Os conversores de vídeo funcionam usando vários processos diferentes para transformar um arquivo de vídeo de um formato para outro.
O primeiro passo é
decodificar o arquivo de vídeo original. Isso envolve dividir o vídeo em seus componentes individuais, como áudio, vídeo e metadados.
Em seguida, os componentes de áudio e vídeo são
reamostrados para corresponder ao formato de saída. Isso pode envolver a alteração da resolução, taxa de quadros ou taxa de bits do vídeo.
Os componentes de áudio e vídeo reamostrados são então
codificados no formato de saída. Esse processo normalmente envolve o uso de um codec, que é um programa de software que compacta e descompacta dados de áudio e vídeo.
Finalmente, os componentes de áudio e vídeo codificados são
muxados juntos em um único arquivo de saída. Este arquivo pode então ser reproduzido em qualquer dispositivo que suporte o formato de saída.
Aqui está um fluxograma simplificado do processo de conversão de vídeo:
```
Arquivo de vídeo original -> Decodificar -> Reamostrar -> Codificar -> Mux -> Arquivo de vídeo de saída
```
As etapas específicas envolvidas no processo de conversão de vídeo podem variar dependendo dos formatos de entrada e saída, bem como do software utilizado.
Aqui estão alguns formatos comuns de conversão de vídeo:
*
MP4: MP4 é um formato de vídeo popular compatível com a maioria dos dispositivos. Ele usa o codec de vídeo H.264 e o codec de áudio AAC.
*
MOV: MOV é um formato de vídeo comumente usado em dispositivos Apple. Ele usa o codec de vídeo H.264 e o codec de áudio AAC.
*
AVI: AVI é um formato de vídeo compatível com computadores Windows. Ele usa uma variedade de codecs de vídeo e áudio.
*
WMV: WMV é um formato de vídeo desenvolvido pela Microsoft. Ele usa o codec de vídeo Windows Media Video (WMV) e o codec de áudio Windows Media Audio (WMA).
Conversores de vídeo
Existem vários programas de software diferentes que podem ser usados para converter vídeos. Alguns conversores de vídeo populares incluem:
*
HandBrake: HandBrake é um conversor de vídeo gratuito e de código aberto disponível para Windows, Mac e Linux.
*
FFmpeg: FFmpeg é um conversor de vídeo de linha de comando gratuito e de código aberto que está disponível para Windows, Mac e Linux.
*
Qualquer conversor de vídeo: Any Video Converter é um conversor de vídeo comercial disponível para Windows e Mac.
*
Wondershare UniConverter: Wondershare UniConverter é um conversor de vídeo comercial disponível para Windows e Mac.
Usando conversores de vídeo
Para usar um conversor de vídeo, basta seguir estas etapas:
1.
Selecione o arquivo de vídeo de entrada. Você pode fazer isso clicando no botão “Adicionar arquivos” ou arrastando e soltando o arquivo na janela do programa.
2.
Selecione o formato de saída. Você pode fazer isso clicando no botão “Formato de saída” e selecionando o formato desejado na lista.
3.
Defina opções adicionais. Dependendo do programa, você poderá definir opções adicionais, como resolução de saída, taxa de quadros, taxa de bits e codec.
4.
Clique no botão "Converter". Isso iniciará o processo de conversão de vídeo.
O tempo necessário para converter um vídeo varia dependendo do tamanho do arquivo de vídeo original e do formato de saída selecionado. Assim que a conversão for concluída, você poderá encontrar o arquivo de vídeo de saída na pasta de saída especificada.