Os monitores de tubo de raios catódicos (CRT) mais antigos estão sendo substituídos por monitores de cristal líquido (LCD) em muitas residências e escritórios. Os painéis de televisão LCD estão substituindo cada vez mais os televisores CRT em residências e hotéis. Os painéis LCD oferecem uma série de vantagens sobre os monitores CRT, especialmente quando o custo de compra dos monitores LCD corresponde ao custo dos modelos CRT que estão substituindo.
Espaço
Os monitores LCD ocupam muito menos espaço do que os monitores CRT. Os monitores LCD também são conhecidos como monitores de "painel plano" porque não precisam do espaço ocupado pelo tubo de raios catódicos em um monitor CRT convencional. Isso significa que há mais espaço na área de trabalho física para documentos e outros equipamentos de computador periféricos.
Consumo de energia
Os monitores LCD consomem menos energia do que os monitores CRT. O consumo de energia dos monitores LCD aumenta à medida que o tamanho da tela aumenta, mas ainda permanece significativamente menor do que o dos monitores CRT. O consumo de energia típico de um monitor LCD é entre 25 e 50 watts, dependendo do tamanho, enquanto mesmo um monitor CRT de 15 polegadas pode usar entre 60 e 80 watts, enquanto os monitores CRT de 19 polegadas usam algo entre 70 e 150 watts.
Brilho
Os monitores LCD emitem uma imagem muito mais brilhante do que os monitores CRT devido à alta intensidade de pico que eles geram. A alta intensidade de pico resulta do fato de os painéis LCD terem uma luz de fundo constante que ilumina a tela. Isso torna os monitores LCD uma escolha muito melhor para uso em áreas bem iluminadas.
Cintilação da tela
Os monitores CRT varrem a área de visualização da tela como linhas horizontais, e a taxa na qual toda a tela é coberta por essas varreduras de linhas horizontais é conhecida como taxa de atualização. Os monitores CRT normalmente têm baixa taxa de atualização e isso causa um efeito de oscilação. Isso pode ser prejudicial à saúde quando visto por longos períodos, causando cansaço visual e dores de cabeça. Os monitores LCD são capazes de taxas de atualização muito mais altas, com taxas de 75 e 85 hertz sendo comuns. Isso significa que há menos cintilação visível com um monitor LCD, tornando os monitores LCD mais confortáveis de usar.