A televisão de alta definição (HDTV) existe há mais de 50 anos. O primeiro sistema HDTV, denominado "Televisão de Alta Definição Compatível" (CHDTV), foi desenvolvido pelo National Television System Committee (NTSC) nos Estados Unidos em 1953. CHDTV usava uma resolução de 625 linhas, que era o dobro da resolução do sistema existente. Sistema de televisão de definição padrão (SDTV) de 525 linhas. No entanto, o CHDTV nunca foi adotado devido a uma série de fatores, incluindo o alto custo dos receptores HD e a falta de programação HD disponível.
Na década de 1980, vários novos sistemas HDTV foram desenvolvidos, incluindo o padrão Advanced Television Systems Committee (ATSC) nos Estados Unidos, o padrão Digital Video Broadcasting (DVB) na Europa e o padrão High Definition Multimedia Interface (HDMI). Esses sistemas usavam uma variedade de resoluções diferentes, variando de 720p a 1080p.
A transmissão de HDTV começou nos Estados Unidos em 1998 com o lançamento das primeiras estações ATSC HDTV. No entanto, foram necessários vários anos para que as HDTVs se tornassem acessíveis e para que a programação em HD se tornasse amplamente disponível. Em 2007, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) determinou que todas as novas televisões vendidas nos Estados Unidos fossem capazes de receber sinais de HDTV. Isso ajudou a acelerar a adoção da HDTV e, em 2010, a maioria das residências nos Estados Unidos tinha uma HDTV.
Hoje, a HDTV é o padrão para transmissão de televisão na maioria dos países do mundo. UHDTV, ou “televisão de ultra-alta definição”, é a próxima geração de tecnologia de TV. UHDTV usa uma resolução de 3840x2160 pixels, que é quatro vezes a resolução da HDTV. A transmissão UHDTV ainda está em seus estágios iniciais, mas espera-se que se torne o padrão no futuro.