Desde o final dos anos 2000, muitos fabricantes de eletrônicos vêm instalando slots de cartão de memória SD em seus televisores. Isso é resultado do aumento do tamanho da tela e da onipresença do cartão SD no universo da mídia digital.
Padronização
Os discos SD têm sido o meio mais comum de armazenamento de fotos e vídeos de câmeras e gravadores digitais portáteis desde 2005. Muitos netbooks, laptops e impressoras começaram a oferecer slots de cartão SD integrados para transferência de dados sem o uso de cabos. Desde então, muitos fabricantes de televisores desenvolveram tecnologia para incorporar slots de cartão SD.
Software
A maioria das televisões não tem uma maneira fácil de atualizar a compatibilidade com o cartão e deve ser configurada com os adaptadores necessários para ler os dados diretamente de um cartão SD. Algumas TVs são construídas com o padrão SD 1.0 ou 1.1, o que significa que elas não poderão ler cartões SDHC (Secure Digital High Capacity) mais recentes.
Armazenamento
Alguns televisores como o Sharp Aquos possuem um adaptador que converte do formato SD para o formato PCMCIA Tipo II. Outras marcas como LG e Panasonic também possuem portas USB para leitura de arquivos. Eles também podem ser usados para gravar dados neles, caso você queira gravar um show ou um filme no seu cartão.