Muitos se perguntam por que é bom silenciar um carro, e há muitas razões para fazê-lo.
Um carro que foi abafado pelo som será mais silencioso por dentro, e isso pode fazer uma grande diferença quando se trata de ouvir música ou conversas telefônicas enquanto estiver na estrada.
As pessoas optam por amortecer o som de seus carros para reduzir o ruído da estrada, mas o material de amortecimento de som também pode ajudar a reduzir o ruído do motor. Além disso, o material de isolamento acústico pode ajudar a proteger o interior do carro contra danos causados por vibração. No artigo abaixo, mostrarei algumas das melhores maneiras de abafar o som do seu carro.
De onde vem o barulho dentro da cabine?
O nível de ruído dentro do carro depende principalmente da velocidade de condução.
- Ao dirigir devagar na cidade a cerca de 50 km/h, a maior parte do ruído que ouvimos vem do motor.
- Em velocidades entre 30 mph e 50 mph, o mais audível são os pneus rolando na pista
- Acima de 80 km/h e durante a condução monótona na estrada, a maior parte do ruído é causada pelo fluxo de ar ao redor do carro.
No caso dos pneus, os
pneus baratos para todas as estações e inverno fazem a maior parte do barulho devido à sua composição material. Em muitos carros, a qualidade dos pneus montados na fábrica é medíocre, então eles não oferecem uma condução confortável ou baixo ruído.
Assim, muitas vezes substituímos os pneus de fábrica por pneus de reposição de melhor qualidade que fazem muito menos barulho dentro do carro.
Os motores também são causadores de problemas.
Embora a maioria dos motores modernos sejam silenciosos, eles não permanecem novos para sempre, e com a idade de um carro e maior quilometragem, eles ficam mais barulhentos . Componentes dentro dos motores, como eixos ou rolamentos, se desgastam e se soltam. Também não ajuda quando pulamos serviços regulares ou trocas de óleo.
Além disso,
vedações das portas que se desgastam e se tornam mais duras com o tempo, causam ruído excessivo do fluxo de ar ao redor da forma do carro . Existem maneiras de suavizar as vedações das portas e janelas e, ao fazê-lo regularmente, não apenas aumentamos sua vida útil, mas também as ajustamos melhor contra a porta de metal e, com efeito, mantemos o vento fora da cabine.
A todos esses ruídos que nossos carros fazem, temos que acrescentar sons que preferimos não ouvir com prazer, como os outros motores de carros, especialmente aqueles com escapamentos danificados ou afinados, motos, música ao redor, etc.
As pessoas geralmente não percebem como todos esses ruídos afetam nosso sistema nervoso (
artigo abre em nova janela ). Uma rua movimentada pode gerar ruído de 100 dBA ou mais, enquanto o nível de ruído seguro para ouvidos humanos é de 85 dBA (
artigo sobre vários níveis de ruído abre em uma nova janela ).
É uma diferença considerável no ruído entre vários tipos de carros. Enquanto carros de luxo criam menos de 60 dBA dentro da cabine, em carros esportivos pequenos, podemos experimentar mais de 70 dBA, por causa de materiais menos insonorizantes instalados devido à redução de peso, ou silenciadores menos resistentes para aumentar o desempenho, etc.
Pode-se dizer que é apenas 10 dBA, então não muito. Bem, não exatamente. Na realidade,
70dBA é mais de três vezes mais alto que 60dBA , pois o som é medido em escala logarítmica, o que significa que a cada 3 dBA de aumento, o ruído é duas vezes mais alto.
Como o amortecimento do som afeta a qualidade da música?
Não há muitos sons mais irritantes que podemos ouvir do que o barulho da porta logo após a instalação de novos alto-falantes.
Quando gastamos milhares de dólares no áudio do carro de qualidade, incluindo alto-falantes e amplificadores potentes, não devemos economizar no amortecimento do som do carro . Especialmente as portas de isolamento acústico devem fazer parte de todas as melhorias de áudio do carro.
Em um carro à prova de som, você pode ouvir música como no interior do estúdio acústico. Em outras palavras, você pode começar a ouvir como os alto-falantes realmente se comportam, e a diferença é enorme. Você não ouve mais ressonância plástica, distorção ou vibração interior.
