Anteriormente, os sistemas de videogames eram conhecidos por danificar os aparelhos de televisão, mas as mudanças na construção da televisão praticamente eliminaram a preocupação de um videogame danificar uma HDTV.
Causa
Antes dos televisores de alta definição, quase todos os aparelhos de televisão eram feitos com tubos de raios catódicos (CRTs). Esses televisores CRT usavam uma tela à base de fósforo, que tinha várias limitações. Uma dessas limitações era que era suscetível a "burn-in", o efeito fantasma de uma imagem exibida no set por muito tempo. Como os videogames que eram populares antes das HDTVs geralmente tinham imagens estáticas que raramente se moviam, como uma exibição de partituras, eles ganharam a reputação de arruinar aparelhos de televisão.
Solução
A maioria das HDTVs são construídas de forma diferente dos conjuntos CRT tradicionais. As HDTVs de LCD, LED e DLP não usam telas baseadas em fósforo, eliminando completamente a preocupação de queima de tela de videogames ou outras imagens estáticas. Uma imagem estática pode ser pausada em uma dessas HDTVs por dias sem resultar em uma imagem fantasma ou queimada.
TVs de plasma
As TVs de plasma, que ainda usam telas baseadas em fósforo, são o único tipo de HDTV suscetível a danos causados por videogames. Normalmente, o burn-in é uma ameaça apenas nas primeiras 100 horas de uso. Após esse tempo, qualquer imagem queimada causada por uma imagem estática geralmente desaparecerá em algumas horas.