>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Como testar uma antena de rádio de carro?


O rádio do seu carro usa um cabo de antena para operar e qualquer problema com o cabo da antena causará problemas de recepção. Considerando que você não pode ter conectividade clara com os sinais FM e AM se a antena ou o rádio do carro tiver um problema, você precisa determinar se o problema é o rádio ou a antena.

Felizmente, existem alguns testes que você pode realizar para determinar se a antena do seu carro é a causa do problema, mas como exatamente devo testar uma antena do carro? Vamos descobrir.

Como regra geral, para testar a antena do rádio do carro, você deve desconectá-la do rádio. Em seguida, conecte o cabo de um multímetro à porta da antena do rádio e a outra tampa à antena do carro.

Se a leitura for inferior a 5 ohms, significa que há uma boa conexão entre o rádio e a antena, e a antena está funcionando corretamente. Caso contrário, se a leitura for muito superior a 5 ohms, a antena do carro está danificada.

Neste artigo, examinarei diferentes maneiras de identificar e corrigir problemas na antena do carro.

Remova a antena do carro


Se você suspeitar que a antena do seu carro é a causa de seus problemas de recepção de rádio, você pode testá-la usando um ohmímetro usando três métodos diferentes.

No entanto, primeiro você precisa remover a antena do carro antes de testá-la. Aqui estão os passos a seguir ao remover uma antena de carro.

Identifique o tipo de antena


Antes de remover a antena do seu carro, você precisará entender que tipo de antena seu carro usa.

Na maioria dos casos, os carros usam mastros fixos ou suportes de pilares. Os mastros fixos são montados nos pára-lamas do carro enquanto o Pillar Mount desliza nos pilares das portas do carro.

Procure o cabo ou extensão


Verifique o cabo coaxial que vai da parte traseira do rádio até a antena. Na maioria dos carros, esse cabo estará localizado atrás do painel do carro.

Depois de encontrá-lo, verifique se é um cabo que percorre todo o comprimento ou um cabo de extensão. Se for um cabo, desconecte o cabo da parte de trás do rádio do carro.

No caso de um cabo de extensão, você só precisa desconectar o cabo no acoplamento de extensão.

Cobrir a superfície do carro


Antes de começar a remover a antena do seu carro, é preciso proteger a superfície do seu veículo cobrindo-o com um pano limpo para não danificar a pintura.

Você também precisa ter cuidado ao remover a antena para não riscar a pintura e o acabamento do seu carro.

Levante o anel de borracha


Depois de colocar o pano limpo no lugar, use uma chave de fenda para levantar suavemente o anel de borracha.

Normalmente, o ilhó de borracha é a borracha ao redor da borda da antena do carro. Erguer esta parte de borracha até que esteja solta o suficiente para permitir que você retire a antena com facilidade.

Remova os parafusos de montagem


Usando uma chave de fenda, solte suavemente os parafusos que estão apertando o suporte da antena.

Levante o suporte da antena da superfície do carro e verifique sob o painel para ver o local onde a antena está montada. Na maioria dos casos, isso está sob o lado do passageiro da frente dentro do carro.

Desconecte o soquete que contém a antena


Usando uma chave inglesa, desfaça o soquete que prende a antena ao carro.

Se você não tem experiência em remover a antena do carro ou está preocupado em danificá-la, precisará de alguém para ajudar a segurar a antena do carro na parte externa do veículo durante esta etapa.

Isso evitará que a antena caia e danifique a pintura e o acabamento do carro.

Se não houver ninguém para ajudá-lo, você pode usar um pano limpo para proteger a pintura do carro e a antena. Finalmente, remova a antena do veículo deslizando o soquete para fora.

Teste a antena usando um multímetro


Depois que a antena for removida do carro, você poderá testá-la usando três métodos diferentes usando um multímetro .

Aqui estão os passos a seguir para testar a antena do seu carro:

Conectando o multímetro à ponta da antena e à porta da antena de rádio


Este teste mede a conexão entre a antena e o rádio.

Conecte um fio do multímetro na antena e o outro na ponta do fio que entra no rádio.

