Você está cansado do barulho externo toda vez que pega a estrada? Você quer encontrar uma maneira de tornar o ambiente mais silencioso para que você possa curtir sua música ou conversas telefônicas sem precisar gritar?
Um carro pode ser um lugar barulhento – especialmente quando você está dirigindo na estrada. Mas existem maneiras de reduzir o ruído dentro do seu veículo para desfrutar de um passeio mais silencioso.
Uma das melhores maneiras de reduzir o ruído dentro do carro é instalar um sistema de amortecimento de som. O material de amortecimento de som ajuda a absorver e desviar o ruído, tornando o tempo gasto no carro mais agradável. No artigo abaixo, mostrarei algumas das melhores maneiras de reduzir o ruído e deixar seu carro silencioso por dentro.
Como reduzir o ruído no interior do carro?
A redução do ruído no interior do carro pode ser alcançada de várias maneiras. Alguns métodos são simples e fáceis, enquanto outros exigem mais tempo e esforço.
#1. Use material de insonorização
Uma das maneiras mais eficazes de reduzir o ruído externo em seu carro é usar materiais de amortecimento de som. Esse tipo de material ajuda a absorver e desviar o ruído, deixando o carro mais silencioso.
Existem muitos tipos diferentes de materiais de amortecimento de som disponíveis no mercado, por isso é importante escolher um que seja adequado para o seu carro.
Algumas das opções mais populares incluem:
Almofadas de amortecimento de som
As almofadas são as mais populares e são feitas de vários materiais, como espuma, borracha ou cortiça. Eles são projetados para caber nos painéis existentes em seu carro e reduzir a quantidade de ruído que pode passar.
Tapetes de insonorização
Os tapetes são semelhantes às almofadas, mas maiores e feitos de materiais espessos, geralmente de espuma. Como resultado, eles oferecem mais cobertura e podem ser usados em várias superfícies do seu carro, como piso, portas e porta-malas.
Spray de amortecimento de som
O spray é um líquido pulverizado na superfície do seu carro. Em seguida, seca para criar uma barreira que ajuda a reduzir o ruído. Sprays são usados nas áreas de difícil acesso como o último passo na insonorização do carro. Se você quiser saber sobre os sprays de amortecimento de som, criei um
artigo sobre eles, então confira aqui .
#2. Instale um para-brisa acústico
Outra maneira de reduzir o ruído em seu carro é instalar um para-brisa acústico. Esse tipo de para-brisa é feito de vidro mais grosso, mais denso e muito mais pesado que ajuda a desviar o ruído do veículo.
Os para-brisas acústicos são uma ótima opção se você estiver procurando por redução de ruído a longo prazo. Eles podem ser mais caros do que outras opções, mas duram a vida útil do seu carro.
#3. Substitua seus pneus
Os pneus do seu carro também podem afetar a quantidade de ruído produzido. Portanto, se você está procurando uma maneira rápida de reduzir o ruído, considere substituir seus pneus por outros mais macios.
Existem três tipos principais de pneus projetados para serem usados em carros:
Pneus de verão
Esses pneus são feitos de um composto de borracha mais duro projetado para suportar as temperaturas mais altas do verão. Mas, infelizmente, eles não oferecem tanta redução de ruído quanto outras opções.
Pneus para todas as estações
Os pneus para todas as estações são feitos de um composto de borracha mais macio que ajuda a reduzir o ruído excessivo da estrada. Eles são uma boa opção se você mora em uma área com invernos amenos.
Pneus de inverno
Os pneus de inverno são feitos do composto de borracha mais macio e não oferecem redução de ruído.
Eles não devem ser usados a não ser na neve ou na lama, e se você os tiver instalado, esteja preparado para o ruído extremamente alto do asfalto, quase nenhum desempenho no verão e alto desgaste, porque eles são projetados para uso em neve e condições de gelo.
#4. Atualize o sistema de som
Se você deseja reduzir o ruído e melhorar a qualidade do sistema de som do seu carro, considere atualizar para um sistema que inclua cancelamento de ruído ativo.
