Componentes do controle remoto -
Circuito Integrado de Controle: Ele decodifica os dados recebidos do usuário pressionando um botão específico. Ele processa os dados e então gera um código adequado.
-
Circuito Cristalino e Ressonante: Ele gera o sinal portador contínuo de alta frequência na faixa de 35-45Mhz com a ajuda de um cristal. Este sinal portador é modulado (isto é, sobreposto ao sinal de dados do usuário) antes de ser irradiado pela antena. O cristal possui uma propriedade piezoelétrica que converte vibrações mecânicas em vibrações elétricas e vice-versa.
-
Circuito Modulador: O circuito modulador mistura (modula) o sinal da portadora e o sinal de entrada do usuário (clique no botão). Existem vários tipos de técnicas de modulação disponíveis, mas para aplicações de controle remoto, o Amplitude Shift Keying (ASK) é implementado. No ASK, a amplitude (força) do sinal da portadora varia em correspondência ao bit 1 ou 0 do sinal.
-
Amplificador de potência: O amplificador de potência aumenta o nível de potência do sinal antes de transmiti-lo através de uma antena.
-
Antena: Ele irradia o sinal portador modulado da seção transmissora do controle remoto.
-
Fotodiodo (Receptor IR): Ele recebe os sinais de luz infravermelha transmitidos pelo controle remoto.
-
Circuito Demodulador: O circuito demodulador separa os dados do usuário do sinal de luz IR recebido.
-
Circuito Integrado de Controle: Recupera e processa os dados extraídos pelo circuito demodulador.
-
Microcontrolador: O microcontrolador executa duas tarefas. Em primeiro lugar, armazena o código IR de várias teclas/botões para que o controlo remoto possa ser configurado para diferentes dispositivos como TV, AC, etc. Em segundo lugar, gera sinais de controlo para TV (ou qualquer dispositivo) após descodificar o código IR.