Mexa a antena enquanto verifica as leituras. Se a leitura estiver consistentemente abaixo de 5 ohms, significa que a conexão está boa.

Conectando o multímetro à base da antena e ao cabo da antena


Neste método, você testará a conexão entre o cabo da antena e a base da antena.

Conecte um fio do multímetro ao cabo da antena e o outro fio à base da antena.

Se a leitura for consistentemente inferior a 5 ohms, significa que a conexão de aterramento está boa.

Conectando o multímetro ao cabo da antena e ao pino do rádio


Este método testa se a conexão no cabo da antena está funcionando bem.

Coloque um fio do ohmímetro no cabo da antena e o outro no pino do rádio.

Se as leituras do ohmímetro forem infinitas, a antena está corretamente aterrada e funcionando bem.

Se as leituras estiverem corretas após a realização dos testes acima e você ainda tiver problemas com a qualidade do sinal, pode haver um problema no próprio rádio.

Compreendendo os diferentes tipos de antenas de carro


Existem diferentes tipos de antenas para carros e você precisa entendê-los para testá-los de forma eficaz. Aqui estão alguns dos tipos de antenas mais comuns encontrados em carros.

Antenas internas


Esse tipo de antena do carro, como o nome sugere, está localizada dentro do carro ao redor do para-brisa, painel ou área do porta-malas.

Normalmente, essa localização melhora a proteção da antena contra danos acidentais e intempéries. Isso significa que você pode encontrar avarias mínimas se o seu carro usar esse tipo de antena.

Considerando que essas antenas estão localizadas dentro do carro, sua recepção de sinal não é clara quando comparada às antenas externas.

Em alguns carros, essas antenas vêm com um amplificador embutido que pode ajudar a melhorar seu desempenho de recepção. No entanto, você pode melhorar seu desempenho de recepção usando um amplificador de antena.

Antenas externas


As antenas externas do carro são montadas no exterior do carro ao redor do porta-malas ou capô.

Na maioria dos casos, essas antenas terão melhor recepção. No entanto, isso também significa que eles são mais propensos a quebras ou danos acidentais devido ao mau tempo.

Normalmente, essas antenas são de fibra de vidro ou metal para ajudar a melhorar sua durabilidade. Além disso, algumas das antenas externas são retráteis, o que ajuda a protegê-las de danos quando não estão em uso.

Antenas de satélite


Estes são os tipos de antenas mais recentes e avançados usados ​​em automóveis.

Eles consistem em uma instalação de rádio dock perto do painel ou pára-brisa do carro. Em seguida, os cabos de conexão vão do rádio pela lateral ou traseira do veículo até uma antena magnética presa ao teto do carro.

Ao contrário dos tipos de antenas mencionados anteriormente que usam estações de transmissão gratuitas, as antenas de satélite usam assinaturas pagas.

No entanto, sua recepção é excelente e oferecem qualidade de som superior.

Outros fatores que podem estar causando problemas de recepção de sinal


Embora muitas pessoas pensem que a causa dos problemas de recepção de sinal do rádio do carro é a antena, alguns outros fatores podem estar causando o problema.

Antes de concluir que a antena do carro é o problema quando o rádio continua cortando, considere primeiro as seguintes coisas:

Obstrução Física


A antena de satélite do seu carro pode estar em boas condições de funcionamento, mas perdendo a conexão com o satélite devido a obstrução física.

Aqui estão algumas situações em que o rádio via satélite do seu carro pode ser interrompido devido à obstrução física.
  • Ao dirigir próximo a prédios altos
  • Ao dirigir em lugares com vales profundos e montanhas
  • Se o seu veículo estiver estacionado sob uma espessa copa de árvores
  • Se você estiver dirigindo por um túnel

Se você suspeitar que o rádio via satélite do seu carro está cortando devido a obstrução física, você pode tentar dirigir para uma área livre e ver se o rádio vai parar de cortar antes de testar a antena do satélite.

Na maioria dos casos, sua antena de satélite se conectará melhor com uma visão clara do céu do sul.

