>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> Som e Acessórios Vídeo

Melhor crossover para áudio automotivo


Os humanos podem ouvir sons na faixa de frequência de 20 a 20.000 Hz.

Mas toda esta gama é impossível de cobrir por um único alto-falante. É por isso que temos diferentes alto-falantes focados em lidar com diferentes faixas de frequência. O woofer lida com as frequências baixas, o tweeter lida com as frequências altas e o alto-falante de médios lida com as frequências médias.

Os alto-falantes do carro vêm principalmente em dois tipos:alto-falantes coaxiais e componentes.

Enquanto os alto-falantes coaxiais têm um woofer e um tweeter (ou woofer, tweeter e midrange em alto-falantes de 3 vias) combinados em uma única unidade, o conjunto de alto-falantes componente tem esses alto-falantes separados fisicamente um do outro .

Exemplos comuns do segundo tipo são alto-falantes componentes de 6,5 polegadas e alto-falantes componentes de 6 × 9 polegadas.

Os principais benefícios desses alto-falantes são o design modular, personalização , melhor palco sonoro e melhor qualidade de som em geral.

Melhor crossover para áudio automotivo

  • DS18 PRO-CFX (Melhor Crossover Passivo de 2 Vias)
  • Planeta Áudio EC10B (Melhor Crossover ativo de 2 vias)
  • Audiopipe CRX-303 (Melhor Crossover Passivo de 3 Vias)
  • Clarion MCD360 (Melhor Crossover ativo de 3 vias)

Mas como você garante que cada tipo de frequência seja enviado ao alto-falante relevante?

Enviar a frequência errada para um alto-falante não apenas causará distorção de som, mas também explodirá esse alto-falante em muitos casos.

Para resolver esse problema, você precisará de um crossover.

É um dispositivo que filtra frequências indesejadas de um sinal de áudio antes de enviar o sinal restante para um alto-falante relevante. Ele faz isso com a ajuda de dois componentes embutidos chamados filtro passa-alta e filtro passa-baixa.

Filtro passa-altas


Um filtro passa-alta só permite que frequências acima de um determinado número de frequência (também chamada de frequência de corte) passem para um alto-falante.

Filtro passa-baixa


Um filtro passa-baixa faz exatamente o oposto de um filtro passa-alta. Ele só permite que frequências abaixo de um determinado número de frequência passem para um alto-falante.

Nesta postagem, discutiremos cinco dos melhores crossovers para áudio automotivo em 2022 .

DS18 PRO-CFX:Melhor Crossover Passivo de 2 Vias

DS18 PRO-CFX 2-Way Car Audio Passive Crossover,...
  • Distribuição de frequência perfeita - nossos crossovers são projetados para fornecer a perfeita...
  • Seu sistema agradecerá - esteja você substituindo todo o sistema ou apenas...
  • Design inteligente - eles são projetados especificamente para serem pequenos e compactos para que sejam...
$ 42,63 VEJA NA AMAZÔNIA
O primeiro crossover nesta lista é o Pro-CFX da DS18.

É um crossover passivo de 2 vias que é super fácil de instalar e faz seu trabalho com eficiência.

Sim, parece um pouco caro para um alto-falante passivo no início. É quando você percebe que tira dois deles da caixa. A forma de par torna o Pro-CFX adequado para qualquer configuração padrão de 4 alto-falantes (2 tweeters + 2 woofers).

É bastante simples em termos de design. Você obtém um esquema de cores totalmente preto com o logotipo DS18 na parte superior e alguns conectores na parte frontal e traseira.

Se falarmos sobre a parte frontal, você obtém os terminais W +, W -, IN + e IN –. Os W + e W – referem-se aos conectores positivo e negativo do cabo do woofer. Da mesma forma, IN + e IN – são os conectores para o fio de entrada conectado ao amplificador.

O outro lado é interessante por causa de quatro conectores para apenas o tweeter (em vez de dois). Enquanto TW - é onde conectaremos o fio negativo, o fio positivo será conectado a qualquer um dos conectores de 0dB, -3dB e -6dB - dependendo de quão alto você deseja que seus tweeters sejam.

Em qualquer volume, os tweeters são geralmente mais altos do que o resto do seu sistema. Usando esses conectores 'dB', o Pro-CFX atenuará a potência indo para o tweeter e resolver este problema.

Em 0dB, não há atenuação e a potência total é enviada ao tweeter. Em -3dB, você terá metade da potência; em -6dB, reduzirá pela metade novamente (encolher para 1/4 da potência total). Esse recurso também pode ser útil se você estiver emparelhando tweeter e woofer de diferentes fabricantes com diferentes classificações de dB.

A outra coisa que eu gostei aqui é que todos os conectores são aparafusados ​​– tornando as conexões firmes e seguras.

