As baterias de lítio para áudio automotivo são uma alternativa às baterias AGM típicas (baterias de chumbo-ácido), que são grandes e pesadas.
Quando você tem um sistema de som automotivo potente, uma excelente opção é uma bateria de íon-lítio, mas elas são mais caras. Então, quais são as diferenças e as baterias de lítio valem o dinheiro?
As baterias de íons de lítio oferecem muitas vantagens em relação às baterias AGM. Eles são menores, mais leves e oferecem uma taxa de DOD (profundidade de descarga) mais alta do que as baterias AGM. No entanto, as baterias de lítio também são suscetíveis ao calor, frio e podem ser danificadas com métodos de carregamento incorretos. No artigo abaixo, darei uma olhada nas baterias de íons de lítio como um todo, cobrindo todos os aspectos que você precisaria saber ao tentar entender o que são.
Isso inclui como eles beneficiariam o sistema de áudio do seu carro ou se não, e quais são as 3 principais baterias de íons de lítio.
O que é uma bateria de lítio de carro?
Uma bateria de carro de lítio é como qualquer outra bateria de lítio (também conhecida como bateria de íon-lítio ou íon-lítio), um tipo de bateria recarregável.
Com base em pesquisas nas décadas de 1970 e 1980 e disponibilizadas comercialmente pela Sony e Asahi Kasei em 1991, essas baterias recarregáveis são normalmente usadas em veículos elétricos e eletrônicos portáteis. Eles também cresceram em popularidade dentro das forças armadas e são usados para muitas aplicações aeroespaciais.
Tenha em mente que quando falo de baterias de lítio em carros por serem recarregáveis, são consideradas baterias de íons de lítio.
Como funciona uma bateria de lítio de carro?
Qualquer bateria, não importa o tipo, é composta por três componentes principais. Em primeiro lugar, um eletrodo positivo é chamado de cátodo, e depois um eletrodo negativo é chamado de ânodo, e uma camada química é chamada de eletrólito.
Observe que todas as baterias, em sua maioria, funcionam com esses três componentes e, simplesmente, o eletrólito permite que a carga flua entre os eletrodos.
Além disso, durante a
alta de uma bateria, o lado positivo é considerado o cátodo e o negativo, o ânodo. Quando invertido e a bateria está
carregada , o positivo é o ânodo e o negativo é o cátodo.
Os íons de lítio se moverão do eletrodo negativo (ânodo) através do circuito (os íons serão usados como energia elétrica) para o eletrodo positivo durante a descarga. Ao carregar, esse processo é invertido. No entanto, os íons passarão pelo eletrólito sem passar pelo circuito.
Existem também diferentes baterias de lítio que não precisarei detalhar porque estou focando aqui e vou olhar para as usadas em veículos e áudio automotivo.
Qual é a diferença entre uma bateria de lítio de carro e uma bateria normal?
Como você já deve ter adivinhado, a bateria típica que vem com seu veículo motorizado padrão é uma bateria de chumbo-ácido.
Observe que as baterias típicas usadas em objetos domésticos comuns, como o controle remoto da TV, são baterias alcalinas diferentes das baterias de chumbo-ácido que você encontra em seu carro.
Quando se trata das diferenças fundamentais entre baterias de chumbo-ácido e baterias de lítio, posso dividir tudo em cinco categorias:
- Vida útil e custo
- Tecnologia
- Tamanho e peso
- Descarga
- Manutenção
Baterias de lítio x chumbo-ácido (vida útil e custo)
As baterias de carro típicas são muito mais acessíveis do que as baterias de lítio. No entanto, eles oferecem uma vida útil mais curta porque são mais suscetíveis à descarga. Isso significa que quanto mais sua bateria for drenada, menor será sua expectativa de vida.
Por outro lado, as baterias de lítio podem ser caras, mas devido ao seu DOD (profundidade de descarga) ser fenomenal, você precisará de menos baterias para atingir a capacidade desejada. Ao mesmo tempo, eles possuem um ciclo de vida muito mais longo.
Baterias de lítio x chumbo-ácido (tecnologia)
Como já expliquei como funcionam as baterias de íons de lítio, e sem entrar em muitos detalhes sobre baterias de chumbo-ácido, o princípio para todas as baterias é o mesmo.