Afinador com falha


Outra razão pela qual o sinal de rádio pode ser cortado mesmo quando a antena de satélite está em boas condições de funcionamento é o problema do sintonizador de rádio por satélite.

O sintonizador ajuda na recepção do sinal das estações. No entanto, quando não está funcionando corretamente, ele não capta efetivamente os sinais, decodifica as informações e as converte para as várias estações.

Você pode tentar mudar para canais diferentes para verificar se o problema é causado pelo sintonizador ou pelo canal específico que você escolheu.

Fiação ruim


Mesmo que sua antena esteja funcionando corretamente, uma fiação ruim entre o sintonizador e a antena pode fazer com que o rádio corte ou cause uma qualidade de som ruim.

Você pode verificar isso inspecionando fisicamente os cabos entre o sintonizador e o sistema estéreo com o rádio tocando.

Flexione a fiação e mexa os conectores enquanto ouve se há alguma alteração na qualidade do som. Os fios transferem baixa tensão e você não precisa se preocupar com o choque elétrico ao flexionar.

Lembre-se de que diferentes estações de rádio por satélite usam tecnologia de áudio diferente e, portanto, você não deve se alarmar por causa de um som ou tom único.

Interferência do Adaptador FM


Você pode enfrentar problemas de recepção de sinal devido ao adaptador FM sendo interferido por um transmissor de rádio FM diferente.

Na maioria dos casos, isso acontecerá quando você estiver dirigindo entre diferentes áreas onde os sinais transmitidos podem se sobrepor.

Normalmente, a interferência do adaptador FM começa com a redução da qualidade do som.

Antes de testar sua antena, você pode verificar se este é o problema verificando se o transmissor está funcionando com as frequências para as quais foi projetado. Certifique-se de que o som do seu carro esteja configurado para essa frequência.

Lembre-se de que o botão ou botão do sintonizador de rádio do seu carro pode colidir e comprometer a qualidade do som, especialmente ao dirigir em uma estrada irregular.

Além disso, a transmissão de uma estação de rádio FM próxima pode causar interferência do adaptador FM.

Perguntas relacionadas

Como posso melhorar a capacidade de recepção de sinal da antena do meu carro?


Se a antena do seu carro estiver conectada corretamente e a fiação estiver em boas condições, mas a capacidade de recepção não for impressionante, você pode usar os seguintes métodos para melhorá-la.

Estender o comprimento de uma antena


A antena é projetada para captar os comprimentos de onda de rádio enviados para o ar e convertê-los no som que você ouve.

Isso significa que uma antena mais longa captará mais sinais, traduzindo-se em melhor qualidade de sinal. Portanto, é aconselhável equipar seu carro com uma antena com cerca de 32 polegadas de comprimento.

Melhore a localização da sua antena


Os dispositivos elétricos ao redor do compartimento do motor do seu carro podem interferir nos comprimentos de onda do rádio.

Isso significa que a antena do seu carro terá um desempenho ruim quando localizada perto do compartimento do motor do que quando localizada ao redor do porta-malas.

Essa interrupção do comprimento de onda pode causar estalos e zumbidos altos ou um som de assobio estático suave.

Depois de mover a antena do carro para um local distante do motor, lembre-se de aterrar conectando-a ao chassi de metal do carro.

Instale um reforço de sinal


A maneira mais confiável de melhorar o desempenho da antena do seu carro é instalar um amplificador de sinal ou um pré-amplificador. O amplificador de sinal ajuda a amplificar o sinal fraco que a antena capta do ar.

Você também pode usar o sistema de ajuste de diversidade, que utiliza duas antenas, uma na parte traseira do carro e outra na frente, para melhorar a capacidade de recepção do sinal alternando entre as antenas.

Conclusão


Se o rádio do seu carro continuar cortando, a antena pode ser o problema.

Com uma chave inglesa e uma chave de fenda, você pode remover a antena do carro para testar. Use um ohmímetro para testar a conexão e, se as leituras forem inferiores a 5 ohms, a antena está em boas condições de funcionamento.

Caso contrário, a antena não está funcionando corretamente e pode ser necessário consertá-la ou substituí-la.