>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Conversores de TV

Por que o circuito ressonante paralelo é chamado de circuito rejeitador?

Um circuito ressonante paralelo é chamado de circuito rejeitador porque rejeita fortemente sinais em sua frequência ressonante ao permitir que outras frequências passem por relativamente desimpedida. Aqui está o porquê:

* Impedância : Na frequência ressonante, as reatâncias indutivas e capacitivas (x l e x c ) são iguais em magnitude, mas opostos no sinal. Isso resulta em uma impedância muito alta para a combinação paralela do indutor e capacitor.
* atual: A alta impedância significa que muito pouca corrente flui através do circuito na frequência ressonante. A maior parte da corrente fluirá através do ramo paralelo com a menor impedância.
* tensão: Como a corrente é mínima, a tensão no circuito paralelo permanece relativamente constante. Isso significa que a tensão no indutor e no capacitor também é relativamente constante, mesmo quando a tensão de entrada muda.

em resumo:

* A alta impedância do circuito na ressonância blocos o sinal nessa frequência.
* Isso cria um "entalhe" na resposta de frequência do circuito, onde o sinal é rejeitado .
* As frequências fora da frequência ressonante experimentam uma menor impedância, permitindo que elas passem mais rapidamente.

Aplicações:

Essa característica rejeitada torna os circuitos ressonantes paralelos úteis em várias aplicações, como:

* filtragem : Eles podem ser usados ​​para filtrar frequências específicas a partir de um sinal, como ruído ou interferência indesejada.
* ajuste: Eles são essenciais nos receptores de rádio para selecionar a frequência de uma estação específica.
* osciladores: Eles podem ser usados ​​para gerar uma frequência específica criando um loop de feedback ressonante.

Portanto, o nome "circuito rejeitador" reflete com precisão a função principal de um circuito ressonante paralelo:rejeitar sinais em sua frequência ressonante.