>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Como faço para que minhas luzes parem de piscar quando o baixo atinge?


Ter um sistema de som matador com graves incríveis em seu carro é a inveja de muitos entusiastas de áudio automotivo. No entanto, muitos são atormentados pelo escurecimento dos faróis quando aumentam esse adorável baixo.

Esse problema é mais frequente do que você imagina, então vamos descobrir como evitar que as luzes diminuam quando o baixo atinge.

Como regra geral, para evitar que as luzes diminuam quando os graves forem atingidos, você precisará garantir que o alternador e a bateria estejam em perfeitas condições. Outras soluções a serem consideradas são a instalação de um capacitor de energia e a substituição dos faróis por faróis de LED.

Neste artigo, abordarei tudo o que você deve saber sobre por que esse problema persiste e como resolvê-lo de uma vez por todas, fornecendo as correções mais simples que você pode considerar.

O que faz com que minhas luzes diminuam no carro?


A principal razão pela qual seus faróis estão escurecendo quando seus graves atingem é porque o amplificador está consumindo uma grande e repentina quantidade de corrente quando as notas graves estão sendo tocadas em alto volume.

Se o sistema elétrico do seu carro (incluindo o alternador) não puder corresponder à potência necessária do amplificador do subwoofer, a voltagem do seu veículo cairá repentinamente. Esta é a razão pela qual seus faróis estão escurecendo toda vez que o baixo bate forte.

Como faço para verificar se a tensão está caindo no meu carro?


Suas luzes de escurecimento são uma indicação clara de que a tensão está caindo. No entanto, se você quiser ser um pouco mais técnico, por exemplo, ao instalar o capacitor, convém verificar a tensão realizando um teste de queda de tensão.

A queda de tensão é um teste mecânico que usa um multímetro e mede a queda de tensão em um dispositivo ou condutor de carga.

O teste você tem que fazer nas áreas onde a tensão está caindo, então no nosso caso, você testaria a corrente que as luzes estão consumindo.

Por que minhas luzes escurecem mesmo com capacitor?


Alguns fatores podem desempenhar um papel nessa situação, e alguns deles não são tão facilmente reconhecíveis quanto você imagina.

Você não usou o capacitor de tamanho correto


A primeira é que você instalou um capacitor que não atende aos requisitos do seu sistema de áudio. Muitas pessoas pensam que só precisarão de qualquer capacitor e trabalho. Bem, isso não é totalmente correto.

Você precisará obter um capacitor forte o suficiente para manter a quantidade total de energia do sistema de áudio do seu carro. Normalmente, o mínimo absoluto é 1 Farad de capacitância para cada 1.000 watts RMS.

Em sistemas multi amplificadores, esse valor deve aumentar para fechar 2F para cada 1.000W RMS. Lembre-se de que o capacitor não funcionará corretamente se não for forte o suficiente.

O capacitor não está perto o suficiente do amplificador


Outra razão pela qual suas luzes ainda estão diminuindo quando você instalou um capacitor é que você o colocou longe do seu amplificador.

Deve sempre ser montado o mais próximo possível do amplificador usando os fios mais curtos possíveis. Ele precisa estar próximo ao amplificador, para que a corrente não tenha uma longa distância a percorrer.

Você não usou o medidor de fio correto para seu capacitor


O calibre do fio também é crítico quando se trata de como a corrente equilibra a resistência.

Fios finos oferecem mais resistência do que fios mais grossos porque menos elétrons podem transportar a corrente pelo condutor (fio).

Como você sabe, o capacitor precisa ter fios curtos que são colocados perto do amplificador. Certifique-se de que os cabos tenham bitola suficiente de acordo com a potência que está sendo enviada ao seu amplificador.

O capacitor não foi carregado corretamente


Existem alguns casos em que você pode ter instalado seu capacitor próximo ao amplificador e usado o fio de bitola correta, mas ainda não está funcionando.

Isso pode ser porque você não carregou o capacitor antes de instalá-lo em seu sistema.

Você deve saber que um capacitor pode ser muito perigoso, então eles sempre são vendidos completamente descarregados. Normalmente, um conjunto inclui um resistor em seu pacote de capacitores para que você possa descarregá-lo com segurança e, às vezes, eles podem até vir com uma luz com fio ou LED.

Este resistor ou lâmpada também é usado para carregar o capacitor. Ou seja, você não pode simplesmente conectar seu capacitor ao sistema de áudio e achar que deve funcionar.

Na maioria dos casos, um capacitor deve vir com um manual e leva apenas cerca de um segundo para carregar o capacitor quando você o conecta ao seu sistema elétrico.

Se não for carregado corretamente, não funcionará como deveria e pode até causar faíscas ou derreter.

