Se você está comprando uma nova TV e fica confuso com a diferença entre um aparelho inteligente e um que está pronto para a Internet, você não está sozinho. À medida que a tecnologia continua a se desenvolver, o mesmo acontece com seus rótulos e descrições de marketing. Uma TV pronta para a Internet usa sua rede doméstica para se conectar diretamente à Internet, seja por Wi-Fi ou com um cabo Ethernet. Uma TV inteligente pode se conectar à Internet diretamente ou por meio de um dispositivo habilitado para Internet, como um decodificador.
Mudança no marketing
A maioria dos artigos que discutem TVs prontas para a Internet datam de antes de 2012. Mesmo em 2011, a maioria dos usos do termo "smart TV" referia-se apenas a uma TV ou decodificador de TV que permitia navegar na Internet como um computador, geralmente com um teclado. Se não pudesse navegar livremente em qualquer site, não era uma TV inteligente. Uma TV pronta para a Internet ou conectável à Internet descrevia qualquer aparelho que usasse aplicativos para transmitir vídeos, jogar ou acessar sites específicos, mas não permitia que você navegasse em sites fora desses aplicativos. Em 2012, no entanto, você teria dificuldade em encontrar qualquer TV descrita como "pronta para a Internet". Quase todas as TVs fabricadas desde 2012 que podem se conectar à sua rede doméstica sem um decodificador intermediário se qualificam como Smart TV.
Escolhendo uma Smart TV
Os preços flutuam o tempo todo, mas o tamanho da tela, a resolução e se a TV usa uma tela de LED, LCD ou plasma determinam o preço de qualquer HDTV. Espere pagar várias centenas de dólares a mais por uma TV inteligente do que por um aparelho HD sem conectividade integrada à Internet. A maioria das TVs inteligentes inclui serviços básicos como YouTube, Hulu e Netflix. Se você planeja fazer chamadas de vídeo de sua TV, verifique se o aparelho pode acessar um serviço como Skype ou Google TV. Os serviços básicos de uma smart TV não têm custo, mas você paga separadamente por assinaturas individuais, incluindo Hulu Plus e Netflix. Quer você alugue ou compre filmes pelo iTunes ou Google TV, ou use um pacote proprietário, como os modelos da Sony, você pagará por cada aluguel ou compra individualmente. Se você estiver procurando por um jogo ou serviço de vídeo específico, verifique sua disponibilidade em uma TV antes de comprar o aparelho. Você poderá atualizar seu serviço no futuro, mas não pode garantir que terá acesso a aplicativos específicos.
Decodificadores de Smart TV
Os preços dos decodificadores de TV inteligente podem variar entre US$ 50 e US$ 500, dependendo dos recursos e capacidades. Na extremidade inferior, caixas básicas como o NetGear NeoTV Wireless Media Player se conectam ao CinemaNow, Netflix, Pandora, Facebook e YouTube. Na extremidade superior, o gravador de vídeo digital de alta definição TiVo Premiere Elite acessa Netflix, YouTube e Pandora e grava até 300 horas de vídeos, programas de TV e filmes em alta definição. Entre esses extremos, você encontrará decodificadores fabricados pela D-Link, Western Digital, Roku, Sony, Apple, Logitech e D-Link. A Apple TV conecta seu computador Apple, iPhone ou iPad e outros serviços à TV. O Logitech Revue usa o sistema operacional Android para uso com o Google TV, aplicativos baseados em Android e o media player Logitech para acessar suas próprias músicas, vídeos e fotos. Ele inclui um teclado e touchpad e se conecta à sua rede doméstica por meio de Wi-Fi ou Ethernet. Requer uma porta HDMI na TV e outra no seu receptor digital de cabo, satélite ou telco.
Outros dispositivos
Além dos decodificadores, outros dispositivos podem aprimorar sua TV HD regular até certo ponto. Consoles de jogos como Wii, Playstation 3 e XBox 360 dão acesso a serviços baseados na Internet, como HuluPlus ou Netflix. Muitos players de Blu-ray e sistemas de home theater também acessam serviços baseados na Internet. Os modelos Sony e Toshiba, por exemplo, conectam-se ao CinemaNow, Netflix, Pandora e YouTube. A Toshiba também oferece conectividade Picasa. Outros serviços de Internet do Blu-ray player variam de acordo com o fabricante. Leia as letras miúdas para ver quais serviços você pode usar com cada marca e modelo. Por exemplo, para usar sua conta paga da Netflix com um Xbox, você também paga por uma assinatura do Xbox Live.