Mesmo materiais de isolamento acústico de qualidade média podem fazer uma diferença notável. Portanto, é recomendável adicionar tapetes e espumas de amortecimento de som à porta ao mesmo tempo em que você substitui os alto-falantes.
Eu não podia acreditar quando ouvi a música pela primeira vez depois que fiz de portas cercos apropriados graças a tapetes de butil e espumas. Os sons tornaram-se muito mais dinâmicos e precisos. A diferença é especialmente perceptível nos graves médios.
Para imaginar a diferença, tente ouvir a música do alto-falante sobre a mesa e, em seguida, pegue o mesmo alto-falante e instale-o no gabinete . O efeito semelhante que você verá no carro antes e depois do amortecimento do som.
Embora haja mais carros nas estradas com um interior totalmente insonorizado, as áreas mais críticas para a qualidade da música são as portas ou painéis laterais na traseira dos veículos de duas portas.
Em geral, cada parte do interior de um carro ao qual conectamos alto-falantes deve ser coberta com painéis e espumas de amortecimento de som. Mesmo se você tiver um orçamento apertado e não quiser insonorizar todo o carro, adicionar tapetes na porta fornecerá uma experiência acústica muito melhor do que montar alto-falantes em um gabinete de chapa de metal bruto.
O efeito final será realmente muito melhor do que adicionar um amplificador aos mesmos alto-falantes, mas sem que o som abafe a porta. Por que vale a pena abafar o som do carro?
Embora o interior do carro com amortecimento de som melhore a experiência musical, esta não é a única razão pela qual devemos ir em frente e adicionar painéis de borracha aos nossos carros.
A cada ano, mais motoristas decidem insonorizar seus carros, e nem todos são audiófilos. E isso não é só para os carros usados, com motores antigos que são mais barulhentos. Cada vez mais veículos novos são insonorizados devido ao seu isolamento medíocre de fábrica.
O amortecimento de som pode ser ignorado quando você dirige Rolls Royce ou Bentley , mas infelizmente não sou um desses pilotos felizes.
Além da redução de ruído após o isolamento acústico, notamos que o interior do carro não está aquecendo tanto quando está quente lá fora. Isso se deve às camadas de isolamento que impedem a entrada de calor na cabine, principalmente através do teto e das portas.
Cada pessoa tem suas razões que orientam as decisões de insonorização, mas em geral, o amortecimento do som aumenta o conforto de condução.
No meu caso, adoro o silêncio enquanto dirijo. Dirigir um carro para mim é puro relaxamento. Costumo ouvir o Jazz favorito enchendo todo o interior de 11 alto-falantes ao redor, mas não é muito alto. É simplesmente perfeito, exatamente como eu quero que seja.
Este nível de silêncio não era possível sem isolamento acústico quando eu tinha que ouvir todos os ruídos do vento misturados com tons altos .
Quais materiais de isolamento acústico devo usar em um carro?
Ao pesquisar o amortecimento de som, você verá uma ampla seleção de materiais com diferentes espessuras, formas e, claro, preços diferentes, mas qual é o certo para o seu carro?
Em primeiro lugar, depende da parte do carro que você deseja insonorizar e se o material também deve ser resistente à água ou ao calor.
Por exemplo, painéis de espuma que funcionam muito bem quando instalados na porta farão mais mal do que bem quando colocados sob o capô. E vice-versa, não são necessários painéis de isolamento acústico com folha de prata que absorvem o calor no piso, onde a temperatura é sempre menor do que no telhado.
Abaixo estão os tipos de materiais mais comuns que usamos em nossos carros:
- Os lenços de lã , também conhecidos como tapetes de feltro, são a maneira mais simples e barata de reduzir o ruído no carro. Eles são bastante espessos e têm excelente absorção de ruído. No entanto, absorvem rapidamente a água que pode causar corrosão, além de serem pesadas.
As almofadas de lã são frequentemente usadas como isolamento acústico de fábrica de pisos e arcos de roda e colocadas diretamente sob os tapetes do piso.
