Estamos constantemente cercados por radiação eletromagnética. Sinais de rádio, televisão, celular e GPS, para citar apenas alguns, estão passando pelo seu corpo enquanto você lê esta frase. É compreensível, portanto, que grupos como o EM Watch se sintam um pouco incomodados com os possíveis riscos à saúde de toda essa radiação. Se a radiação eletromagnética é capaz de causar problemas, isso levanta sérias questões sobre as antenas receptoras usadas pela DirecTV.
Radiação eletromagnética
Segundo a Organização Mundial da Saúde, existem certas formas de radiação eletromagnética que são inquestionavelmente perigosas para a saúde humana. Microondas cozinham alimentos bombardeando-os com ondas eletromagnéticas. Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética que pode causar câncer em pouco tempo. E os raios gama são ondas eletromagnéticas que podem infligir envenenamento por radiação fatal em segundos. A diferença entre radiação eletromagnética segura e perigosa depende de seu comprimento de onda e da quantidade de energia que ela carrega, e ambos os aspectos são cuidadosamente regulados por órgãos de saúde e ambientais em qualquer dispositivo que emite radiação eletromagnética.
Preocupações comuns com a saúde
Grupos de vigilância como o EM Watch acreditam que a radiação eletromagnética emitida por linhas de energia e torres de transmissão é capaz de causar câncer ou outras doenças, principalmente para aqueles que vivem próximos a essas fontes de radiação. Os telefones celulares são comumente apontados como outra possível fonte de radiação causadora de câncer. Pratos da DirecTV são uma extensão lógica desse medo porque eles recebem radiação eletromagnética irradiada para a Terra do espaço.
Estudos científicos
O consenso científico até agora é que a radiação eletromagnética produzida por linhas de alta tensão e torres de comunicação não é um perigo para as pessoas que vivem nas proximidades. Estudos foram realizados comparando as taxas de câncer em áreas próximas a poderosos transmissores de rádio e linhas de energia; estes não encontraram nenhuma ligação estatisticamente válida, de acordo com o Departamento de Saúde Pública de São Francisco. A maioria das fontes de radiação eletromagnética mais temidas foram repetidamente testadas por pesquisadores independentes e demonstraram não representar risco significativo à saúde.
Como funciona a TV por satélite
Mesmo que a radiação eletromagnética causada pela tecnologia de transmissão seja um risco para a saúde, uma antena parabólica da DirecTV não é. Uma antena parabólica funciona coletando e focando os sinais transmitidos por satélites no espaço. Esses sinais cobrem uma área extremamente ampla, cobrindo a maior parte do mundo desenvolvido. Uma antena parabólica é um receptor passivo e não produz nenhum sinal ou radiação própria. A radiação eletromagnética em torno de seu prato DirecTV é o mesmo nível que em sua sala de estar.