Um cabo Enhanced IDE (EIDE) é um tipo de cabo de computador usado para conectar um dispositivo de armazenamento, como uma unidade de disco rígido ou unidade de disco óptico, à placa-mãe de um computador. É uma versão melhorada do cabo IDE (Integrated Drive Electronics) original e oferece diversas vantagens, incluindo taxas de transferência de dados mais rápidas e suporte para maiores capacidades de armazenamento.
Os cabos EIDE são normalmente cabos planos em forma de fita com 40 ou 80 condutores. Os cabos EIDE de 40 condutores são usados para conectar dispositivos IDE mais antigos, enquanto os cabos EIDE de 80 condutores são usados para conectar dispositivos mais novos que suportam modos Ultra DMA (Ultra Direct Memory Access).
Os cabos EIDE possuem dois conectores, um para a placa-mãe e outro para o dispositivo de armazenamento. O conector da placa-mãe é normalmente um conector fêmea de 40 ou 80 pinos, enquanto o conector do dispositivo de armazenamento é um conector macho de 40 ou 80 pinos.
Os cabos EIDE ainda são comumente usados em computadores mais antigos e são suportados pela maioria dos sistemas operacionais modernos. No entanto, eles foram amplamente substituídos por interfaces mais recentes, como Serial ATA (SATA) e USB.