- Almofadas de amortecimento de som de betume são a outra opção barata para o isolamento do carro. Eles são pesados e tendem a rachar devido à sua rigidez. Além disso, antes de colá-los nas partes metálicas, eles precisam ser aquecidos para ficarem mais elásticos.
Painéis de betume reduzem a vibração e são excelentes para grandes superfícies planas, como piso ou troncos. No entanto, eles não são a melhor escolha para a porta e telhados por causa das altas temperaturas no verão que podem fazer com que a borracha derreta.
- Butil é o nível mais alto do material de amortecimento de som. As esteiras de butil são mais caras, mas oferecem melhor proteção contra ruído de amortecimento do que o betume. Além disso, o butil pode lidar melhor com temperaturas extremas, o que significa que não há risco de os painéis de butil quebrarem ou derreterem.
A camada de alumínio que cobre os painéis butílicos oferece proteção adicional contra o calor nas áreas com altas temperaturas. Eles são perfeitos para áreas de amortecimento de som do motor, bem como outras partes do carro.
- Espumas de amortecimento de som têm um benefício adicional sobre os tapetes de borracha. Eles podem reduzir ruídos de alta frequência provenientes, por exemplo, das rodas ou do vento. É por isso que eles são frequentemente usados nos arcos das rodas e como uma segunda camada no piso e no interior dos painéis das portas que são colocados bem em cima dos tapetes de butil.
Posso abafar o som do carro?
É possível insonorizar o carro em casa, e eu fiz isso algumas vezes. No entanto, essa não é a tarefa mais simples e pode não trazer resultados se não for feita corretamente.
Primeiro, temos que escolher os materiais e a quantidade certos. Em seguida é desmontar todo o interior do carro e, embora possa não parecer complicado, é importante não danificar nada, especialmente pequenos clipes de montagem de plástico.
Outra coisa importante é medir e cortar com precisão os painéis de amortecimento de som para garantir que eles combinem. Não deixe espaços livres ou lacunas que possam fazer com que o ruído não seja reduzido ao nível desejado.
As portas têm duas camadas de chapas de metal. A externa que é pintada de fora, e a interna, que abriga todos os equipamentos da porta, incluindo alto-falantes e maçanetas.
For the best results, we have to cover both door panels with soundproofing materials . The outer side of the door has to be covered with a butyl mat that is sound and vibration resistant, and the inner panel, in addition to the butyl mat should be covered with either rubber or foam panels that offer better noise protection.
Let’s look at the example of steps to be taken when a sound deadening car door:
- Prepare the right amount of selected soundproofing materials. For example, the door needs around 9 square feet of flexible butyl panels and the same amount of the rubber or foam mat.
- Remove the plastic door panel. t Depending on the car model, we need to loosen the screws, debond the mounting clips and properly disconnect wires to the windows and mirrors steering. In cars with manually lowered windows, we have to remove window handles.
- Remove the interior door handles, speakers and their covers, other plastic elements, wires with their clips, and plastic or paper sheets.
- Clean and degrease the raw metal surfaces.
- Place prepared butyl panels inside of the door and stick to the outside door panel. This is a tricky part because we have to push the rubber through the holes (also through the speaker holes), which are small in some cars. At this point, we have to be careful and not to block any drain holes at the bottom of the door.
- Stick prepared rubber or foam mat to the metal door panel from the cabin side. Make sure there is left room for free movement of the door handles and window mechanism.
- Put back in places all plastic clips, connect wires and install speakers. At this point, we have to test if speakers, electric windows, and mirrors work correctly.
- If all equipment functions correctly, we assemble the door back together. With additional layers of soundproofing mats, you may need to push plastic door panels harder, to make sure plastic clips click correctly into a metal door.
Conclusão
The noise in a car is one of the most common reasons we replace cars. Many people think that the only way to reduce noise in the vehicle is to replace it. However, the majority of new cars are also too loud, and with time, we feel that driving it is not as comfortable as we thought.
It is also worth mentioning that
better sound insulation is one of the criteria distinguishing cars’ premium class .
You can reduce noise in the cabin without replacing it with a new one, and you can do it by soundproofing your car. This is a cheap and effective way thanks to which, you can increase driving comfort and start listening to the music of better quality.