Instalar um poderoso sistema de som automotivo de reposição com subwoofers, amplificadores e outros componentes pode ser um desafio para seu sistema elétrico acompanhar o aumento da demanda de energia. Mas os capacitores ficam ruins a longo prazo?
Os capacitores de áudio do carro eventualmente ficam ruins. Eles estão disponíveis para estabilizar a tensão e evitar picos na reprodução de áudio e resolver problemas elétricos pouco frequentes, como o escurecimento dos faróis. Com um problema elétrico, é preferível atualizar a bateria para adicionar mais energia, em vez de instalar um capacitor. Em muitos casos, é melhor instalar um capacitor para lidar com rajadas curtas de eletricidade extra do seu sistema de áudio, pois sua finalidade é suavizar rajadas de corrente elétrica e adicionar capacidade de energia adicional ao seu veículo.
Neste artigo, veremos o que é um capacitor e sua finalidade, o que procurar ao escolher um e como instalá-lo. Aprenda como é a falha do capacitor e quais são as causas de um capacitor ficar ruim.
O que é um capacitor e para que é usado?
Um capacitor de sistema automotivo já foi conhecido como condensador. Atualmente, no áudio do carro, os capacitores também são chamados de tampões de reforço, ou apenas tampões, e são usados para ajudar o sistema de carregamento do automóvel a acompanhar a configuração do som.
Um capacitor é um tanque de armazenamento temporário de eletricidade e consumirá, acumulará e emitirá eletricidade em um ritmo rápido, nivelando os picos de tensão de um circuito.
A finalidade de um capacitor é suavizar um sinal elétrico. Em um sistema estéreo, um capacitor pode impedir que outros componentes sejam afetados.
Por exemplo, ele pode evitar que as luzes diminuam quando o subwoofer emite notas graves altas. Um capacitor fornecerá um impulso de energia ao componente de áudio para estabilizar a corrente e evitar que as luzes diminuam.
Digno de nota é um supercapacitor, ou ultracapacitor, um capacitor de alta potência. Em comparação, o supercapacitor armazena mais energia, conhecida como capacitância, que é uma tensão mais baixa e tem uma vida útil mais longa antes da falha do que um capacitor.
O que procurar ao escolher um capacitor
Embora existam muitos capacitores para escolher, o A + Max Ultra Capacitor Car Audio System Current Booster na Amazon tem uma classificação de 5 estrelas. Destina-se a condições climáticas extremas, -40°F a 158°F (-40°C a 70°C) e possui um amplificador de corrente do sistema de áudio de alta potência, 15 Volt/90 Farads. É pequeno, leve e pode ser instalado rapidamente.
É benéfico definir um farad, coulomb e tensão para entender como escolher um capacitor. Um farad (F), em homenagem ao seu inventor, Michael Faraday, é uma unidade de medida específica, conforme descrito pelo sistema métrico atual, Sistema Internacional de Unidades (SI).
Um farad mede a capacidade de um sistema de acumular uma carga elétrica em um capacitor e descreve a divisão de um coulomb, uma unidade de carga elétrica, por um volt de eletricidade potencial. Portanto, um
capacitor de um farad irá segurar um coulomb com uma queda de um volt .
Como é que isso funciona? A medição farad indica o nível de eletricidade que um capacitor pode armazenar, pronto para uso. Se a potência dos graves do subwoofer inundar o sistema elétrico, seu veículo precisará de um impulso elétrico rápido.
Caso contrário, as luzes podem diminuir. Após o impulso, o capacitor recarrega, então está pronto para o próximo evento. Para monitorar o sistema de carregamento do seu veículo, você pode escolher um capacitor com um medidor digital exibindo a tensão do seu sistema.
Além disso, diferencie um capacitor e um supercapacitor com a ajuda deste vídeo de 18 minutos:
No vídeo, você encontrará uma comparação de um capacitor de 4 F com um ultra ou supercapacitor de 375 F com Bluetooth integrado para alternar os modos de energia, pular baterias e muito mais. Como esperado, o capacitor menor de 4 F é mais barato, mas não tão poderoso.
