>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> Reparar TV

A história das TVs de tela plana


Depois de décadas assistindo TV em uma tela curva usando a tecnologia de tubo de raios catódicos, os consumidores estão descobrindo que esses aparelhos de televisão estão sendo substituídos por modelos de tela plana. Desde a sua introdução no final da década de 1990, as TVs de tela plana dominaram rapidamente o mercado devido à sua imagem superior e tamanho compacto. A tecnologia usada para produzir esses conjuntos evoluiu rapidamente para permitir tamanhos de tela cada vez maiores e uma melhor experiência de visualização.

História antiga


A primeira TV de tela plana foi inventada em julho de 1964 por uma equipe da Universidade de Illinois. Na época, os computadores da escola eram construídos usando monitores de computador comuns, que contavam com uma tecnologia ineficiente para computação gráfica. Para resolver esse problema, os professores Donald Bitzer e Gene Slottow criaram uma televisão de tela plana que emitia luz usando tecnologia de plasma.

Tecnologia LCD


Depois que a primeira tela plana foi desenvolvida na década de 1960, os fabricantes começaram a se afastar da tecnologia de plasma em favor de telas de cristal líquido (LCDs). Na época, as telas de LCD podiam ser construídas muito maiores do que as telas de plasma e também podiam ser operadas com mais eficiência. Ironicamente, o desenvolvimento de televisores LCD atrasaria a venda de verdadeiras telas planas por décadas.

A colaboração Sharp/Sony


Em 1996, a Sony e a Sharp Corporation concordaram em uma joint venture para produzir grandes TVs de tela plana. Na época, telas planas de LCD estavam disponíveis, mas eram limitadas a apenas alguns centímetros de tamanho. A Sony era proprietária da marca registrada de uma tecnologia conhecida como LCDs endereçados a plasma (PALC), que misturava telas de LCD e plasma para criar uma imagem melhor. A Sony compartilhou essa tecnologia com a Sharp porque na época a Sharp era a líder do setor na produção de TV.

A primeira TV de tela plana


Em 1997, a Sharp e a Sony lançaram a primeira grande TV de tela plana. Foi criado usando a tecnologia PALC e mediu 42 polegadas, um tamanho recorde na época. Este primeiro modelo foi vendido por mais de US$ 15.000, tornando-o fora do alcance da maioria dos americanos. Os fabricantes rapidamente descobriram que a tecnologia PALC era muito cara e não confiável para uso em larga escala, então eles abandonaram o PALC em favor do plasma.

Ao longo da década seguinte, os preços das telas planas de plasma caíram rapidamente à medida que a tecnologia melhorou. Ao mesmo tempo, os pesquisadores começaram a buscar maneiras de tornar as telas de LCD mais viáveis. No início do século 21, os fabricantes estavam produzindo telas planas LCD de até 30 polegadas, enquanto as TVs de plasma chegavam a 50 polegadas.

Tecnologia em mudança


Em 2006, os transistores usados ​​para criar telas planas de LCD progrediram ao ponto de serem capazes de competir de maneira viável com telas de plasma. Naquele ano, as telas de LCD foram vendidas em tamanhos de até 42 polegadas, praticamente sem diferença de preço entre os modelos de LCD e plasma nesse tamanho. Para manter sua participação dominante no mercado, os fabricantes de plasma adicionaram telas de até 103 polegadas. Em agosto de 2009, as telas planas de LCD dominavam o mercado de TV, com as telas de plasma representando apenas 12% das vendas de TV. Muitos consumidores preferiam os aparelhos de LCD porque eram mais brilhantes e mais eficientes que o plasma. Por se basearem em uma tecnologia mais simples, as TVs de LCD também eram muito mais finas que os modelos de plasma. Para TVs muito grandes, no entanto, o plasma ainda era a escolha mais popular.