À medida que muitos “cortadores de cabo” mudam para dispositivos de streaming como o Roku para reproduzir seus programas favoritos da Netflix, Hulu e outros serviços de streaming, novas questões estão sendo levantadas. Se você deseja aproveitar ao máximo seu Roku, pode se perguntar se ele se conectaria ao seu projetor.
Sim, você pode conectar o Roku com um projetor conectando-o à porta HDMI e conectando-o ao WiFi. O Roku Streaming Stick + e o Roku Express funcionam melhor para o uso do projetor, pois oferecem WiFi direto. Outros modelos exigem que você conecte seu dispositivo de projeção ao WiFi. Um sistema de alto-falantes é recomendado.
Confira minhas principais recomendações para projetores.
Obviamente, os vários modelos de projetores podem fazer com que você tenha que ser um pouco mais criativo do que simplesmente usar o Roku como um dispositivo que pode ser conectado e começar imediatamente a transmitir suas dicas e truques favoritos.
Mas, mesmo se você estiver trabalhando com um projetor mais antigo, provavelmente ainda poderá encontrar uma solução que permita emparelhar os dois dispositivos. Vamos olhar mais de perto.
Veja também:O Google Chromecast funciona com um projetor? Quais modelos de Roku funcionam melhor com um projetor?
Existem muitos modelos diferentes de Roku disponíveis, cada um com suas próprias vantagens exclusivas. Para alguns, eles acham que usar uma TV Roku ou outra versão de uma Smart TV é a melhor opção para usar esse tipo de serviço de streaming.
Outros acham que a portabilidade de um stick Roku funciona melhor, pois pode transformar quase qualquer TV (com uma porta HDMI) em uma Smart TV.
O mesmo princípio se aplica aos projetores. O uso de um dispositivo Roku com um projetor permite transformar o projetor em um dispositivo inteligente - especialmente se você estiver usando um modelo de Roku que possa ser emparelhado diretamente ao WiFi (em vez de exigir que o projetor se conecte ao próprio WiFi) .
Por isso,
os dois melhores modelos de Roku que funcionam melhor com um projetor são o Roku Streaming Stick+ e o Roku Express (veja-os na Amazon). Você pode usá-los como dispositivos portáteis que, quando conectados ao WiFi, permitem simplesmente conectá-los à porta HDMI do seu projetor e começar imediatamente a reproduzir seus programas favoritos.
Outros modelos do Roku podem funcionar com um projetor, mas podem exigir um pouco mais de esforço para começar a funcionar corretamente.
Por exemplo, se você usar um modelo de Roku que não tenha WiFi direto, ainda poderá transmitir seus programas e filmes favoritos do projetor. Mas você terá que primeiro conectar o projetor ao WiFi, depois conectar o dispositivo Roku (não WiFi direto) e começar a transmitir dessa maneira.
Embora este seja apenas um passo adicional, pode ter impactos maiores. Primeiro, isso afetaria a conveniência de uma alternativa plug-and-play.
Mais importante, limita a transferibilidade do dispositivo Roku se você planeja trazê-lo do seu projetor para outra TV em sua casa.
Ao usar um modelo de Roku com WiFi direto, você também pode usar os recursos de WiFi para emparelhar com seu sistema de alto-falantes.
Supondo que seus alto-falantes sejam capazes de se conectar ao WiFi ou estejam conectados a um dispositivo que (ele mesmo) esteja conectado ao WiFi, você pode usar essa ponte para emparelhar o dispositivo de streaming Roku com ele. Assim, você evita o incômodo de configurar o áudio ou ficar limitado à capacidade mínima de áudio que vem diretamente de um projetor.
Então, sim, você pode fazer outros modelos do Roku funcionarem com um projetor, mas eles não serão tão ideais ou fáceis de trabalhar.
Não apenas o Roku Streaming Stick + e o Roku Express podem ser usados com WiFi direto para emparelhar com seu sistema de som (inteligente) e começar a transmitir imediatamente, mas eles podem ser simplesmente conectados à porta HDMI do seu projetor, permitindo facilidade e um mínimo de opção frustrante para uma noite de cinema cheia de diversão com sua família e amigos.
Como conecto meu Roku Stick ao meu projetor?
Agora que você sabe quais modelos do Roku funcionarão melhor com seu projetor, é hora de se concentrar nos detalhes sobre como conectá-los e iniciar a festa de exibição de filmes. Felizmente, conectar seu Roku stick ao seu projetor deve ser relativamente simples.