Como instalo um capacitor?
Se você comprou um capacitor para corrigir luzes fracas ou como medida de precaução para evitar pequenos problemas elétricos, o próximo passo é instalá-lo em seu carro.
Lembre-se, um capacitor pode ser perigoso porque pode descarregar energia suficiente para derreter metal, como ferramentas ou joias. Direto da caixa, o capacitor será completamente descarregado por segurança e inclui um resistor para carregamento.
Acima de 1 F, grandes capacitores são instalados em paralelo aos terminais de alimentação de corrente contínua do sistema de amplificador de áudio do carro. As dicas para a melhor instalação são:
- Coloque o capacitor o mais longe possível dos passageiros para evitar a exposição à tensão, mas o mais próximo possível do amplificador para reduzir o comprimento do fio, melhorando assim o desempenho do som.
- Certifique-se de carregar o capacitor antes da instalação ou corre o risco de queimar um fusível. Use um voltímetro com um resistor até que esteja em 12 volts.
- Use a bitola correta do fio (geralmente 4 a 8 AWG), dependendo das especificações do capacitor.
- Ao contrário de uma célula de potência, o capacitor pode estar localizado próximo à bateria principal devido a um desligamento automático quando o sensor percebe que não há mais mudança de tensão.
- Escolha a marca do capacitor com sabedoria. Um componente de baixa qualidade não aumentará significativamente o armazenamento elétrico e, portanto, é indetectável.
- Embora você possa conectar vários capacitores, é melhor instalar apenas o tamanho recomendado de acordo com as necessidades do sistema de som. Determine verificando no manual do proprietário o número apropriado de farads com base na potência do amplificador.
Aqui está um tutorial sobre como instalar um capacitor em um sistema estéreo. Tem apenas 5 minutos de duração e indica como é simples de executar:
Siga sempre o manual do usuário da marca que você escolher para obter instruções exatas. Siga sempre o manual do usuário da marca que você escolher para obter instruções exatas.
Quais fatores fazem com que um capacitor falhe?
Henry Petroski disse:“
A engenharia bem-sucedida tem tudo a ver com entender como as coisas quebram ou falham .”
Como acontece com todos os equipamentos, um capacitor não dura para sempre e sua vida útil depende de vários fatores e condições. Por exemplo:
- Um componente cerâmico de estado sólido pode durar muitos anos sob condições normais, incluindo vibração de carro comum e clima normal. Mas a umidade do ar a longo prazo, temperaturas extremas e uso prolongado ou estresse mecânico causarão falhas.
- Se um capacitor exceder sua classificação de corrente contínua de tensão de trabalho (WVDC) indicada, o componente falhará. Por exemplo, 50 WVDC.
Como é o fracasso? Um capacitor é conhecido por parar de funcionar repentinamente, vazar até a falha ou perder lentamente sua capacidade, especialmente componentes de baixa qualidade ou incompatíveis.
Um supercapacitor também se degrada com o tempo. Embora a vida útil seja muito maior, ainda depende das mesmas condições. De acordo com um artigo intitulado Supercapacitors vs. Battery no site da Arrow, os critérios de fim de vida são medidos no número de ciclos de carga/descarga e variam de 100.000 a 1 milhão de ciclos.
Se a preocupação for um grande problema de energia elétrica, talvez seja necessário atualizar a bateria existente ou adicionar uma segunda bateria em vez de instalar um capacitor. Ao atualizar a bateria, você evitará problemas elétricos e aumentará a capacidade de energia do seu veículo.
Conclusão
A vantagem de comprar um capacitor é que ele suaviza o fornecimento de energia mantendo um sistema de armazenamento de energia de curto prazo. O componente pode ficar ruim depois de um tempo ou falhar repentinamente, dependendo das condições mecânicas, operacionais e ambientais.
Se você toca baixo alto, tem um subwoofer de reposição e um amplificador, será uma escolha sábia instalar o capacitor de tamanho correto para evitar problemas elétricos. Se você tiver grandes problemas elétricos, é melhor atualizar para uma bateria que possa adicionar energia extra em vez de um capacitor para consistência elétrica.