>> Tecnologia eletrônica >  >> Som e Eletrônica >> detectores de radar

O que são detectores de fumaça?

Um detector de fumaça é um dispositivo que detecta fumaça, normalmente como um indicador de incêndio. Muitas vezes, é necessário que edifícios comerciais e residenciais tenham pelo menos um detector de fumaça instalado. Os detectores de fumaça funcionam usando um sensor para detectar partículas de fumaça no ar. Quando o sensor detecta fumaça, ele aciona um alarme. O alarme geralmente é um som alto projetado para alertar as pessoas no prédio de que há um incêndio.

Existem dois tipos principais de detectores de fumaça:detectores de fumaça de ionização e detectores de fumaça fotoelétricos. Os detectores de fumaça de ionização usam um elemento radioativo para ionizar o ar dentro do detector. Quando partículas de fumaça entram no detector, elas interrompem a ionização e acionam o alarme. Os detectores fotoelétricos de fumaça usam uma fonte de luz e uma fotocélula para detectar partículas de fumaça. Quando partículas de fumaça entram no detector, elas bloqueiam a luz da fonte de luz e acionam o alarme.

Os detectores de fumaça de ionização são geralmente mais sensíveis a pequenas quantidades de fumaça, enquanto os detectores de fumaça fotoelétricos são geralmente mais sensíveis a grandes quantidades de fumaça. No entanto, os detectores de fumaça de ionização têm maior probabilidade de produzir alarmes falsos, enquanto os detectores de fumaça fotoelétricos têm menos probabilidade de produzir alarmes falsos.

Os detectores de fumaça são um importante dispositivo de segurança que pode ajudar a salvar vidas em caso de incêndio. É importante instalar detectores de fumaça em todos os edifícios comerciais e residenciais e testá-los regularmente para garantir que estejam funcionando corretamente.