Configurar o espaço perfeito de home theater ao ar livre pode parecer uma tarefa assustadora - embora, se você estiver aqui, provavelmente esteja pronto para o desafio. Se você deseja substituir uma tela de projeção profissional por outro material, pode considerar uma lona branca.
Infelizmente, lonas brancas não devem ser usadas como tela de projetor, pois normalmente são de vinil, causando um brilho brilhante que pode distorcer a imagem. Além disso, as lonas brancas, quando usadas como tela de projetor, exibem uma resolução mais baixa e uma imagem projetada potencialmente distorcida ou borrada. Confira minhas principais opções para telas de projetor de home theater. Claro, se você não se importa que a imagem projetada fique ligeiramente distorcida, isso pode não ser uma grande preocupação para você. Por exemplo, se você quer apenas se divertir com amigos e familiares sob um céu aberto, uma lona pode funcionar.
Mas, se você estiver procurando por uma imagem nítida - especialmente uma projetada em HD - considere outra alternativa para a tela do projetor. Vamos olhar mais de perto.
Leia também:Um quadro branco pode ser usado como tela de projetor? Como usar uma lona branca para uma tela de projetor
Se você não está pensando em desistir da ideia de usar uma lona branca para uma tela de projetor, então você precisa abraçar algumas sugestões para tornar essa experiência agradável para você.
Afinal, embora você possa economizar um pouco de dinheiro usando uma tela de projetor improvisada em vez de uma profissional, você não estará proporcionando um tempo agradável de visualização de filmes se sua lona for disfuncional.
Para evitar isso, há algumas dicas para usar uma lona branca para a tela do projetor. Considere encontrar uma tela com uma superfície uniforme, usando uma camada de tinta fosca para reduzir o brilho, removendo sulcos e irregularidades, prendendo a lona com segurança e usando uma lona resistente ao vento e à chuva. Levar essas considerações em jogo permitirá que você tenha uma experiência mais agradável com um apelo visual ligeiramente aprimorado, além de uma estrutura mais robusta.
No entanto, lembre-se de que uma lona não fornecerá a mesma qualidade de experiência visual que você obteria de uma tela de projetor profissional. Ainda assim, vamos dar uma olhada em por que essas dicas ajudariam.
1. Encontre uma tela com uma superfície plana.
Se você planeja usar uma lona branca para uma tela de projetor, pode ser um pouco difícil esperar uma projeção de alta qualidade. Muito disso tem a ver com a superfície da qual as lonas são normalmente feitas.
Muitas vezes, você descobrirá que olhar de perto em uma lona revelará um padrão estriado feito no próprio material. Embora isso certamente seja bom para outras tarefas que você possa ter em mente, a interrupção na superfície da tela levará a imagens distorcidas que são projetadas.
Então, quando você optar por usar uma lona branca para a tela do projetor, observe atentamente os detalhes do material do qual a lona é feita.
É claro que sempre haverá detalhes ligeiramente visíveis em qualquer tela, mas eles não devem alterar a superfície da tela para ficar irregular ou causar alterações na maneira como a luz do projetor atingirá a tela.
2. Use uma camada de tinta fosca em cima da lona para reduzir o brilho.
Como mencionado acima, usar uma lona branca para uma tela de projetor pode ser um pouco complicado, considerando que o material de vinil do qual a maioria das lonas é feita pode causar brilho ou brilho quando a luz da imagem projetada a atinge.
Isso significa que não apenas a imagem ficará distorcida, mas também pode ser desconfortável visualizá-la por um período prolongado - como o tempo que leva para transmitir um filme, por exemplo.
Para ajudar a evitar esse problema, você pode escolher uma lona que tenha uma coloração cinza claro - algo que não seja tão reflexivo - ou você pode usar uma camada de tinta fosca em cima da lona.