No entanto, as baterias de chumbo-ácido (baterias AGM) existem há 150 anos e oferecem uma vantagem em termos de melhor funcionamento e capacidade de recarga em condições de congelamento. Em contraste, as baterias de íon de lítio lutam para carregar em condições adversas (elas exigem regulação de temperatura).
Baterias de lítio x chumbo-ácido (tamanho e peso)
As baterias AGM (baterias de chumbo-ácido) são muito mais pesadas e maiores em comparação com suas contrapartes de íons de lítio.
O próprio chumbo-ácido (líquido encontrado em baterias AGM) é a principal causa desse fator e, devido às baterias de íons de lítio terem um DOD de 80% a 90%, seu banco de baterias (células) normalmente ocupará menos espaço.
Baterias de lítio x chumbo-ácido (descarga)
O DOD de uma bateria refere-se à porcentagem real da bateria usada em relação à capacidade geral da bateria, que se refere a um ciclo de carga.
As baterias AGM típicas têm uma descarga de 50Ah, enquanto a maioria das baterias de íons de lítio oferece um padrão de 80Ah a 90Ah. Isso significa que a bateria de lítio precisará ser carregada menos vezes e terá uma vida útil mais longa.
Baterias de lítio x chumbo-ácido (manutenção)
Quando não são feitos de materiais de qualidade, ambos os tipos de bateria acumulam várias substâncias e compostos ao redor das áreas de cátodo e ânodo durante o processo de carga e descarga.
Na maioria das vezes, se você comprar uma bateria de alta qualidade, a manutenção não será necessária. No entanto, se você tiver uma bateria feita de materiais menos adequados, poderá limpar frequentemente os pontos de conexão e os terminais.
Além disso, se os materiais que compõem as baterias não forem ótimos, pode até haver casos em que elas explodam. Por exemplo, a Samsung teve que retirar sua linha de smartphones Galaxy Note 7 exatamente por esse motivo. As baterias de lítio para carros são melhores?
As informações que você lerá abaixo podem surpreendê-lo, mas os carros não são projetados para carregar baterias de lítio. No entanto, vejamos alguns aspectos relacionados ao áudio do carro e se uma bateria de lítio é melhor para sistemas de som.
Dependendo de quantas baterias você precisa para executar o sistema de áudio do seu carro, você pode querer comprar uma bateria de íons de lítio.
Como você já sabe, as baterias de íons de lítio são mais leves, menores e retêm mais carga. Eles também exigem menos “amplificadores nominais” para realizar a mesma quantidade de trabalho. A ressalva, no entanto, é que eles geralmente são muito mais caros.
Se você deseja reduzir a desordem, liberar algum espaço e, essencialmente, até alimentar seu sistema de áudio, uma bateria de íons de lítio é para você. Nesse caso, é uma opção melhor do que uma bateria de chumbo-ácido (AGM) padrão.
Como você pode liberar espaço em seu veículo e devido às baterias de íons de lítio serem mais leves, isso pode permitir que você instale mais alto-falantes ou um subwoofer extra sem aumentar o peso total do seu carro.
Além disso, uma bateria de chumbo-ácido típica pesa aproximadamente 40 libras e você pode precisar, em alguns casos, de duas ou até três, dependendo da complexidade do sistema de áudio do seu carro. Este é o peso de uma pessoa adulta.
Tire esse peso e, para o seu carro, isso significa aceleração mais rápida, velocidade máxima e até economia de combustível. Pode não parecer muito, mas leve esse peso durante um período de condução de 5 anos ou mais e você poderá economizar bastante dinheiro.
Além disso, quando você compra uma bateria de íons de lítio para fins de sistema de áudio do carro, eles normalmente vêm com uma unidade de carregamento, para que você não precise usar um carregador de chumbo-ácido que pode não funcionar muito bem.
Confira este pequeno vídeo onde um audiófilo compara e testa uma bateria de chumbo-ácido com uma bateria de íons de lítio para o sistema de áudio do seu carro, e os resultados são bastante surpreendentes.
