Os alto-falantes em um sistema surround não se conectam diretamente à sua TV. Em vez disso, eles se conectam a um receptor central, que por sua vez se conecta à TV e a outros dispositivos de mídia. Normalmente, o receptor central é um dispositivo separado ou incorporado a uma barra de som ou subwoofer.
Dica
- Conecte os alto-falantes do seu sistema surround ao receiver de acordo com as instruções do fabricante. Consulte o manual do proprietário para obter informações de configuração específicas para o seu sistema.
- Antes de conectar o sistema de som surround à TV, familiarize-se com as conexões disponíveis em ambos. Este guia visual descreve os vários tipos de conectores e suas portas relacionadas.
- As portas listadas nestas instruções apresentam alguns dos rótulos mais comuns que você encontrará. No entanto, sua TV ou receptor pode usar rótulos diferentes para indicar cada porta. Consulte a documentação do proprietário, principalmente os diagramas do painel traseiro, para obter detalhes sobre como exatamente seus dispositivos são rotulados.
HDMI
HDMI é geralmente a melhor escolha, especialmente se você pretende desfrutar de som surround com outros dispositivos de mídia como Blu-ray e DVD players, consoles de jogos e caixas de streaming. O HDMI transporta áudio e vídeo em um único cabo e oferece som surround completo.
Etapa 1
Conecte uma extremidade do cabo HDMI à
saída HDMI porta do seu receptor surround.
Etapa 2
Conecte a outra extremidade do cabo HDMI a uma das
Entrada HDMI portas na sua TV.
Etapa 3
Mude sua TV para o canal apropriado usando a
Entrada ou
Fonte botão no controle remoto ou na TV.
Coaxial digital
Coaxial digital é uma das duas alternativas digitais para HDMI. Coaxial digital é um formato somente de áudio que usa um conector RCA semelhante aos encontrados em cabos de áudio composto. O conector geralmente é laranja, com portas codificadas por cores em sua TV e/ou receptor indicando onde conectá-lo. O coaxial digital transmite áudio em som surround 5.1 e é uma boa opção se seus outros dispositivos de mídia estiverem conectados à sua TV em vez do receptor.
Etapa 1
Conecte uma extremidade do cabo coaxial digital ao
Áudio Digital ,
Saída digital ou
Digital Coaxial porta na sua TV.
Etapa 2
Conecte a outra extremidade ao
Áudio Digital ,
Entrada Digital ou
Digital Coaxial porta do seu receptor.
Áudio óptico
O áudio óptico é outra opção somente de áudio digital, que usa cabos de fibra óptica com conectores especiais chamados Toslink. Tal como acontece com os cabos coaxiais digitais, os cabos de áudio óptico fornecem som surround 5.1 e funcionam melhor quando outros dispositivos de mídia estão conectados à sua TV. Ao contrário dos cabos coaxiais digitais, os conectores e portas de áudio óptico geralmente não são codificados por cores.
Etapa 1
Conecte uma extremidade do cabo de áudio óptico ao
Áudio Digital ,
Saída digital ou
Óptico porta na sua TV.
Etapa 2
Conecte a outra extremidade do cabo ao
Áudio Digital ,
Entrada Digital ou
Óptico porta do seu receptor.
Áudio composto
Composto é a única opção analógica disponível e geralmente é a escolha menos ideal. O áudio composto usa dois conectores em cada extremidade do cabo, um vermelho e um branco, e possui portas codificadas por cores na TV e no receptor. Composite fornece apenas som estéreo, o que significa que, a menos que seu sistema surround tenha um modo estéreo multicanal, o som vem apenas dos alto-falantes frontais esquerdo e direito. No entanto, o áudio composto geralmente é suportado por quase todos os sistemas de TV e surround, tornando-o uma opção se seus dispositivos não tiverem outros tipos de conexão correspondentes.
Etapa 1
Conecte os conectores vermelho e branco em uma extremidade do cabo à
Saída de Áudio codificada por cores ou
L e
R portas na sua TV.
Etapa 2
Conecte os conectores vermelho e branco na outra extremidade do cabo a um conjunto de
Audio-In codificados por cores ou
L e
R portas do seu receptor.