Muitos televisores de alta definição reproduzem vídeos e músicas digitais diretamente dos discos rígidos conectados, desde que os arquivos sejam um formato compatível. Para formatos não suportados, outros dispositivos como decodificadores, discos rígidos equipados com reprodutor de mídia e seu computador podem preencher a lacuna entre sua mídia e sua TV. Esses dispositivos são necessários se você tiver uma TV mais antiga que não tenha um media player embutido.
Conectando a portas USB
O meio mais simples de conectar seu disco rígido à sua TV é usando USB. A maioria dos televisores mais novos tem uma ou mais portas USB para conectar uma unidade flash de bolso ou um disco rígido externo usando um cabo USB. No entanto, se sua TV não tiver portas USB alimentadas, apenas unidades com fonte de alimentação independente funcionarão.
Depois que a unidade é conectada, os arquivos compatíveis no disco rígido podem ser acessados usando o aplicativo explorador de arquivos integrado da TV. A maioria das TVs exige que a unidade seja formatada usando um sistema de arquivos específico para ser compatível, normalmente usando FAT32 ou NTFS. Consulte o manual do proprietário para obter detalhes sobre qual sistema de arquivos sua TV requer.
Para conectar a unidade, insira os conectores em cada extremidade do cabo nas portas correspondentes na TV e na unidade ou, no caso de unidades flash, insira diretamente o conector da unidade na porta da TV.
Identificando conteúdo compatível
Só porque sua TV possui conectividade USB não significa que todos os arquivos armazenados em sua unidade sejam compatíveis. Embora a maioria das TVs habilitadas para USB seja compatível com uma variedade de formatos de imagem, vídeo e áudio, não há um padrão para o conteúdo que as TVs suportam. Para determinar exatamente qual mídia você pode assistir na TV a partir da unidade, consulte a documentação do proprietário ou o site do fabricante. Alguns formatos mais propensos a desfrutar de suporte do que outros incluem imagens JPEG, áudio MP3 e vídeo MP4.
Visualizando o conteúdo do disco rígido
Assim como diferentes TVs suportam diferentes formatos de arquivo, o método que empregam para exibir os arquivos varia de uma TV para outra. Na maioria dos casos, a unidade pode ser selecionada em
Input lista como qualquer dispositivo conectado a HDMI ou Composto e acessado por um aplicativo de interface instalado na TV. Como a interface funciona novamente varia de uma TV para outra, portanto, consulte a documentação do proprietário para obter instruções específicas sobre como acessar dados em sua unidade.
Usando discos rígidos multimídia
Se você estiver usando um disco rígido com um reprodutor de mídia integrado, como o WD Elements Play ou o Sumvision Cyclone Primus, as coisas funcionam de maneira um pouco diferente. Essas unidades têm seu próprio conjunto de formatos de arquivo compatíveis, mas exibem vídeo independentemente dos formatos suportados pela sua TV. Eles também têm sua própria interface de usuário integrada e, normalmente, seu próprio controle remoto.
Em vez de usar portas USB, essas unidades usam entradas de vídeo como HDMI ou Componente para conectar à TV. Se um arquivo não for exibido na tela, é provável que os codecs da unidade precisem ser atualizados ou a unidade não seja compatível com o formato. Consulte o manual do proprietário para obter informações específicas sobre quais formatos sua unidade suporta.
Usando outros dispositivos como intermediários
Em alguns casos, como quando seus arquivos estão em um formato incompatível com o software integrado da TV, é mais fácil ou prático usar outro dispositivo.
Conectar a unidade a um computador e depois conectar o computador à televisão pode ser um meio eficaz de superar a falta de suporte de formato em sua TV. Uma conexão A/V de PC para TV usando um cabo como HDMI transforma efetivamente sua TV em um monitor de grande escala, que exibe qualquer vídeo reproduzido do seu computador, desde que seu aplicativo de player de mídia preferido seja compatível com o arquivo.
Decodificadores como Roku e dongles como Chromecast também são opções, pois se conectam a dispositivos em sua rede local, como seu computador, e transmitem conteúdo para sua televisão. Os formatos suportados variam de um dispositivo para outro, portanto, consulte o manual do proprietário para obter informações específicas sobre seu dispositivo.