Adaptador de dados em ADO.NET Um adaptador de dados no ADO.NET gerencia a recuperação e o salvamento de dados entre um objeto DataSet e uma fonte de dados, como um banco de dados. Ele atua como uma ponte entre a representação de dados na memória em um DataSet e a fonte de dados real.
O adaptador de dados ajuda a isolar o aplicativo de detalhes específicos de fontes de dados e fornece uma maneira consistente e unificada de acessar dados de diversas fontes. Ele lida com interações de banco de dados e oferece suporte a operações como seleção, inserção, atualização e exclusão de dados, conhecidas como operações CRUD (Criar, Ler, Atualizar, Excluir).
Principais recursos e responsabilidades de um adaptador de dados no ADO.NET:
- Conecta-se à fonte de dados usando uma cadeia de conexão especificada.
- Gerencia o mapeamento entre as colunas de um DataTable no DataSet e os campos da fonte de dados subjacente.
- Fornece a capacidade de preencher um DataSet com dados invocando seu método Fill(), que recupera registros da fonte de dados e preenche as tabelas e colunas correspondentes no DataSet.
- Facilita a modificação de dados oferecendo seu método Update(). Este método compara o estado atual do DataSet com os dados na fonte de dados subjacente e aplica quaisquer alterações feitas no DataSet de volta à fonte de dados, garantindo a sincronização dos dados.
- Suporta consultas parametrizadas, o que ajuda a proteger contra ataques de injeção de SQL, permitindo que você passe valores de parâmetros separadamente da string de consulta.
Para usar um adaptador de dados, normalmente você executa as seguintes etapas:
1. Crie um objeto de conexão que encapsula as informações de conexão (por exemplo, nome do servidor, nome do banco de dados, ID do usuário e senha) para a fonte de dados.
2. Instancie o adaptador de dados, especificando o objeto de conexão.
3. Configure as propriedades SelectCommand, InsertCommand, UpdateCommand e DeleteCommand do adaptador de dados para especificar as instruções SQL para operações de recuperação, inserção, atualização e exclusão de dados, respectivamente.
4. Chame o método Fill() do adaptador de dados para preencher o DataSet com dados.
5. Use o método Update() do adaptador de dados para aplicar as alterações feitas no DataSet de volta à fonte de dados.
Os adaptadores de dados ocultam as complexidades da recuperação e manipulação de dados, facilitando o trabalho com diversas fontes de dados em aplicativos .NET.