Este sistema usa microfones para ouvir o ruído de entrada e, em seguida, cria uma onda sonora que o cancela.
Os sistemas de cancelamento de ruído ativo podem ser caros, mas valem o investimento se você quiser reduzir o ruído em seu carro.
O que afeta o nível de ruído dentro do carro?
O nível de ruído dentro dos carros é afetado principalmente pelo tamanho do carro e sua forma.
Destaca-se também a classe do veículo. Quanto mais alto e mais luxuoso, melhores e mais materiais de fábrica à prova de som são usados e, como resultado, tornando a condução mais silenciosa e confortável.
Os fabricantes de automóveis estão competindo e desenvolvendo soluções mais avançadas para garantir que seus carros sejam mais silenciosos do que as outras marcas.
Eles costumam usar materiais adicionais de isolamento acústico, janelas laminadas ou até mesmo a forma curva da parede entre o motor e a cabine para reduzir os sons vindos da frente do carro.
Essas mudanças ajudam a reduzir o ruído, mas ainda é bastante alto dentro da maioria dos carros.
Além disso, existem várias áreas das quais ouvimos ruídos mais altos do que o esperado:
- A parte mais significativa dos ruídos que ouvimos nos atinge do motor e da caixa de câmbio. Isso pode ser incrivelmente irritante quando dirigimos com silenciadores e escapamentos modificados ou danificados.
- As rodas são outra fonte de ruído alto no carro. Embora muitos veículos tenham insonorizado os arcos das rodas, os pneus rolando no asfalto causam sons irritantes. No caso das rodas, o isolamento acústico não é a única solução. A Critical também está escolhendo os pneus certos.
O nível de ruído aumenta não só com a largura dos pneus, mas também com o seu tipo. Por exemplo, pneus de inverno ou para todas as estações (especialmente M+S) são muito mais barulhentos do que os de verão devido às diferentes características da borracha.
Os pneus de inverno são mais macios e pegajosos ao solo, por isso, se você os usar no verão, esteja preparado para muito barulho. O mesmo se aplica aos pneus off-road quando usados no asfalto.
- Você não pode esquecer o ruído causado pelo ar que passa pelos painéis da carroceria e pelas vedações das portas, rangidos internos, ar condicionado e portas vibrando que criam ruídos como caixas de ressonância.
- O tamanho e a posição dos espelhos das portas também afetam o nível de ruído do vento de alta frequência que entra na cabine. Infelizmente, na maioria dos carros, não podemos trocar os espelhos, a menos que os substituamos por outros menores.
Tipos de materiais de amortecimento de som para carros
Ao procurar um material de amortecimento adequado para o seu carro, você encontrará dois tipos de isolamento:
- Os materiais que impedem a entrada de ruído na área de passageiros.
- Os materiais absorvem e suavizam os sons criados dentro da cabine, por exemplo, espumas acústicas.
A maioria dos painéis de amortecimento usados na indústria automotiva agem como materiais de bloqueio de som e absorção ao mesmo tempo. Mais importante, eles podem reduzir as vibrações e o ruído da superfície metálica do carro.
Existem alguns grupos principais de materiais insonorizantes disponíveis, e cada um deles tem uma característica diferente que deve aplicar em áreas específicas do carro:
- Os tapetes de isolamento acústico são os mais populares e são usados para cobrir pequenas seções e grandes áreas de painéis de metal. Os tapetes de butil da melhor qualidade podem manter o material consistente em temperaturas extremas.
- O isolamento de espuma e a fibra tecida são as mais espessas de todas as opções. Eles cobrem melhor o piso do carro e as áreas do porta-malas sob os tapetes e são excelentes para preencher painéis de portas de plástico. Além de reduzir o ruído, são bons isoladores de calor.
- Os sprays e espumas de borracha com amortecimento de som são adequados para áreas inacessíveis onde, devido ao formato, é impossível aplicar tapetes de amortecimento padrão, como cantos apertados nas portas do carro ou perfis metálicos do teto.