A bateria de íons de lítio fornece um volt extra de energia que aumenta a potência e a dinâmica da música e também é rápido para recarregar do modo inativo.
Quais são as vantagens das baterias de lítio?
Eu destaquei as diferenças entre uma bateria de íon de lítio e uma bateria AGM típica se uma bateria de íon de lítio for, de fato, melhor para o sistema de áudio do seu carro.
Vamos detalhar as vantagens para facilitar a referência.
- Taxa de DOD de 80% a 90%
- Vida útil mais longa
- Menor recarga necessária
- Mais potência
- Mais leve em comparação com as baterias AGM
- Menor em tamanho em comparação com as baterias AGM
- Requer menos baterias para a mesma carga de trabalho
Quais são as desvantagens das baterias de lítio?
Embora as baterias de íons de lítio sejam ótimas, elas têm algumas desvantagens que listei abaixo para facilitar a referência:
- As baterias de lítio são caras
- Eles não funcionam bem em temperaturas frias
- A temperatura precisa ser regulada
- Eles podem ser danificados quando carregados com um carregador de bateria de chumbo-ácido
- Sujeito a envelhecimento em temperaturas frias
- Requer um circuito de proteção para manter a tensão e a corrente corretas dentro dos limites seguros
Por que as baterias de lítio não são usadas em carros?
Existem cinco razões principais pelas quais as baterias de íons de lítio não chegaram aos automóveis a gasolina e a diesel, e são elas:
- O alternador não foi projetado para carregar a bateria de lítio corretamente
- A bateria de íons de lítio precisa de proteção estendida
- O preço da bateria
- Sensibilidade a altas temperaturas
- Preocupações de segurança
O alternador do seu carro e a bateria de íon de lítio
Os carros existem há muito tempo (desde 1886) e também as baterias de chumbo-ácido. A tecnologia foi construída em torno dos dois para que eles pudessem ser integrados e funcionarem bem juntos.
Embora você possa ouvir opiniões diferentes dos “gurus” do marketing, o fato é que o alternador de carro típico não consegue carregar baterias de íons de lítio (sem entrar em muitos detalhes) porque sabemos que o funcionamento interno é diferente.
Mudar essa tecnologia em carros típicos custará muito para implementar em veículos (isso não está considerando veículos EV).
Baterias de íon de lítio precisam de mais proteção.
As baterias de íons de lítio estão longe de serem robustas e exigem muito mais proteção do que as baterias AGM. Especificamente ao considerá-los de sobrecarga ou descarga.
Esse fator desempenha um papel no alternador do seu carro, mas além disso, eles precisam ter um circuito de proteção dentro da bateria para evitar que sejam danificados e vazados.
Custo da bateria do carro de íon de lítio
Devido à tecnologia e materiais utilizados na fabricação dessas baterias, elas são muito mais caras que as baterias AGM e aproximadamente 40% mais caras que as baterias de chumbo-ácido.
Além disso, a quantidade de proteção necessária para eles e o dinheiro que os fabricantes de automóveis precisariam gastar para implementar baterias de íons de lítio em seus veículos são significativos.
Baterias de íon de lítio são sensíveis a altas temperaturas
As baterias de íons de lítio são suscetíveis a muito frio e calor.
Se ficarem muito frios, eles se degradarão, fazendo com que sua expectativa de vida diminua, e o mesmo acontecerá com as altas temperaturas. As altas temperaturas podem ser causadas por sobrecarga ou pelos elementos.
Isso significa que, para pessoas que vivem em qualquer lugar do mundo que experimentam invernos frios e verões sufocantes, você pode estar procurando uma nova bateria para cada mudança sazonal.
Bateria de íon de lítio tem preocupações de segurança.
O superaquecimento e a sobrecarga nas baterias de íons de lítio podem levar à decomposição do eletrólito, e isso significa que o gás pode se formar dentro da bateria.
Este gás pode inflamar e causar um incêndio ou, pior ainda, fazer com que a bateria exploda. Esse risco é alto porque o alternador do seu carro estaria carregando a bateria continuamente, o que não foi projetado para fazer e, consequentemente, a bateria do seu carro poderia explodir toda vez que você o dirigisse.
