Neste artigo: Responderemos a algumas das perguntas comuns de solução de problemas de amplificadores de carro que surgirem para ajudá-lo a obter um ótimo som de amplificador e estéreo novamente! - Problemas de solução de problemas do amplificador
- O amplificador não liga
- Luz de proteção acende
- O amplificador não tem saída
- Amplificadores de recorte
- Slaps ou pops do subwoofer
- Estalos, assobios, ruído de fundo ou distorção
- Vinho do motor
- Superaquecimento de rádios automotivos
- Amplificador de superaquecimento
- Solução de problemas do amplificador de carro facilitada
Depois de comprar uma de nossas melhores palhetas de amplificador de carro e aprender a instalar o amplificador, você espera um som claro e nítido. Às vezes, os amplificadores simplesmente se desgastam com o tempo, levando a uma experiência sonora desagradável, mas outras vezes há um problema que você pode corrigir. Felizmente, não é preciso muito esforço ou conhecimento para diagnosticar um amplificador com defeito. Reunimos alguns dos problemas mais comuns neste guia de solução de problemas do amplificador do carro para ajudá-lo a encontrar o problema.
Ao reservar um tempo para encontrar o problema por conta própria, você economiza dinheiro e se orgulha de consertar o sistema estéreo do seu carro.
O amplificador não liga
- Verifique a voltagem nos fios de alimentação (deve estar em torno de 12 volts quando o carro estiver desligado e 14,4 quando estiver ligado).
- Verifique a voltagem no fio de acionamento remoto (deve ser de pelo menos 5 volts).
- Meça a continuidade do fio terra.
Se tudo estiver correto, você deve verificar o fusível em linha e os fusíveis do amplificador. Você pode ler cada lado com um voltímetro, e deve medir 12 volts. Se algum deles estiver queimado, você deve substituir o culpado.
Se todos os itens acima parecerem normais, seu amplificador está com defeito e precisa ser substituído.
A luz de proteção acende
- Comece solucionando problemas como você fez sem energia.
- Desligue os fios do alto-falante. Se a luz de proteção desligar, verifique se há defeitos no sub e nos alto-falantes. É possível que um dos fios tenha se soltado e começado a tocar em metal, causando um curto-circuito no alto-falante.
- Você também deseja verificar a unidade de origem e os cabos RCA. Se os cabos RCA estiverem aterrados, queimados ou presos, você terá problemas. Pegue cabos RCA extras e conecte-os do amplificador à fonte. Se a luz apagar, você precisará substituir os cabos.
Amp não tem saída
- Verifique se o amplificador está ligado seguindo as etapas acima.
- Conecte um novo conjunto de RCAs. Conecte-os da fonte ao amplificador. Se isso criar saída, seus cabos RCA estão ruins.
- Conecte um alto-falante externo ao sistema. Se esse alto-falante produzir som, você tem um problema com seus alto-falantes.
- Verifique os crossovers e as configurações do amplificador. Você precisa garantir que o filtro subsônico e o filtro passa-baixa não entrem em conflito.
- Se o seu amplificador tiver uma configuração master e slave, certifique-se de defini-lo como master, a menos que esteja conectado a outro amplificador.
Amp de corte
- Você deve verificar a potência do amplificador para garantir que seja suficiente para o subwoofer. Se não estiver produzindo energia suficiente, causará um som de corte.
- Desconecte os fios do alto-falante e continue tocando o som. Os cabos de alimentação, terra e RCA ainda devem estar conectados. Se ele parar de cortar, um dos alto-falantes está em curto ou o fio está queimado.
- Se o amplificador continuar depois de desconectar o fio do alto-falante, você deve verificar a conexão de aterramento. Ele pode ter se soltado quando você passou por cima de um obstáculo.
Slaps ou pops do subwoofer
- Certifique-se de que sua caixa tenha as especificações corretas para o subwoofer.
- Verifique a fiação do subwoofer para a impedância para garantir que esteja correta.
- Se o suporte do suporte não for hermético, você experimentará um vazamento de ar da caixa, o que cria som.
- Examine as classificações de potência do sub e do amplificador.
- Se o amplificador estiver fornecendo muita energia, você precisará reconfigurá-lo. Diminua o ganho de sua unidade principal e certifique-se de que todos os equalizadores estejam zerados. Em seguida, ajuste o aumento de graves para baixo e verifique suas outras configurações.
- Se o subwoofer não estiver recebendo energia suficiente, você experimentará distorção. Considere adicionar um driver de linha para fornecer mais tensão.
Estalos, assobios, ruído de fundo ou distorção
- Se o fio do alto-falante ou os cabos RCA passarem perto dos cabos de aterramento e do cabo de alimentação, você receberá feedback.
- Desconecte o fio do alto-falante e teste. Você não deve ouvir nada pelos alto-falantes. Se você ainda ouvir a distorção, verifique o fio terra e garanta a continuidade.
- Verifique a fonte. Ele pode captar a distorção e enviá-la para o seu amplificador, onde fica pior.
Se nada disso resolver a situação, o guia de solução de problemas do amplificador do carro o levou a um amplificador com defeito.
Ouvindo o gemido do motor
Normalmente, isso é por causa do solo. Você não quer aterrar uma unidade de reposição no chão de fábrica, porque sua unidade é mais sensível do que uma versão de estoque.
- Verifique o aterramento do amplificador. Você deve aterrá-lo ao terminal negativo da bateria, mas isso não é possível quando estiver no porta-malas. Quanto mais curto o fio terra, melhor. Se você não conseguir acessar a bateria, use um aterramento de chassi limpo. Apenas certifique-se de que nenhuma tinta esteja presente.
- Não execute os RCAs junto com o fio de alimentação ou terra.
Superaquecimento do rádio do carro
- Verifique se os fios estão bloqueando o ventilador da unidade principal.
- Os fios estão causando um curto-circuito no solo? Também é possível que dois fios estejam em contato um com o outro.
- Verifique a impedância dos alto-falantes. Você deseja garantir que a unidade principal esteja estável.
- Verifique o aterramento com seu voltímetro. Certifique-se de que ele tenha uma conexão limpa e faça contato.
Se nenhum deles for o culpado, é provável que a solução de problemas do amplificador do seu carro tenha revelado que a unidade principal está com defeito.
Superaquecendo o amplificador
- Verifique o fluxo de ar para o amplificador.
- Examine a fiação. Certifique-se de que os subwoofers e os alto-falantes estejam conectados com uma impedância com a qual o amplificador permaneça estável.
- Verifique a voltagem do amplificador enquanto toca. Se ficar abaixo de 12 volts, você não tem energia suficiente, o que força o amplificador a trabalhar mais.
- Verifique o aterramento com seu voltímetro. Certifique-se de que ele tenha uma conexão limpa e faça contato.
Se nenhum deles for o culpado, é provável que o amplificador esteja com defeito.
Solução de problemas do amplificador de carro facilitada
Este guia básico de solução de problemas de amplificadores automotivos é apenas o básico. Existem centenas de razões pelas quais você pode ter problemas com o sistema estéreo do seu carro. Se nenhuma dessas soluções o ajudou, recomendamos que você leia o manual do proprietário.
Você também precisará percorrer a instalação novamente para certificar-se de configurar tudo corretamente. Se você conseguir solucionar problemas de um amplificador com defeito por conta própria, você economizará muito tempo esperando por reparos profissionais.
Não vê seu problema nesta lista? Confira nosso artigo Problemas, sintomas e soluções comuns do estéreo do carro para ver se podemos responder ao problema do seu carro!
Faça uma pergunta, obtenha uma resposta o mais rápido possível!