Um capacitor está danificado


Em alguns casos, seu capacitor pode estar com defeito, o que significa que não está enviando a quantidade correta de corrente para o seu amplificador.

Isso não acontece com frequência, mas ainda pode ocorrer. Novamente, você precisaria testar isso com um Multímetro se você puder, caso contrário, leve-o de volta ao revendedor e deixe-o tentar para você porque, novamente, os capacitores são muito perigosos.

O escurecimento das luzes do carro é perigoso?


Embora nada aconteça com os faróis incandescentes se eles continuarem escurecendo enquanto o baixo estiver tocando, há preocupações com a segurança dos usuários da estrada e de você mesmo quando estiver na estrada à noite ou com mau tempo.

O escurecimento dos faróis com mau tempo ou à noite significa que você não verá a estrada corretamente. Lembre-se, você normalmente está usando seus faróis no escuro, então não ver a estrada corretamente é uma maneira certa de se envolver em um acidente.

Outro fator a considerar é que outros motoristas podem pensar que você os está “piscando” com seus faróis.

Fazer com que outro motorista pense que você está “piscando” pode causar problemas imprevistos na estrada e deve ser evitado a todo custo. Lembre-se disso novamente; é mais provável do que não aumentar suas chances de você ter um acidente.

Como você conserta os faróis de escurecimento?

Verifique seu sistema elétrico antes de qualquer outra coisa


A primeira coisa que deve estar na sua lista antes de considerar qualquer outra opção é verificar o sistema elétrico do seu veículo.

O cenário mais comum que a maioria das pessoas encontra é que seu alternador está muito fraco e não consegue acompanhar as demandas do sistema elétrico (amplificador).

Você deve ter seu alternador e sua bateria verificados por um técnico qualificado. Você pode verificar a voltagem da bateria rapidamente usando um multímetro, mas pode ser necessário pedir a um profissional para inspecionar seu alternador.

Uma bateria de carro padrão, quando em boas condições, deve ler entre 12,4 e 12,9 volts quando o carro é desligado. No entanto, quando o veículo estiver funcionando, ele receberá uma carga do alternador. Assim a leitura no Multímetro ficará entre 13,8 e 14,5 volts.

Se sua bateria não estiver lendo dentro dessas faixas de tensão, ela pode estar com defeito e talvez seja necessário substituí-la.

Embora existam literalmente milhares de baterias diferentes no mercado, eu pessoalmente gosto de Optima vermelho para um motor de partida ou amarelo se eu quiser adicionar um amplificador ao áudio do carro.

Nunca tive problemas com as baterias Optima, e se você quiser experimentá-las, clique no link acima e verifique o preço mais recente. Antes de fazer o pedido, certifique-se de verificar se uma bateria específica caberá no seu carro.

Se o seu sistema elétrico for o problema, você deve resolver isso primeiro. O que é ótimo é que você pode descobrir que algumas oficinas de reparo de automóveis até testam seu sistema elétrico gratuitamente. Você pode até considerar comprar um alternador maior e instalá-lo por um profissional.

Seu alternador fornece energia na forma de amperagem. O que é notável é que o alternador fornecerá apenas a amperagem correta para qualquer componente do seu veículo e nada mais.

Isso significa que os alternadores de alta potência (maiores) não danificarão os recursos do seu carro ou seu sistema de carregamento de forma alguma.

Instale um capacitor de energia


Depois de ter verificado o sistema elétrico e está tudo bem, e você não está optando por instalar um alternador maior, a próxima coisa que você pode fazer é instalar um capacitor de potência.

Como já mencionei anteriormente no artigo, meu capacitor favorito é o SoundBox SCAP2D . Possui capacidade de 2,5F, suficiente para amplificadores de até 2.000W RMS.

Um capacitor ajudará a suavizar os picos no consumo de corrente do seu amplificador. Depois de instalar um capacitor, você definitivamente notará a diferença quando se trata de picos na música, como quando o baixo está alto ou o bumbo é proeminente.

Um capacitor armazena carga e fornecerá ao seu amplificador a corrente necessária sem ir à bateria, o que normalmente acontece.

Além de garantir que suas luzes não fiquem fracas, também ajudará a garantir que a música não diminua de volume quando o amplificador consumir muita energia.

No entanto, existem alguns fatores que você precisará considerar antes de fazer isso.

O primeiro é o tamanho do capacitor. Você precisará obter um que seja grande o suficiente para se adequar ao seu sistema estéreo. Lembre-se de que os capacitores vêm em vários tamanhos e cada sistema de áudio do carro consumirá diferentes quantidades de energia.

Leve em consideração que, se você optar por um capacitor maior, isso não prejudicará seu sistema de forma alguma. Na verdade, você pode ver benefícios adicionais usando um capacitor de 2 ou até 3 Farads por 1000 watts.

