A maioria dos televisores consome entre 100 watts e 300 watts de eletricidade, mas a quantidade de energia que uma TV consome depende de três fatores:o tamanho da tela, o tipo de tecnologia e o brilho, que pode ser controlado através das configurações do usuário. Os televisores de tela plana de alta definição de hoje, incluindo TVs de plasma e de cristal líquido, são geralmente maiores do que os antigos conjuntos de tubos de raios catódicos e consomem mais energia.
CRT
O tubo de raios catódicos é o tipo mais antigo de tecnologia de TV disponível, remontando aos primeiros aparelhos comercialmente disponíveis em 1939. Mais volumosos e ocupando mais espaço do que um monitor de tela plana, os TVs CRT empregam tecnologia ineficiente:os elétrons são disparados em um fósforo , que ilumina a tela para criar a imagem. De acordo com o escritor de tecnologia Michael Bluejay, um CRT de 19 polegadas usa cerca de 80 watts de eletricidade, com telas maiores geralmente consumindo mais.
LCD
Em telas de cristal líquido padrão, uma fonte de luz fluorescente - conhecida como luz de fundo - emite luz através de dois filtros polarizadores ensanduichados em cada lado de uma camada de moléculas de cristal líquido, criando um padrão de luz que produz a imagem na tela. Os conjuntos de LCD de diodo emissor de luz usam o mesmo conceito, mas a luz de fundo é uma lâmpada LED e pode usar a energia de forma mais eficiente. Um artigo da CNET de abril de 2010 relata que o LCD padrão médio usa cerca de 111 watts de eletricidade; por exemplo, uma TV LCD Mitsubishi de 46 polegadas consome cerca de 187 watts, enquanto uma LCD Vizio de 32 polegadas consome cerca de 87 watts. Em comparação, uma TV LED Sony de 46 polegadas consome cerca de 87 watts.
Plasma
As TVs de plasma exigem mais energia do que qualquer outro tipo de televisão, explica a CNET, com a tela de plasma média usando 301 watts de eletricidade. Com TVs de plasma, milhares de minúsculos pixels iluminados fluorescentes vermelhos, verdes e azuis formam a imagem na tela. O que torna os plasmas menos eficientes em termos de energia é que cada pixel representa uma fonte de luz discreta, exigindo mais energia para telas maiores com resoluções mais altas. Um plasma Panasonic de 65 polegadas usa cerca de 575 watts de eletricidade, por exemplo, e um Vizio de 42 polegadas - aproximadamente a menor tela de plasma disponível - exige cerca de 283 watts.
Projeção traseira
As TVs de retroprojeção são classificadas como as mais eficientes em termos de energia por polegada quadrada de tela, mas a demanda do consumidor diminuiu graças à queda nos preços de aparelhos de LCD e plasma menos volumosos, de acordo com um artigo do Consumer Reports de novembro de 2008. Esse tipo de tecnologia cria uma imagem, a envia através de feixes de luz para refletir em um espelho e a expande para o tamanho da tela da TV. As TVs de projeção traseira podem usar LCD, CRT ou processamento de luz digital, que conta com um chip especial embutido com espelhos microscópicos para criar luz. Bluejay explica que uma TV de projeção traseira de 56 polegadas usará cerca de 175 watts de eletricidade.