Para fazer isso, você precisará colocar a lona completamente plana. Em seguida, você pode adicionar uma camada extremamente fina de tinta à lona. Claro, você vai querer garantir que não haja sulcos adicionais ou marcas de tinta que aumentem a superfície irregular da lona.
Você também pode optar por pintá-lo em seções para garantir que um trabalho de alta qualidade seja concluído e evitar acidentes com a tinta. Outra alternativa é usar uma mancha - mesmo que seja branca ou cinza claro - em vez de tinta. Isso pelo menos ajudará na coloração, mesmo que o fosco não esteja lá para reduzir o brilho.
Usar uma cor cinza claro para a tela do projetor pode ajudar a destacar o contraste de cores na imagem que, por sua vez, fornece uma imagem projetada mais facilmente visível.
Remova sulcos e irregularidades.
Outra preocupação sobre o uso de uma lona branca são os sulcos e irregularidades que podem vir com um material de qualidade inferior em comparação com uma tela de projetor profissional. Ainda assim, é possível fazer isso funcionar se você for diligente na remoção de sulcos e irregularidades.
Como mencionado acima, a suavidade da superfície da tela do projetor é fundamental para a qualidade da imagem. Quando há um vinco - mesmo que leve - isso pode alterar a forma de um ator na tela ou até mesmo dificultar a visão clara da imagem. É claro que a profundidade do desnível ou do vinco sulcado determinaria quão distorcida a imagem seria.
Ainda assim, você desejará remover os sulcos da melhor maneira possível. Isso pode ser um pouco difícil com um material de vinil porque os vincos, uma vez pressionados, podem parecer que nunca vão desaparecer.
No entanto, você pode aplicar um calor muito baixo e uma quantidade considerável de pressão com cuidado para tentar “passar” os vincos. Claro, você precisará ter cuidado, pois este material é sensível.
Fixe a tela com segurança para evitar quedas.
A flacidez é algo que raramente é atraente - especialmente no caso de uma tela de projetor. When the projector screen is not drawn taut, there can be ridges that form causing an uneven surface-based image distortion.
Along with that, too much sag can even cause the screen to droop out of proportion with the projector. This can mean that your projector will be sending off the projection into the unknown as the tarp will not be there to “catch” the rays of light.
To avoid any of these related issues, it is imperative to securely fasten the screen. This can also help to decrease the ridges and unevenness as addressed above.
Ideally, you will have a mount that can securely fasten the top, bottom, and both sides. Again, you will want to make sure that the tarp is pulled as tightly as possible without causing damage to the material.
If you do not have a mount, you will want to at least secure the tarp at the top and the bottom edges at the very minimum. While this will mean that the sides can still sway in the wind, it does eliminate some of the issues of sag when the tarp is at least weighed down similarly resembling a scroll.
Use a tarp that is wind and rain resistant.
Finally, if you are going to go the route of using a white tarp for a projector screen (which is still not recommended but is unavoidable for some), you want to try to find one that is wind and rain resistant.
While these seem to go hand-in-hand, there are advantages to having a tarp that is both wind resistant and rain resistant for a few distinct reasons.
First, you want your tarp to be wind resistant when it is serving as a projector screen. This will mean that it is a high-quality material that can take a beating when it comes to the wind that will naturally hit it when it is an outdoor setup.
While you might not be experiencing high winds in your area, even the slightest bit of wind can add quite a bit of pressure to the screen (as well as the mount that you are using to hold it up).
If you have ever tried to run head-on into the wind, then you know the type of resistance that it can add. Now, try doing that with a giant vertical parachute that is plastered into a square mount.
The screen would act as the giant square here, and it needs to be able to withstand the pressure of low to high wind speeds to be a functional projector screen outdoors.
Along with that, the tarp needs to be rain resistant. This will help you to avoid distortion (especially on a white screen) if it becomes wet, and it will also save you quite a headache should a rainstorm roll in. Fortunately, vinyl tarps are generally pretty water-resistant, but be sure to check the specifications.
Check out my recommended outdoor projector screens.