Isso ocorre porque usar um capacitor maior significa que ele pode armazenar mais energia e, portanto, mais carga está disponível para o amplificador quando essas notas graves estão bombeando.

A próxima coisa a considerar é quão perto do amplificador você precisa instalar o capacitor. Quanto mais perto você instalar o capacitor do amplificador, melhor será.

Lembre-se de que leva tempo para a corrente correr ao longo de um condutor. Portanto, quanto mais longe seu capacitor estiver do seu amplificador, há uma probabilidade, naquela fração de segundo, quando você precisar de “suco extra” dele, ele não enviará a carga com rapidez suficiente para o amplificador.

Mude seus faróis de lâmpadas incandescentes para LED


A tecnologia percorreu um longo caminho em todos os aspectos da nossa vida diária, e isso inclui a possibilidade de obter faróis de LED para o seu veículo agora. Você pode estar se perguntando por que você deve substituir seus faróis antigos por LEDs?

As luzes incandescentes usam um filamento que está dentro da lâmpada de vidro. Quando a eletricidade aquece esse filamento, ele produz luz. A desvantagem é que as lâmpadas incandescentes exigem uma quantidade significativa de energia para que brilhem.

Por outro lado, as luzes LED enviam uma corrente elétrica através de um material semicondutor conhecido como diodo. Este diodo emite fótons (luz) através do processo de eletroluminescência.

Esses tipos de luzes exigem muito menos energia para que brilhem com a mesma intensidade (se não mais) do que as luzes incandescentes.

De fato, as luzes incandescentes usam quase o dobro de energia que as luzes LED quando consideradas em um cenário usando faróis de carros. Confira este pequeno vídeo para ver que as luzes incandescentes lêem quase 5 amps quando funcionando em comparação com 2,10 amps com luzes LED.



Não apenas isso, mas eles testam luzes incandescentes novamente LEDs com graves maciços para ver se eles ajudarão a resolver o problema de escurecimento das luzes.

Devido às suas luzes incandescentes consumirem tantos amperes do alternador, elas provavelmente escurecerão quando a tensão cair. A instalação de luzes LED pode resolver seu problema se você tiver tentado todas as outras soluções que oferecemos.

Se você decidir substituir suas lâmpadas padrão por luzes LED, verifique esta ampla seleção na Amazônia. Para garantir que eles se encaixem no seu veículo, você deve colocar o ano de produção, a marca e o modelo para ver os resultados em segundos.

Posso adicionar uma bateria secundária ao meu sistema de áudio do carro?


Muitos pensam que adicionar uma bateria secundária ao sistema de áudio resolverá o problema das luzes de escurecimento, mas essa é uma ideia terrível.

O principal componente de um carro que mantém a bateria carregada é o alternador. Também é responsável por fornecer energia ao sistema elétrico enquanto o motor do carro está funcionando.

Se você adicionar outra bateria ao seu sistema elétrico atual, ele armazenará mais energia, mas posteriormente também adicionará muito mais carga ao alternador.

Quando o alternador estiver sobrecarregado, ele cairá sua tensão e o processo de carregamento da bateria será reduzido. Nada acontecerá com o alternador, mas você pode ter casos em que uma lâmpada de 100 watts brilhará como uma lâmpada de 10 watts.

Portanto, se você tiver um problema com o escurecimento das luzes devido a graves intensos, adicionar uma segunda bateria não resolverá o problema.

Conclusão


Agora você sabe que há uma queda de tensão quando seu baixo está tocando em volumes altos, o que faz com que seus faróis diminuam.

Seu amplificador nos casos em que o baixo está sugando muita energia diminui a tensão porque seu alternador não é forte o suficiente para lidar com a capacidade do seu amplificador.

Embora o escurecimento das luzes não possa realmente danificar o sistema elétrico do seu carro, elas serão um perigo na estrada e podem causar um acidente, então você deve cuidar delas imediatamente.

Para fazer isso, primeiro você precisa verificar seu sistema elétrico e, se necessário, substituir sua bateria ou alternador. Se esse não for o problema, talvez seja necessário instalar um capacitor de energia ou trocar seus faróis incandescentes por faróis de LED.

Isso ocorre porque as luzes LED consomem muito menos energia do que as incandescentes. Até agora, você deve estar armado com o conhecimento para sair e consertar o sistema de áudio do carro, especificamente, o problema das luzes de escurecimento.

Lista de fontes


Escurecimento dos faróis

Luzes do carro escurecendo e iluminando:causas e como corrigi-lo

TESTE PARA QUEDA DE TENSÃO

O que é um capacitor? O que eles fazem e quando usar um

Como funcionam os faróis de um carro?

Como funciona uma lâmpada LED