está ruim


Mesmo depois de investir na melhor bateria de carro para o seu veículo, ainda há uma chance de que ela esteja morta em algum momento da estrada. Comprar uma bateria premium oferece mais proteção contra essa terrível ocorrência, mas não há garantias. Isso porque muitos aspectos afetam a vida útil da bateria do seu carro. Neste artigo, discutiremos o que faz com que a bateria do carro morra e os primeiros sintomas de alerta. Também o instruiremos sobre como testar sua bateria para determinar se está ruim ou se outra coisa é o culpado de seus problemas automotivos.

O que prejudica a bateria do meu carro?


Um fabricante de automóveis alemão descobriu que metade dos veículos de luxo devolvidos na garantia não tinham baterias funcionando corretamente. Então, o que faz com que essas baterias de carro falhem prematuramente? Vejamos alguns dos principais culpados.

Viagens curtas: Se você dirige apenas em sua cidade local, pode não dar tempo suficiente para recarregar a bateria. Quanto mais frequentemente você fizer isso, menos vida você pode esperar da bateria.

Temperaturas extremas: Durante o calor do verão, sua bateria está sujeita a muito estresse. Além disso, os dias gelados do inverno também ajudam a encurtar sua vida útil. Se sua bateria já está morrendo, você deseja substituí-la antes do inverno. Caso contrário, você pode acabar com um carro que não liga.

Quanto tempo dura uma bateria de carro?


Depois de substituir a bateria do carro, a vida útil dependerá de quanto tempo ela mantém a carga. Quando não puder mais ser recarregado, você deve substituí-lo. Em condições ideais (dirigir longas distâncias e evitar temperaturas extremas), as baterias devem durar até seis anos. Com isso dito, faz sentido testar sua bateria após três anos para garantir que ela ainda esteja funcionando como deveria.

Sintomas de uma bateria de carro com defeito


A melhor maneira de evitar uma bateria de carro descarregada é observar os sinais de que ela está falhando.
  • Manivela lenta do motor: A partida ao ligar o carro pode ficar lenta ou demorar mais do que o normal.
  • Verifique a luz do motor: A luz acende em alguns veículos quando a bateria fica fraca.
  • Nível baixo do fluido da bateria: Algumas baterias automotivas têm um invólucro translúcido para que você possa ver o nível do fluido. Se ficar muito baixo, teste a bateria do seu carro.
  • Caso inchado ou inchado: O calor excessivo pode fazer com que o case inche e reduza a vida útil.
  • Bateria com vazamento: Procure por sinais de corrosão sobre ou ao redor dos postes. Se você não remover isso, poderá causar problemas para dar partida no veículo.

Teste a bateria do seu carro com estas opções


Quando você percebe sinais de uma bateria automotiva com defeito ou deseja apenas verificar seu status, você tem várias opções.

1. Visite uma loja de autopeças para testar a bateria


Muitas das lojas de autopeças oferecem testes de bateria gratuitos. Você pode ir para o Advance Auto ou AutoZone se não tiver muito conhecimento mecânico e não se sentir à vontade para realizar seus próprios testes. Esses locais também fornecem instalação gratuita da bateria quando você compra deles.

2. Use um multímetro para teste de bateria automotiva


Com o seu multímetro, você pode verificar a tensão da bateria. Siga esses passos.
  1. Ligue as luzes do carro por alguns minutos para remover qualquer carga de superfície.
  2. Desligue o carro e todas as luzes.
  3. Configure seu multímetro para 15-20 volts.
  4. Conecte o multímetro aos terminais positivo e negativo da bateria.
  5. Você deve ver uma tensão em torno de 12,6 volts.

A leitura em seu voltímetro dependerá se a bateria está sendo carregada. Leituras inferiores a 12,2 volts indicam que você deve usar um carregador de bateria. Se isso não resolver a situação, você pode ter uma bateria descarregada.

Se o alternador estiver carregando a bateria, você verá uma leitura em torno de 14,5 volts.

3. Use uma sonda de energia para testar uma bateria de carro


Uma sonda de energia funciona de maneira semelhante ao multímetro, exceto que você não precisa ajustar nenhuma configuração. Siga os mesmos passos acima, sem a necessidade de configurar a sonda para qualquer leitura de volts em particular.

4. Realize um teste de carga na bateria do seu carro


Embora o teste de carga não seja tão sofisticado quanto os feitos pelas oficinas, você ainda pode avaliar facilmente a saúde da bateria do seu carro.
  1. Acenda os faróis sem dar partida no motor.
  2. Deixe-os por 15 minutos.
  3. Ligue seu veículo e observe o brilho dos faróis.

Se as luzes se apagarem consideravelmente quando o motor estiver girando, sua bateria falhou no teste de carga. Deve ser forte o suficiente para manter a carga por 15 minutos e ligar o motor do carro com facilidade.

Você pode comprar um testador de carga de bateria de baixo custo, se não quiser executar o método faça você mesmo.

O carro não liga, mas a bateria está boa


Não é incomum testar sua bateria, descobrir que está boa, mas ainda assim ter um carro que não liga. Pelo menos você eliminou a bateria da equação, mas o que pode estar causando seu problema? Depois de testar sua bateria, você pode analisar esses possíveis problemas.
  • Corrosão: Se houver corrosão na bateria do carro, você poderá enfrentar problemas. Reserve um tempo para limpar os postes para garantir uma conexão sólida. Em seguida, tente ligar o veículo novamente.
  • Motor de partida: O motor de partida do seu carro gira o motor e permite que ele dê partida. Se esta peça estiver com defeito, você precisará de uma substituição.
  • Correia de distribuição: Como a correia dentada abre as válvulas do motor em intervalos regulares, é um componente necessário para dar partida no veículo. É recomendável que você substitua a correia dentada como parte de sua manutenção programada regularmente. Se você tiver uma correia dentada com defeito, poderá enfrentar grandes danos ao motor.
  • Limite do distribuidor: O distribuidor direciona a tensão da bobina de ignição do carro para as velas de ignição. Se a umidade entrar na tampa, isso pode causar problemas. Limpe-o com um pano seco e limpo e reinstale. Se a tampa estiver rachada ou quebrada, você deverá substituí-la.
  • Bobina de ignição: Este componente tira a tensão da bateria do carro e cria uma faísca elétrica. Quando a bobina está danificada, ela não produzirá energia suficiente para realizar seu trabalho. Você pode testar a intensidade da corrente com seu multímetro para ver se está falhando.
  • Filtro de combustível: Ter um filtro entupido impede que o combustível chegue ao seu motor.

Teste a bateria do seu carro para ficar tranquilo


Se você não trocou a bateria do carro em alguns anos, é hora de testá-la. Você não quer se atrasar para o trabalho por causa de uma bateria de carro descarregada. Leve-o à loja de autopeças ou faça você mesmo, se sentir vontade. Os testes simples descritos acima oferecerão a segurança que você precisa.
Faça uma pergunta, obtenha uma resposta o mais rápido possível!