Quando você está comprando uma TV de diodo emissor de luz ou TV LED, separar as estatísticas importantes das jogadas de marketing pode ajudá-lo a minimizar a quantidade de dinheiro que você gasta. A taxa de atualização da TV LED é frequentemente anunciada como uma métrica importante para comparação. Na realidade, a diferença entre uma TV de 120Hz e 240Hz pode não ser perceptível.
TVs LED
Uma TV com tecnologia de diodo emissor de luz não é necessariamente um novo tipo de televisão. Ainda é classificado como um display de cristal líquido, ou LCD. As TVs de LED simplesmente usam diodos emissores de luz para criar a luz de fundo da tela, em vez de luzes fluorescentes de cátodo frio, como uma tela LCD tradicional. Isso em muitos casos não faz muita diferença na qualidade da imagem, mas permite que os fabricantes de televisores façam TVs mais finas que apresentam uma aparência mais simplificada quando montadas em uma parede.
Taxa de atualização de LED
Durante o processo de compra de TVs LED, você verá uma taxa de atualização anunciada em cada modelo. A taxa de atualização informa a rapidez com que a televisão atualiza a imagem na tela enquanto você assiste ao conteúdo de vídeo. Imagens piscando na tela muito rapidamente criam a ilusão de movimento na TV. Uma taxa de atualização mais rápida significa que a imagem está piscando mais rapidamente, o que reduz as chances de você ver qualquer desfoque de movimento na tela, principalmente ao visualizar ações rápidas, como esportes.
120Hz vs. 240Hz
Quando se trata de taxas de atualização, as três categorias principais são 60Hz, 120Hz e 240Hz. As TVs com taxas de 120Hz ou 240Hz são consideradas na extremidade superior da escala. A maioria das pessoas não consegue detectar nenhum desfoque de movimento ao olhar para uma TV de 60Hz. A probabilidade de notar qualquer diferença em uma TV com taxa de atualização de 120Hz ou 240Hz é pequena.
Considerações
A principal razão pela qual a maioria das pessoas não consegue distinguir as diferentes taxas de atualização disponíveis nas televisões é por causa do feed de vídeo. O vídeo padrão tem uma velocidade de 30 quadros por segundo. A televisão então dobra isso e pisca cada quadro na TV duas vezes para obter uma taxa de atualização de 60 por segundo. Enquanto os televisores de 120Hz e 240Hz exibem as imagens de forma ligeiramente diferente, a maioria dos espectadores não consegue discernir a diferença a olho nu.