As TVs de plasma têm a reputação de estar entre as tecnologias de TV de mais alta qualidade atualmente disponíveis. Eles oferecem a mais alta taxa de contraste e brilho da tela, além de uma taxa de atualização rápida o suficiente para exibir cenas de alto movimento sem artefatos digitais. Entre os fabricantes de plasma, a Samsung lançou algumas das marcas mais vendidas. Com qualquer dispositivo eletrônico, no entanto, pode haver falhas ou problemas técnicos. Vamos dar uma olhada em como solucionar alguns dos problemas mais comuns encontrados nas TVs de plasma Samsung.
Alguns problemas comuns e suas soluções rápidas
Felizmente para aqueles de nós que decidem investir o dinheiro para comprar uma televisão de plasma, os problemas que podemos encontrar com eles tendem a ser menores e facilmente corrigíveis. Um exemplo disso pode ser encontrado ao tentar utilizar o recurso Picture in Picture. Muitas vezes, ao comprar sua nova TV de plasma, as pessoas ficam animadas em usar o recurso Picture in Picture (PIP). O PIP permite visualizar dois canais simultaneamente em uma tela dividida ou em uma caixa dentro de um modo de caixa. Muitas vezes, os novos usuários do modo PIP encontram apenas estática na segunda tela ou uma situação em que o mesmo canal está sendo exibido em ambas as telas. Se você espera tirar proveito do recurso PIP, é muito importante observar que você deve ter duas fontes independentes de vídeo entrando em sua televisão para que ela funcione corretamente. Para esse fim, você precisará certificar-se de que sua televisão a cabo ou receptor de antena parabólica tenha uma segunda opção de saída independente. Muitos DVRs de cabo e satélite de última geração realmente têm essa opção, mas se o PIP for importante para você, é melhor certificar-se de antemão.
Os proprietários das séries xx34, xx54 e xx64 de TVs de plasma Samsung podem enfrentar problemas desconcertantes com suas TVs de tempos em tempos. Esses modelos específicos são conhecidos por terem um problema de áudio que os faz ficar intermitentemente silenciosos sem motivo aparente. Isso pode ocorrer logo na inicialização ou bem na experiência de visualização. Felizmente, este é um problema facilmente remediado. A Samsung disponibilizou uma atualização de firmware de fácil instalação para essas TVs. Se sua TV precisar da atualização, consulte o link abaixo na seção "Recursos" deste artigo. Um download e instalação rápidos resolverão seu dilema de áudio intermitente.
Queima de tela, pixels presos e bolhas azuis
Como qualquer outra televisão de plasma, a linha de telas de plasma da Samsung pode sofrer com problemas de queima de tela ou pixels presos. A queima de tela é um efeito de imagem fantasma causado pela manutenção de uma imagem estática na tela de plasma por um longo período de tempo. Um exemplo seria o logotipo de uma emissora de TV ou o menu de um DVD. Esse problema é exclusivo das TVs de plasma. A queima de tela resultante é vista como um "fantasma" residual da imagem estática assim que a imagem original for removida. A maneira mais fácil de remediar a queima de tela é utilizar uma combinação de utilitários de proteção de queima de tela integrados da Samsung, como "All White" ou "Signal Pattern" e permitir algum tempo para que a imagem fantasma se dissipe. Deve-se notar que, à medida que o plasma envelhece, ficará mais difícil remover imagens residuais de queima de tela.
Outra doença comum às TVs de plasma são os pixels presos. É aqui que um pixel vermelho, verde ou azul não é redefinido e permanece visivelmente na tela no meio das novas imagens exibidas. Embora a Samsung não tenha uma correção oficial para pixels presos, existe um programa útil de terceiros chamado JScreen Fix. Este utilitário estimula os pixels na televisão através de uma intensa e prolongada explosão de estática colorida. Muitas vezes isso é suficiente para remover o pixel preso. Para utilizar este programa, você precisará executá-lo em um laptop conectado à sua televisão de plasma. Para baixar o JScreen Fix, consulte o link fornecido na seção "Recursos" deste artigo.
De tempos em tempos, um problema pode não ser reconhecido oficialmente pelo fabricante em seus guias de solução de problemas, mas ainda pode ser significativo o suficiente para afetar várias de suas unidades. Um exemplo disso pode ser encontrado no problema "blob azul" encontrado em algumas TVs de plasma Samsung. Embora não tenha um apelido oficial, muitas das postagens anedóticas em vários fóruns de ajuda da Internet o apelidaram de problema "blob azul" devido às aberrações características do azul neon que aparecem em partes da tela. Embora possa parecer que uma TV que sofre desse problema possa exigir a substituição do painel, o verdadeiro culpado é um regulador de tensão mal calibrado. Às vezes, as tensões estão ligeiramente desligadas quando a televisão sai da fábrica e, embora não seja um problema sério, pode resultar nesse fenômeno visualmente desagradável. A correção envolve uma ligação rápida para um técnico de reparo certificado, 20 minutos do seu tempo para recalibrar e cerca de US$ 50 em mão de obra. Embora a correção seja rápida e fácil, não deve ser tentada por alguém que não tenha um conhecimento profundo do funcionamento interno de uma TV de tela plana e experiência em trabalhar com componentes elétricos em geral. O potencial de ferimentos graves por choque elétrico é alto ao tentar essa correção e, portanto, não é um projeto recomendado do tipo faça você mesmo.