Quanto às outras especificações, você obtém até 300 Watts de potência, 12 dB/Oitava inclinação de corte , e ponto de cruzamento de 3,5 kHz.

Ele vem com apenas um comprimento de 6,3 polegadas e profundidade de 3,5 polegadas. Um perfil tão pequeno permite que você os coloque dentro dos painéis das portas sem nenhum problema de compatibilidade.

No geral, o DS18 Pro-CFX é ideal se você possui um sistema simples de alto-falantes de 2 vias em seu veículo e deseja um tipo de crossover plug-n-play.

Planet Audio EC10B:Melhor Crossover ativo de 2 vias

Planet Audio EC10B 2-Way Crossover eletrônico com...
  • Oferece a mesma qualidade e desempenho do EC20B em duas vias (passa-alta/passa-baixa)...
  • Passa baixa variável:35 Hz a 400 Hz, Passa alta variável:50 Hz a 1,5 kHz
  • Crossover Slope:6 dB / oitava, controles independentes de nível dianteiro e traseiro
$ 48,59 VEJA NA AMAZÔNIA
Caso você queira um crossover de 2 vias com mais opções de controle, você pode verificar o Planet Audio EC10B.

Graças a uma variedade de knobs e botões na parte superior, você pode facilmente imaginar o quão avançado ele é comparado ao DS18 Pro-CFX.

Você pode dividi-los em duas seções:conectores de entrada/saída e controles de canal frontal/traseiro.

O LED de alimentação, o conector de nível remoto e as saídas passa-baixa e passa-alta esquerda/direita pertencem a esta seção. Você pode encontrá-los no lado superior frontal e no lado direito, respectivamente.

Abaixo desses conectores de saída, temos +12V/terra/terminais de ativação remota e um conector de fusível. Quanto aos fios, a Planet Audio recomenda um fio de calibre 16 como alimentação (com um fusível em linha de 3A) e fio terra.

No lado esquerdo, você verá entradas RCA esquerda/direita e entradas de nível de alto-falante esquerdo/direito. O último significa que você pode conectar entradas estéreo de fábrica e pós-venda neste crossover sem nenhum problema.

Outra coisa que devo mencionar é que, por ser um crossover ativo, o sinal de entrada que entra nele NÃO deve ser amplificado. Em vez disso, você conectará os conectores de entrada estéreo diretamente ao crossover e alimentará sua saída ao seu amplificador.

Agora, falaremos sobre controles de canal. Eles são divididos em duas partes:controles de canal crossover passa-baixa e controles de canal passa-alta.

Na primeira parte, temos o conector de nível de saída – apenas um pequeno sopro no LED de alimentação. É usado para controlar a saída para o canal passa-baixa. No lado esquerdo deste botão estão o controle de nível de reforço de graves e o controle de frequência de passagem baixa. Eles são usados ​​para controlar a quantidade de graves adicionada a este canal e a frequência mais alta que passará por ele.

A segunda parte dos controles está localizada na área inferior e consiste em controle de nível de saída e controle de frequência passa-baixa. Esses controles são irmãos dos que discutimos acima e são usados ​​para controlar a saída do canal passa-altas e definir a frequência mais baixa que passará por ele.

Entre os controles de canal passa-baixa e passa-alta, há um seletor de modo de saída e seletor de fase . Enquanto o seletor de modo serve para selecionar a saída de sinal Mono ou Estéreo para saídas de baixa passagem, o seletor de fase ajuda a obter o melhor alinhamento de tempo e imagem para o sub.

Como é muito maior que o DS18-CFX, você terá que escolher cuidadosamente um local de montagem para o EC10B. De acordo com a Planet Audio, a área de montagem deve ser plana, relativamente mais fria, longe de aquecedores e linhas de exaustão e menos propensa a vibrações.

Meus principais problemas com este crossover são o preço extra comparado aos crossovers passivos de 2 vias e um layout menos amigável para iniciantes para controles de canal. Fora isso, é perfeito para usar em uma variedade de configurações.

Na minha opinião, a configuração ideal para o EC10B seria dois amplificadores monobloco e um único amplificador de 2 canais para alimentar dois subs e um par de alto-falantes.

Audiopipe CRX-303:Melhor Crossover Passivo de 3 Vias

Audiopipe 3 Way Crossover CRX-303 300 Watts...
  • Novo e original de fábrica!
$ 23,50 VEJA NA AMAZÔNIA
O Audiopipe CRX-303 é um crossover passivo de 3 vias que parece e funciona quase de forma idêntica ao DS18 Pro-CFX.

Como o Pro-CFX, ele vem com um lado superior transparente que permite que você veja os capacitores de polímero de alta qualidade dentro.

