Crossover e equalizador são dois dos componentes de áudio do carro de nível avançado.
Isso significa que, embora eles não sejam tão críticos quanto alto-falantes ou amplificadores, e você não precisará deles logo no início, eles podem atualizar o som do seu carro de bom para ÓTIMO.
Muitas pessoas pensam em crossovers e equalizadores como dois nomes para a mesma coisa (como unidade principal e som do carro), mas esse não é o caso, pois são dois dispositivos diferentes.
Cruzamento
Antes de realmente discutir os crossovers, teremos que discutir as frequências de som. Os alto-falantes geralmente produzem
frequências de som entre 20 e 20.000 Hz pois esta é a faixa onde nós humanos podemos ouvir o som.
Como um único alto-falante não pode cobrir toda essa faixa, diferentes alto-falantes são projetados para lidar com diferentes frequências.
Por exemplo, o subwoofer é um alto-falante especializado para produzir frequências de baixo alcance (graves); enquanto os tweeters e os drivers de médio porte são melhores na produção de frequências de alto nível e médio, respectivamente.
É aqui que entra o crossover. Ele remove frequências indesejadas de um sinal de entrada de áudio e, em seguida, envia a parte restante para os alto-falantes relevantes.
Dessa forma, subwoofers, alto-falantes de médio porte e tweeters recebem o sinal de áudio para o qual foram projetados.
Em cada crossover, há um filtro passa-alta e um filtro passa-baixa.
Enquanto um filtro passa-altas bloqueia as frequências mais baixas e envia os sinais de altas frequências para o tweeter, o filtro passa-baixas bloqueia as altas frequências e envia as notas de nível baixo para o subwoofer.
Em um crossover de 3 vias, há um terceiro filtro chamado filtro passa-banda que filtra as frequências entre os filtros passa-baixa e passa-alta.
Sem um crossover no lugar, seus alto-falantes podem ser danificados/queimados ao receber um sinal de áudio 'errado'.
Crossovers vêm em dois tipos:Crossover Ativo e Passivo.
Os crossovers passivos não precisam de energia externa para filtrar o sinal, enquanto os crossovers ativos exigem conexão de energia e terra, pois oferecem muito mais controle e flexibilidade sobre o sinal. Para saber mais, leia este post sobre os melhores crossovers de áudio do carro.
Equalizador
A seguir temos o equalizador do carro. É um dispositivo que permite ajustar o som muito além das configurações típicas de agudos e graves.
Mesmo que você tenha todos os componentes de áudio do seu carro no lugar, o som que você obtém pode não ser perfeito para você. E você pode querer fazer alguns ajustes finos.
É aqui que os equalizadores de carro entram em cena. Eles permitem que você ajuste o sistema de som do seu veículo de acordo com seu gosto.
Eles vêm em dois tipos:
Equalizador gráfico
Um equalizador gráfico mostra uma representação gráfica de diferentes bandas de frequência. Uma banda de frequência é uma região específica em toda a faixa de frequência do equalizador.
Esses equalizadores apresentam controles deslizantes diferentes, dependendo do modelo, cada um responsável por controlar uma faixa de frequência fixa.
Por exemplo, um EQ de 5 bandas terá cinco controles deslizantes diferentes:um para cada
subgraves, graves, médios, médios e agudos . O mesmo vale para um EQ de 10 bandas que terá dez controles deslizantes diferentes para ajustar diferentes faixas de frequência.
Uma coisa importante a notar aqui é que fazer alterações em uma faixa de frequência também terá algum efeito nas faixas de frequência vizinhas.
Equalizador paramétrico
Os equalizadores paramétricos permitem um controle ainda maior ajustando a largura de banda e o ponto central de cada banda de frequência.
Ajustando a largura de banda, você pode controlar o efeito que uma banda de frequência pode ter em suas bandas vizinhas. Quanto maior a largura de banda de frequência, mais ela afetará suas bandas vizinhas.
Resumindo, esses EQs permitem que você faça
ajustes finos em qualquer banda de frequência específica – dando-lhe o máximo controle.
Crossover vs Equalizer:Conclusão
Então, agora, você sabe a diferença entre um crossover e um equalizador. Embora esses dois componentes se enquadrem na categoria "processador de som", eles funcionam de maneira diferente.
Enquanto o crossover é usado para bloquear algumas frequências de um sinal de áudio e enviar as restantes para um alto-falante relevante, o EQ personaliza a saída de frequência de um sistema de áudio do carro.