Material de isolamento acústico DIY para carros.
Se você está procurando uma solução barata para reduzir o ruído do seu carro, existem alguns métodos que você pode tentar. No entanto, lembre-se de que eles podem não ser tão eficazes quanto os materiais comprados em lojas.
Um dos métodos de bricolage mais populares é usar tapetes ou carpetes velhos. Você pode cortá-los em pedaços menores e usar fita dupla face para colá-los em painéis de chapa metálica.
Outra maneira é usar roupas velhas, toalhas ou cobertores. Mas, novamente, você precisaria prendê-los ao metal usando um adesivo forte.
A vantagem desse método é que é fácil e não requer ferramentas ou habilidades especiais. No entanto, a desvantagem é que o resultado não será tão consistente e bonito quanto os materiais comprados em lojas.
Você também pode fazer seu material de amortecimento de som misturando diferentes substâncias.
Por exemplo, uma receita popular inclui partes iguais de vinil carregado em massa, borracha butílica e espuma de célula fechada. A mistura deve então ser coberta com um filme adesivo.
O que procurar ao comprar o Sound Deadener?
A maioria das lojas e oficinas usa produtos específicos de marca que eles usam e confiam. Mas ao escolher materiais de amortecimento, preste atenção à qualidade do produto.
Deve ser flexível o suficiente para não quebrar no inverno, mas, ao mesmo tempo, não cair do metal durante os meses mais quentes do verão .
Materiais de amortecimento de baixa qualidade geralmente precisam ser substituídos porque alteraram a estrutura ou desgastaram e contaminaram o interior do carro. Isso é especialmente perigoso para os painéis do teto em carros escuros, onde a temperatura é mais alta.
Outro ponto a ser observado é a qualidade do lado adesivo dos painéis, que adere às áreas metálicas.
Alguns produtos podem ser facilmente fixados em superfícies levemente empoeiradas, mas no caso de tapetes de amortecimento de qualidade medíocre, pode ser necessário limpar completamente os painéis da carroceria antes de colar.
Quanto amortecimento de som preciso para meu carro?
Depende do tamanho do seu carro, da área de superfície em que você deseja se concentrar e da quantidade de ruído que deseja reduzir.
Se você não tiver certeza de quanto amortecimento de som obter, é melhor errar do lado de obter muito em vez de muito pouco. Dessa forma, você pode ter certeza de que todas as áreas do seu carro estão cobertas.
Por exemplo, para insonorizar toda a área do piso em uma cabine do Ford F-150, você precisaria de cerca de 12 a 16 folhas de amortecimento butílico (48″ x 24″).
Como fazer um carro à prova de som?
O amortecimento do som de um carro não é uma tarefa difícil, e há muitas maneiras de fazer isso sozinho. No entanto, é fundamental certificar-se de que utiliza materiais adequados para não danificar o seu carro.
Embora muitos deixem o som abafado para os profissionais, existem algumas maneiras simples de lidar com sons indesejados no carro, e você mesmo pode fazer isso. Não são necessárias ferramentas especiais para remover os painéis das portas ou bancos e tapetes do carro.
Para começar a insonorizar seu carro, você deve fazer algumas compras on-line para comprar materiais de amortecimento de qualidade, um fim de semana grátis e um pouco de motivação para brincar com seu veículo.
Por exemplo, eu sou o cara que passa todo fim de semana trabalhando no carro e, para mim, é a melhor maneira de relaxar.
Se você está se perguntando onde colocar o amortecimento de som no carro, existem áreas-chave para se concentrar se quiser notar um silêncio real no carro depois.
Depois de selecionar o material de amortecimento de som certo, siga estas dicas sobre como instalá-lo em seu carro:
#1. Comece limpando a área onde você vai colocar os tapetes. Certifique-se de que a superfície esteja livre de poeira e graxa.
#2. Se o tapete for muito grande para a área, corte-o no tamanho certo com uma faca afiada.