Esta é a principal razão pela qual as baterias de lítio não são usadas nos carros como equipamento padrão.
Qual é a melhor bateria de lítio para carro?
Os três fabricantes que produzem as melhores baterias de íon de lítio para o sistema de áudio do seu carro são Ces, Lítio ilimitado e Xs Power.
Vamos rever as principais baterias de lítio de cada uma delas.
Embora você não encontre baterias de íon de lítio de alta qualidade na Amazon, você pode conferir essas baterias e outras baterias de alta qualidade nos sites dos fabricantes e comprá-las diretamente.
Bateria de lítio XS Power LI-S975 LifePo4 (6.000 watts)
A LI-S975 da XS Power é minha bateria favorita que instalei há alguns anos e funciona perfeitamente até hoje.
Por que eu escolhi XS Power? Bom, em primeiro lugar, ele se encaixa perfeitamente no tamanho do spot que eu tinha no carro sem nenhuma modificação, mas o mais importante, porque meu sistema tem pouco mais de 5.000 Watts, e eu não precisava de nada com potência extrema.
Esta bateria pesa apenas 10 libras (4,45 kg se você preferir métrica) e tem dimensões de apenas 6,5 polegadas de comprimento, 4,92 polegadas de altura e 6,93 polegadas de largura.
Tem uma classificação máxima de 2880 e suporta 6000W. O hardware do terminal m6 para este produto está incluído e possui um padrão gráfico de estilo motocross em preto, cinza, vermelho e branco, enfatizando o nome da bateria.
Bateria de lítio CES 80AH
Esta bateria possui células LTo da marca 40AH Yinlong, o que significa que é muito durável, e a estrutura da bateria é organizada em um formato 2P6S. A bateria está alojada em uma caixa de acrílico preto com links de alumínio e hardware inoxidável. Também inclui 10 Barramentos de Máquinas Spot.
Ele se orgulha de ser adequado para potência de amplificador de até 10kw quando fixado com uma classificação de alternador de 200a de forma conservadora.
Bateria de lítio Cyber 12k ilimitada
Esta bateria possui a tecnologia Lifepo4 da LL e pode ser misturada em um circuito com baterias Blue ilimitadas mais antigas com uma carga máxima de 14,8 volts e suporta 10kw a 14kw dependendo da amperagem do alternador.
Ele tem um design azul brilhante e elegante e tem 13,5 polegadas de largura por 8 polegadas de profundidade x 6,25 polegadas de altura.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu que as baterias de íons de lítio são bem diferentes das baterias AGM padrão cheias de chumbo-ácido. Na verdade, muitas pessoas nem sabem que as baterias de íons de lítio podem ser usadas para sistemas de áudio de carros.
Muitas vantagens vêm com o uso de uma bateria de íon de lítio para o sistema de áudio do seu carro. Estes incluíam que eles eram muito mais leves e menores do que suas contrapartes de chumbo-ácido e produziam mais energia quando a relação potência/peso é considerada. Mais vantagens eram eles manterem a carga por mais tempo e terem uma vida útil mais longa quando comparadas às baterias de chumbo-ácido.
Isso significa que você pode ter mais espaço em seu carro e torná-lo mais leve. Os benefícios disso talvez sejam equipamentos de áudio adicionais em seu veículo e aceleração e velocidades máximas mais rápidas devido à redução de peso ou menor consumo de combustível.
Na maioria das vezes, as baterias de íons de lítio são uma opção melhor se você as considerar para o sistema de áudio do seu carro, embora não funcionem muito bem para a bateria que opera seu veículo real.
No entanto, eles não são isentos de desvantagens, e podem ser muito caros, suscetíveis ao calor e ao frio, e podem ser danificados facilmente se carregados incorretamente.
Seja o que for que você decida escolher para o sistema de áudio do seu carro, espero que este artigo tenha tornado sua decisão um pouco mais fácil.
Lista de fontes
Lítio-íon é a bateria ideal?
Vantagens e desvantagens da bateria de íon de lítio
Bateria de íon de lítio
Bateria de veículo elétrico
Escolhendo as melhores baterias para o seu RV:AGM vs. Lithium
Por que os carros a gasolina e diesel não usam baterias de íon de lítio