LCD significa "tela de cristal líquido", uma tecnologia usada nos vários mecanismos de exibição de muitos dispositivos eletrônicos. LCM significa "monitor de cristal líquido" e é usado para se referir especificamente a um monitor de computador que emprega a tecnologia LCD.
História
A tecnologia de cristal líquido foi originalmente popularizada nas telas de exibição de calculadoras, relógios, relógios digitais e outros dispositivos de computação simples. As primeiras dessas telas eram todas monocromáticas.
Usos avançados
A tecnologia LCD avançou tanto que as telas de cristal líquido agora são capazes de uma gama completa de cores. Televisores de tela plana, computadores de mesa, laptops e telefones celulares usam essas telas de cristal líquido.
Diferenciação
Um monitor de computador que usa a tecnologia LCD é chamado de "monitor LCD" ou "LCM". Os dois termos são usados indistintamente. No entanto, "LCD" e "LCM" não podem ser usados de forma intercambiável, porque nem toda tela que emprega a tecnologia LCD é um LCM.
Vantagens
Especialmente com o desenvolvimento da tecnologia LCD que pode mostrar uma gama completa de cores, as telas LCD estão tornando obsoleta a antiga tecnologia de tubo de raios catódicos. Isso ocorre porque as telas de LCD consomem menos eletricidade e ocupam menos espaço.
Tecnologias semelhantes
Outras tecnologias frequentemente usadas da mesma forma que as telas de LCD são os painéis de exibição de plasma (PDP's) e as telas eletroluminescentes (ELD's). As tecnologias ELD e LCD às vezes são usadas no mesmo dispositivo para fornecer figuras e uma luz de fundo para iluminá-las.