>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Projetores de Home Theater

Um projetor com Dolby Vision? A caçada começou!


Se sua casa tem uma sala de entretenimento, provavelmente você conhece o Dolby Vision. Você geralmente o encontrará em TVs, mas há algum projetor que tenha Dolby Vision?

Atualmente, nenhum projetor suporta Dolby Vision. O Dolby Vision ajusta os elementos HDR de uma TV quadro a quadro, pois as TVs conhecem seu brilho máximo. Enquanto isso, os projetores não veem o quão brilhante eles podem ficar, então o Dolby Vision não pode ajustar seus elementos HDR.

Leia também:Projetores podem projetar em ângulo?

Embora você não possa obter um projetor com Dolby Vision, algumas alternativas permitirão que você tenha uma experiência de visualização muito semelhante, se não a mesma.

Por que os projetores não suportam Dolby Vision


Não há como negar que o Dolby Vision oferece recursos imensos para a televisão do seu home theater. A oferta HDR da Dolby oferece excelente profundidade de bits, excelente brilho de pico e metadados dinâmicos.

O Dolby Vision também possui mapeamento de tons muito melhor que o HDR10.

Mas embora essa tecnologia seja sem dúvida excelente, você não poderá encontrar nenhum projetor que a suporte.

O Dolby Vision funciona ajustando o brilho dos elementos HDR de uma televisão quadro a quadro. Como resultado, a imagem exibida na tela adquire um esquema de cores mais profundo e realista, mais contraste e uma aparência mais realista do que uma exibição normal.

O dispositivo precisa detectar seu brilho máximo para obter essa qualidade de exibição. Em monitores de tela plana, é fácil ajustar os elementos HDR, pois eles conhecem com precisão seu brilho total.

Por outro lado, os projetores têm problemas em termos de Dolby Vision.

Os projetores não podem detectar com quais telas estão emparelhados ou a que distância estão da tela. Além disso, eles não sabem o tamanho da imagem que estão projetando.

É verdade que os projetores sabem qual é o seu brilho máximo. No entanto, esse brilho muda dependendo de quão escuro ou iluminado é o seu home theater. Por esse motivo, não há como o seu projetor prever o quão brilhante ele pode ficar quando você o estiver usando.

Sem nenhum brilho máximo conhecido, o Dolby Vision não poderá ajustar o brilho em um projetor.

Além disso, o contraste também é diferente quando se trata de projetores. Ao contrário das TVs OLED, os projetores não podem atingir níveis de preto zero por vários motivos, como reflexos e luz ambiente.

Além disso, os projetores não possuem as zonas de escurecimento locais que você encontra nas TVs LED. Esse recurso fornece a imagem da tela com pretos verdadeiros.

Existem projetores com íris dinâmica para ajudar a melhorar o contraste da imagem cena a cena.

No entanto, às vezes produz um efeito de bombeamento quando as imagens ficam fracas ou brilhantes no meio da cena. Por esse motivo, Dolby Vision não poderá ajustar seu elemento para torná-lo melhor e mais atraente aos olhos.

Alternativas aos projetores Dolby Vision


Os projetores há muito tempo são usados ​​com telas para home theaters. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que desejam telas grandes onde podem assistir a filmes e séries da web.

No entanto, os projetores não possuem a tecnologia que as TVs possuem, incluindo Dolby Vision e HDR.

Felizmente, existem alguns recursos que você pode procurar para obter uma exibição de alta qualidade ao comprar um projetor.

1. Ajustes e precisão de cores


Seu projetor precisa fornecer as cores precisas das imagens que ele exibe. Mas, às vezes, a precisão das cores se resume a ajustes.

Por esse motivo, você precisa procurar um projetor que possa fornecer ajustes detalhados.

Um projetor com certificações Imaging Science Foundation (ISF) e THX fornecerá bons recursos de calibração ou ajuste de cores. Ele também possui modos padrão de cinema ou filme que permitirão facilmente uma excelente exibição.

2. Saída de luz


Ao comprar um projetor, a primeira coisa que a maioria das pessoas olha é o seu brilho. No entanto, a alta saída de lúmen nem sempre é tão crucial quanto a maioria dos usuários de projetores acredita.

Não há como negar que imagens brilhantes são boas. No entanto, uma imagem muito brilhante pode causar fadiga ocular aos espectadores quando exposta por muito tempo. Dito isso, procure um projetor que tenha um brilho de 1.000 a 2.500 lumens.

Quando projetada em uma tela que maximiza a saída de luz, essa quantidade de luz será confortável para visualização mesmo quando seu quarto tiver alguma luz ambiente. No entanto, home theaters maiores precisam ter um projetor mais brilhante.

Com brilho suficiente, seu projetor fornecerá a melhor qualidade de imagem que você pode obter.

3. Resolução


A maioria dos projetores de home theater tem uma resolução de 1080p. Apenas modelos baratos oferecem uma resolução de 720p. Por esse motivo, você não precisa se preocupar com a resolução ao escolher um projetor.

Além disso, alguns novos modelos de projetores também oferecem uma resolução 4K. Na verdade, eles estão rapidamente dominando o mercado.

Se você quiser fazer tudo com o seu projetor, pode optar por um com resolução 4K. Isso é quatro vezes o número de pixels que os projetores 1080p têm.

Embora possam ser caros, eles oferecem imagens cristalinas, fazendo com que valha a pena comprá-los.

Mas se você estiver com um orçamento apertado, pode se contentar com um projetor de 1080p. Essa resolução já é clara o suficiente para oferecer imagens nítidas e excelente qualidade de vídeo.

4. Íris dinâmica


Esse recurso é um dos mais importantes que seu projetor precisa ter. A íris dinâmica funciona de forma semelhante com o Dolby Vision. Assim como a íris humana, esse recurso de projetor abre e fecha, permitindo a passagem da luz.

Uma íris dinâmica, assim como o Dolby Vision, ajusta os elementos da imagem na tela. Assim, quando o projetor precisar exibir uma imagem escura, poderá fazê-lo sem eliminar a luz que brilha na tela.

Um projetor de íris regula a luz que está se apagando. Por exemplo, em cenas escuras, a íris dinâmica ficará estreita para reduzir a saída de luz. Desta forma, o projetor poderá criar uma cena clara e escura.

Fontes

  1. Steve Dent, como e por que comprar um projetor, Engadget, Https://Www.Engadget.Com/Best-Projectors-123004354.Html/
  2. Grant, Clauser, Recursos dos melhores projetores de home theater, Electronic House, Https://Www.Electronichouse.Com/Home-Theater/Features-Best-Home-Theater-Projector/
  3. Robert Silva, O que procurar ao comprar um projetor, Lifewire, Https://Www.Lifewire.Com/Before-You-Buy-A-Video-Projector-1847845/