#3. Retire o papel de apoio e prenda o tapete na superfície. Use um rolo ou os dedos para pressioná-lo firmemente no lugar.
#4. Repita o processo para todas as áreas que deseja insonorizar.
#5. Quando todos os tapetes estiverem no lugar, cubra-os com uma camada de espuma acústica ou outro material absorvente de som. Isso reduzirá ainda mais os níveis de ruído dentro do carro.
Onde aplicar o amortecimento de som em um carro?
Os locais críticos para aplicar os painéis de insonorização são:
Nº 1. piso, cavas das rodas e área do porta-malas sob os tapetes
#2. portas (dentro das capas das portas e entre o painel interior e o caixilho da porta)
#3. firewall (a área entre o motor e a cabine)
#4. cobertura
Nº 5. painéis de quarto
#6. área do deck traseiro
Andar
Deixar o carro silencioso não pode ser concluído sem que o som do piso do carro seja abafado. Você deve remover todos os assentos e tapetes para limpar e desengordurar completamente todo o piso do carro.
A primeira superfície de amortecimento de ruído será o tapete de butil, que também protegerá contra vibrações. A segunda camada, que muitas pessoas ignoram, criará isolamento térmico além da redução do ruído externo. O melhor para isso será espuma de borracha autoadesiva.
Portas
Com portas de amortecimento de som, graças à remoção de vibrações entre elementos de plástico e metal, podemos começar a ouvir música de qualidade real tocada pelos alto-falantes, em vez de chocalhar os painéis das portas de plástico.
Portas corretamente isoladas funcionam como caixas de som e tornam os sons mais dinâmicos.
É como ter um alto-falante tocando ao ar livre; contra outro montado na caixa. A diferença é enorme.
Embora as portas do seu carro possam ser amortecidas com tapetes típicos de betume, esta não é a melhor opção. O betume pode quebrar quando está frio, e mantê-lo colado em superfícies que não sejam planas às vezes pode ser um desafio.
A melhor escolha para as portas serão os painéis de borracha butílica. Eles são flexíveis e podem ser facilmente adaptados à forma necessária sem o risco de qualquer dano.
O processo de amortecimento das portas não é complicado e existem alguns passos simples a seguir:
- Remova os painéis e alto-falantes de plástico da porta interna.
- Remova a espuma, a proteção de papel e outros elementos que cobrem a porta de metal bruto.
- Limpe o interior da porta e desengordure as superfícies metálicas com álcool isopropílico.
- O tapete de isolamento acústico deve preencher a porta por dentro na chapa de metal externa e atrás do alto-falante. Não deixe bolhas de ar entre a borracha e o metal.
Use espuma de borracha grossa no painel da porta de plástico, como Luxury Liner Pro. Dessa forma, você eliminará os ruídos e vibrações do plástico e fará com que a porta seja selada como um gabinete de alto-falante adequado.
Firewall
Um firewall é uma área entre o compartimento do motor e a cabine e é um dos locais mais críticos para o amortecimento do som.
O objetivo principal é reduzir o ruído do motor e o calor transferido para a cabine do carro.
Para insonorizar o firewall, você precisará do seguinte:
- Tapete de borracha butílica
- Vinil carregado em massa
- Espuma de célula fechada
O processo é simples, mas antes de começar é preciso remover os tapetes e limpar o firewall do lado da cabine.
#1. Aplique um tapete de butil no firewall, cuidadosamente ao redor de fios, furos e outros obstáculos. Você pode usar um rolo ou os dedos para pressioná-lo com firmeza.
#2. Em seguida, aplique uma camada de vinil carregado em massa. Isso reduzirá ainda mais os níveis de ruído e ajudará a manter o calor fora da cabine.
#3. Por fim, aplique uma camada de espuma de células fechadas. Isso fornecerá isolamento adicional e reduzirá as vibrações.
A espuma ficará logo abaixo do tapete, por isso precisa ser colocada com cuidado para não causar nenhuma deformação do piso nessa área.