Ao conectar seu Roku stick ao seu projetor, certifique-se de seguir estas etapas:
1. Conecte seu Roku stick à porta HDMI do seu projetor
Começando com as funções mais básicas, é importante que você conecte seu Roku stick à porta HDMI. Seu projetor pode ter isso rotulado, ou você pode simplesmente ter que verificar se as formas correspondem. De qualquer forma, deve ser bem simples conectar isso.
À medida que avança para outras etapas nesse progresso, você pode perceber que precisa conectar seu Roku stick a um dispositivo conectado, como um divisor, se precisar conectar o Roku stick a áudio alternativo, por exemplo.
Mas, a menos que você saiba que precisa fazer isso por algum motivo, pode assumir que conectá-lo é o melhor lugar para começar.
Ao ligar o projetor, talvez seja necessário seguir algumas etapas, mas chegaremos a isso na próxima etapa. O que você precisa saber antes disso é que nem todos os projetores são feitos da mesma forma. Preste atenção às especificações do seu dispositivo se tiver algum problema.
2. Gerencie as configurações do projetor
Gerenciar as configurações do projetor também deve ser bastante simples. Provavelmente haverá um botão na parte superior ou lateral do projetor com a palavra “Configurações”. Aqui, você pode alterar a entrada para que a porta HDMI seja recebida corretamente.
Como mencionado acima, nem todos os projetores são criados da mesma forma. Se você estiver tendo problemas com o áudio, por exemplo, talvez seja necessário ajustar de onde o volume está sendo transmitido. Nesse caso, talvez seja necessário desativar a configuração de entrada HDMI automática (se o volume não estiver transmitindo).
Mas, em geral, você pode planejar ajustar as configurações padrão do projetor para receber a entrada do seu Roku da porta HDMI à qual ele está conectado. Realisticamente, isso também não deve ser um processo muito difícil.
3. Conecte o áudio
Conectar o áudio ao seu projetor provavelmente é algo que você fez antes de começar a trabalhar com um Roku.
No entanto, a entrada do seu Roku pode ser um pouco diferente, ou pode haver algumas coisas que você precisa ajustar antes que o áudio seja capturado de qualquer programa que você esteja transmitindo (ou tentando transmitir) do seu Roku stick.
Como nem todos os projetores são iguais, nem todos estão equipados para serem compatíveis com as versões mais atualizadas da tecnologia. Isso pode significar que eles não podem transmitir a versão mais recente dos programas que você está assistindo e capturar a entrada de vídeo ou áudio mais apropriada.
No caso de áudio, isso pode significar que o áudio precisa ser transmitido de outra fonte fora do próprio projetor. Idealmente, você usará um sistema de alto-falantes de qualquer maneira, mas se não, talvez seja hora de investir em um sistema de alto-falantes doméstico.
Ao conectar seu Roku com o áudio, isso pode ter algumas variáveis a serem consideradas, dependendo se o seu Roku stick pode ser conectado diretamente ao WiFi ou se precisa de uma conexão adicional. Além disso, as especificações do seu projetor e sistema de som serão importantes.
Ao trabalhar com um sistema (alto-falantes, projetor e Roku stick) que podem ser conectados ao WiFi de forma independente, essa é a opção mais ideal. Você pode conectá-los à mesma rede e começar a conectá-los a partir daí.
Se você estiver trabalhando com um sistema no qual nem todos os componentes podem ser conectados ao WiFi de forma independente, talvez seja necessário comprar um extrator de áudio para conectar seu Roku ao projetor e ao sistema de som.
De qualquer forma, você obviamente precisará que seu áudio esteja funcionando para poder aproveitar o que o Roku tem a oferecer.
4. Conecte todos os dispositivos na mesma rede Wi-Fi
Quando possível, conectar todo o sistema à sua rede WiFi doméstica será a maneira mais eficiente de gerenciar seu dispositivo Roku, projetor e alto-falantes em seu sistema de som. Obviamente, nem todas as pessoas que usam um desses componentes estão usando as opções mais recentes compatíveis com WiFi.
Mas, no caso em que você está, é importante conectar esses dispositivos o mais rápido possível para começar a aproveitar a facilidade de uso que ele oferece. Para fazer isso, você simplesmente conectará cada dispositivo à mesma rede WiFi doméstica (geralmente protegida).
Em seguida, você pode baixar os aplicativos associados ao seu dispositivo específico (ou usar um controle remoto conectado ao dispositivo Roku principal) para gerenciar as várias configurações e opções disponíveis.
Quando todos estiverem conectados, será muito mais fácil usar uma configuração de controle principal para aproveitar com mais eficiência as opções de transmissão ao vivo disponíveis para você por meio do Roku e do projetor.
Confira minhas principais opções de players de streaming de mídia de home theater