A palavra “remoto” possui vários significados, dependendo do contexto em que é utilizada. Aqui estão algumas definições comuns:
Afastamento físico: Refere-se a um local distante de outros lugares ou da civilização. Uma aldeia remota, por exemplo, pode estar situada numa área montanhosa de difícil acesso.
Afastamento temporal: Isso se refere a um período de tempo que está distante no passado ou no futuro. A história antiga, por exemplo, pode ser considerada remota porque ocorreu há muitos séculos.
Afastamento abstrato: Isso se refere a algo que é difícil de entender ou perceber. Um conceito abstrato, por exemplo, pode ser considerado remoto porque não é diretamente observável ou facilmente relacionável com as experiências cotidianas.
Afastamento tecnológico: Refere-se a um dispositivo ou sistema que opera sem uma conexão física direta com o usuário. Um controle remoto, por exemplo, permite que uma pessoa controle um dispositivo (como uma televisão) à distância.
Afastamento político: Refere-se a um governo ou região que tem poder ou influência limitados em comparação com outros. Uma área remota de um país, por exemplo, pode ter menos representação política ou desenvolvimento do que áreas mais próximas da capital ou das grandes cidades.
Em geral, o conceito de “remoto” transmite uma sensação de distância, separação ou desapego de outra coisa.