Telhado
Para insonorizar o teto, primeiro temos que remover o forro do teto e limpar completamente a superfície por baixo. Então, você deve medir as áreas do telhado com precisão para cortar os tamanhos exatos dos painéis.
O melhor para o telhado serão os tapetes de butil que não derreterão com as altas temperaturas. Para garantir que não haja bolhas de ar atrás do tapete, use um rolo de plástico ou madeira. Como segunda camada, pode valer a pena adicionar uma espuma de borracha absorvente de ruído.
Se você quiser reduzir ainda mais o ruído, pode adicionar uma camada de vinil carregado em massa. Isso também ajudará a manter o calor fora da cabine no verão.
Área do tronco
O isolamento acústico do porta-malas costuma ser uma ótima ocasião para limpar essa área.
Antes de começar a trabalhar, tudo do porta-malas deve ser removido, incluindo o tapete, a roda sobressalente e tudo o mais que você guarda dentro.
Quando estiver vazio, remova todos os painéis internos e aspire bem todas as superfícies metálicas.
Ao limpar, use um pano úmido para limpar todas as áreas e remover o óleo. Não deixe manchas oleosas, pois isso pode impedir que as superfícies coladas sejam conectadas corretamente.
Como em outras áreas do carro, você deve cortar todas as peças no tamanho certo antes de começar a colar os materiais de amortecimento. Ao colar tapetes nos elementos de metal, certifique-se de que não há ar entre as superfícies.
Depois de cobrir todo o porta-malas com tapetes, o próximo passo é usar spray insonorizante e aplicá-lo em todas as pequenas áreas de difícil acesso e pontos apertados.
Painéis do trimestre
Os painéis laterais são as áreas atrás das portas traseiras e também precisam ser à prova de som. O processo é mais ou menos o mesmo que com outras peças de automóveis.
Remova todos os painéis internos, limpe todas as superfícies e meça a área a ser coberta. Em seguida, corte cuidadosamente todos os tapetes e aplique-os no metal ao redor das bordas.
Use um rolo ou os dedos para pressionar os tapetes firmemente no lugar e certifique-se de que não haja bolhas de ar. Então, como uma segunda camada, você pode aplicar vinil carregado em massa ou espuma de células fechadas.
Se pretender reduzir ainda mais o ruído da estrada, pode adicionar outra camada de um tapete de butilo ou espuma para reduzir o ruído das rodas traseiras.
Área do motor
O amortecimento acústico do compartimento do motor também tem um impacto significativo no conforto de condução.
Os materiais utilizados, no entanto, devem ser colocados apenas na parte interna do exaustor. Mesmo que o mate não toque no motor, ele deve ser resistente ao calor devido às altas temperaturas dentro da área do motor.
Antes de instalar os tapetes de insonorização, abra o exaustor e limpe-o completamente. Não apenas limpe-o da poeira, mas também remova todos os tipos de óleos e líquidos secos.
Quando o capuz estiver pronto, meça as esteiras, corte-as no tamanho certo e cole-as cuidadosamente na superfície preparada.
Preste atenção na lateral do tapete que ficará mais próxima do silenciador, essa é a parte mais quente do motor, por isso é fundamental garantir que ele não caia.
Conclusão
Reduzir o ruído no carro é possível com alguns passos simples. Em primeiro lugar, ao adicionar tapetes insonorizados em todos os locais cruciais, irá reduzir significativamente o nível de ruído e tornar a condução mais confortável.
Escolha o tamanho e a espessura corretos do tapete, bem como o tipo de material, de acordo com suas necessidades e preferências, mas não se esqueça de verificar se ele é resistente ao calor no caso de instalá-lo próximo ao motor.
Certifique-se de que não há bolhas de ar ao colar os tapetes na superfície e dê algum tempo para que eles sequem adequadamente.
No final, dê um toque final usando um spray insonorizante em todos os pequenos locais de difícil acesso.
Tudo isso pode ser feito em casa, mas se você não se sentir à vontade para fazer isso sozinho, envie o carro para os profissionais. Isso pode ser caro, mas você vai economizar tempo.