A parte frontal é onde você terá todas as opções de entrada e saída. O IN+ e IN- referem-se aos terminais +ve e -ve para o fio de entrada do amplificador. À direita, você terá conexões W+, W-, M+, M-, T+ e T-. Estes são os terminais +ve e -ve para os fios do woofer, médios e tweeter respectivamente.

Uma coisa que devo mencionar é que o CRX-303 foi projetado para funcionar com alto-falantes de 4 Ohms. Isso significa que seu tweeter, médios e subs devem ser do tipo 4 Ohms. Muitas pessoas relataram que você obterá estalos e estalos além de uma certa voltagem se emparelhar alto-falantes de 6 ou 8 ohms com ele.

Outras coisas que não gostei no CRX-303 são a falta de controle de volume para os tweeters e um perfil um pouco maior em relação ao Pro-CFX.

No lado positivo, é mais barato, não requer energia para operar e pode lidar com alto-falantes com até 300W de potência de pico (150W RMS).

Outras especificações incluem faixa de frequência do woofer de 20Hz-500Hz, faixa de frequência de médio porte de 500Hz-3,5kHz e faixa de frequência do tweeter de 3kHz-20kHz.

Clarion MCD360:Melhor Crossover ativo de 3 vias

Clarion MCD360 2/3-Way 6-Channel Electronic...
  • País de origem:China
  • Peso do pacote:1,157 kg
  • Package Quantity :1
$89.95 SEE ON AMAZON
The Clarion MCD360 is 6-channel active crossover that can be used in both 2-way or 3-way modes .

Like the EC10B, it has input and output connections on its left and right sides, and all the channel controls on the front.

The left side is where you’ll find front RCA inputs, rear RCA inputs, and subwoofer RCA inputs. On the right, you’ll get outputs connectors for front/rear/subwoofer RCAs as well as the usual ground/+12V/remote connections. The RCA outputs give you 5V signals – meaning you may or may not require you to use a line driver depending on your setup.

On the front, you’ll get controls such as front/rear/subwoofer high-pass frequency adjustments, phase switch, subwoofer bass control, front/rear input switch, output level controls, etc.

Since we have already discussed most of them in the EC10B review, I’ll not repeat them here. But there are some unique options, such as sub input switch that allows you to direct the audio signal from front and rear channels to sub input if a dedicated sub input is not there.

The main issues you can have with this crossover are the relatively high price and a larger size. On the other hand, you get a high-end crossover that can be used in a variety of car audio setups.

Active Vs Passive Crossover


Crossovers come in two main types:Active and Passive.

Passive Crossovers


Passive crossovers don’t require any power to operate, and they’re the ones that come with component speakers out of the box. They consist of a few resistors, capacitors, and coils.

They receive a full-range signal sent by the amplifier, filter the unwanted frequencies, and send the remaining audio signal to the speakers. Some of these crossovers have the option to turn down the tweeter volume if you think it’s too loud. Their main advantages are cheap price and easy installation process.

On the other hand, these crossovers are notoriously inefficient when it comes to power management. Since they filter an already-amplified signal, the unwanted part of that signal turns into heat. They’re also not as accurate as active crossovers.

Active Crossovers


Unlike passive crossovers, active crossovers require +12V, ground, and turn-on connections to operate. While it makes them slightly complicated to install, they provide better signal separation and more control over the audio signal.

They sit between your car radio and the amplifier and remove the unwanted frequencies before sending them to the amp. This way, the amplifier doesn’t waste power on amplifying the frequencies your speakers won’t play. Generally, these crossovers give you volume control options for each of their channels so you can keep them in sync.

One big advantage of active crossovers is the adjustable crossover slope . It defines the rate at which the crossover attenuates those unwanted frequencies.

The main issues you can have with such crossovers are the extra budget and more time duration to install (as you have to manage +12V, ground, and remote connections).

DSP vs Passive Crossovers


Some people argue that passive crossovers are not needed if you’re using a DSP in your car audio system.

This argument certainly makes sense as DSP (also known as the Digital Signal Processor) gives you the combined functionalities of a hi-lo converter, an equalizer, a crossover, and a line driver.

But you may still want to use passive crossovers, along with the DSP, if you have a lot of speakers sets (2 6×9 components speakers, and 2 6×8 coaxial speakers, for example) and only have a 4-channel amplifier to connect them to.

In such a scenario, the two components speakers can connect with their respective passive crossovers, which will then connect to your amp’s channels 1 and 2. Then, you can use channels 3 and 4 for the two coaxial speakers.

On the other hand, if you solely rely on a DSP for this purpose, you’d need a 6-channel amplifier.

Another reason why you should keep using passive crossovers is the tweeter protection . In case you accidentally send some bass frequency to your tweeter, a passive crossover will filter it out. It can be handy if your DSP/Amplifier’s crossover is malfunctioning for some reason.