>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> HDTV

O que é um Filtro Pente 3D HDTV?


Televisores de alta definição oferecem qualidade de imagem impressionante em milhões de lares. A maioria das pessoas simplesmente liga o aparelho e se maravilha com a imagem sem pensar duas vezes nos processos subjacentes. Uma tecnologia HDTV é o filtro pente ou, em alguns aparelhos de TV, o filtro pente 3D. O filtro processa a imagem recebida, garantindo que o que você vê seja com cores precisas e sem artefatos ruidosos.

Funções essenciais de filtro de pente


Os filtros pente separam as informações de luminância e crominância. Esses dois parâmetros fazem referência ao nível de intensidade de brilho e cores, o que ajuda a reduzir o problema comum de artefato de TV de "dot crawl" - pequenos pontos que se agrupam ao longo das bordas dos objetos, especialmente durante o movimento rápido. Outros ruídos se manifestam como padrões moiré, também vistos quando objetos na tela se movem de uma posição imóvel.

Filtros Pente 3D


O filtro pente 3D examina o sinal de entrada a uma taxa de três linhas de varredura horizontais por passagem. Essa melhoria em relação às versões convencionais de filtro de duas linhas e de entalhe do processo reduz drasticamente a aparência de pontos pendentes e moiré. O sangramento de cor com um filtro de pente 3D também é praticamente eliminado, garantindo transições limpas entre cores intensas. Os filtros melhoram a resolução vertical durante quadros parados ou em movimento lento.

Filtros 3D Y/C Comb


Os filtros de pente 3D em uma HDTV examinam os quadros de imagem de vídeo antes que o espectador os veja. Os filtros avançados 3D Y/C (luma/croma) executam todas as funções de um filtro 3D. O filtro pente 3D Y/C aprimora as versões 3D padrão, avaliando as informações na imagem e comparando-as com o quadro seguinte. Essa capacidade é necessária com as altas taxas de dados e grande quantidade de largura de banda de vídeo em conteúdo de alta definição.

Ajuda com movimento


Tão bons quanto os filtros comb 3D e 3D Y/C são, às vezes objetos intensos de movimento rápido exigem que o processador de vídeo "diminua" para o modo de filtro comb 2D. A alternância entre 3D e 2D acontece perfeitamente, permitindo que tanto as imagens estáticas quanto as de movimento rápido pareçam tão limpas e livres de artefatos quanto o sinal de entrada permite. Embora os filtros 2D façam um trabalho marginal na redução de artefatos de imagem, eles tendem a ser obscurecidos durante períodos de movimento rápido. Esses filtros são inerentemente limitados pela quantidade de resolução que podem suportar, o que explica por que as HDTVs mais antigas "perdem" a resolução vertical durante os períodos de movimento rápido na tela.