Não há diferença entre uma antena regular e uma HDTV. É tudo marketing spin e hype. Qualquer antena pode captar sinais HDTV. Eles são transmitidos nas mesmas frequências que até as orelhas de coelho clássicas podem captar. O sinal digital é, no entanto, muito menos tolerante ao mau posicionamento da antena do que os sinais analógicos. Com um sinal analógico, pelo menos você estava recebendo algo - talvez linhas onduladas e som - apenas o suficiente para ver o que está acontecendo, se necessário. Com um sinal digital, se a antena não estiver ajustada ou não puder receber corretamente, você apenas obterá uma tela em branco ou uma tela que lembra as telas de travamento do Commodore 64 ou do antigo Nintendo - todos blocos multicoloridos. Portanto, escolher uma antena para sua casa é uma escolha altamente situacional com muitos fatores envolvidos.
Recebendo o sinal digital HDTV
Verifique se a sua televisão tem um sintonizador digital OTA (over the air) embutido. Se tiver, basta conectar a antena que você tem agora e fazer uma varredura de canal no menu da TV. Você deve ser agradavelmente surpreendido. Se a sua televisão não tiver um sintonizador digital OTA integrado, você precisará adquirir uma caixa conversora de sinal. Certifique-se de que ele emite um sinal HD antes de comprá-lo. O Receptor Terrestre Samsung DTBH260F HDTV é um desses dispositivos e custa cerca de US $ 250. Por cerca de US $ 500, você pode obter uma nova TV LCD de 32" com o receptor embutido.
Sobre o sinal HDTV
Como o sistema de transmissão legado, alguns canais estão em UHF, mas nove por cento das estações dos EUA são VHF. O VHF está na faixa de frequência de 30 MHz a 300 MHz e pode ter vantagens em uma área urbana densa em relação ao UHF em alguns casos. UHF pode estar em qualquer lugar entre 300 MHz e 3 GHz (3.000 MHz) e o sinal é mais sensível às condições climáticas. Cada uma das estações digitais que você receberá também carrega subcanais dentro de sua faixa de frequência alocada, e estes são mais sensíveis à escolha da antena.
Localizando a fonte do sinal
Ajuda muito na escolha de uma antena para saber de onde as emissoras de TV são transmitidas. O melhor lugar para começar é Antennaweb (ver link em Referências). Digite seu endereço exato no formulário on-line e ele fornecerá uma lista de todos os canais que você pode receber e um mapa mostrando a origem deles. Você pode usar essas informações para mover a antena se tiver problemas para captar um canal ou grupo de canais favorito.
Escolhendo uma antena
Lembre-se de que todas as antenas são antenas de HDTV, independentemente de estar escrito na caixa ou não. Se você já tem uma grande antena VHF/UHF no telhado, você está em ótima forma. Basta conectá-lo e fazer uma varredura de canal. Para uma antena interna, certifique-se de ver uma marca de seleção e a declaração "atende ou excede o desempenho da CEA". Você pode usar os recursos em hdtvantennalabs.com (veja o link em Referências) para restringir qual deles você deseja. Geralmente, quanto maior a antena interna, melhor. Escolher a antena certa pode levar duas ou três compras; geralmente você pode devolvê-lo dentro de 30 dias. Certifique-se de escolher uma antena que receba sinais VHF e UHF. As chamadas antenas "amplificadas" oferecem pouca diferença.
Procurando canais
Depois de conectar a antena à sua HDTV, localize o recurso "procurar canais" usando o controle remoto e os menus. Também deve haver um recurso para mostrar a força geral do sinal. Se você não obtiver muitos canais ou os que está procurando, mova a localização e a orientação da antena e tente novamente. Em alguns locais, você pode obter entre 40 a 60 canais. Algumas pessoas cancelaram sua assinatura a cabo depois de descobrir esse fato.
HDTV cristalina com som surround, grátis
O sinal de HDTV que você recebe pelo ar é muitas vezes melhor do que o canalizado para você por cabo ou satélite. Isso se aplica a programas de definição padrão e de alta definição. Esses operadores precisam encaixar muitos canais em um pipeline finito, de modo que reduzem a quantidade de dados enviados por quadro para liberar espaço para todos os outros canais. Isso causa bloqueio e desfoque em alguns casos. O sinal over-the-air não tem tais restrições e você está aproveitando a largura total do sinal sem filtragem.