Perder o controle remoto da TV ou falhar sempre foi irritante, mas até recentemente era simples o suficiente operar uma televisão sem controle remoto que era apenas um pequeno inconveniente. No entanto, o aumento e a adoção mais ampla de TVs inteligentes tornaram os controles remotos de TV ainda mais importantes - e tornaram sua perda ainda mais frustrante. Embora as TVs ainda tenham botões para controlar seus recursos básicos, pode ser mais difícil descobrir métodos para alterar o modo de entrada da TV ou acessar seus recursos inteligentes sem o controle remoto. Felizmente, mesmo sem controle remoto, ainda há várias opções disponíveis para um usuário que precisa usar funções além do controle de canal ou áudio.
Sem controle remoto, sem problema
Embora as televisões modernas sejam equipadas com controles remotos, alguns dos quais agora funcionam como controladores de jogos e oferecem recursos destinados a funcionar em conjunto com o aparelho de TV, todas as TVs são projetadas de forma que possam ser usadas em caso de falha do controle remoto. ou perda de energia da bateria. Em alguns casos, a perda de um controle remoto pode tornar certas funções da TV indisponíveis, mas mesmo as TVs inteligentes mais avançadas do mercado garantem que os usuários possam desfrutar de suas TVs com ou sem o controle remoto na mão. Dependendo da sua marca e modelo de TV, você pode até controlá-lo usando sua voz – tornando a necessidade de um novo controle remoto discutível, ou pelo menos de baixa prioridade.
Alteração do modo de entrada com botões de TV
A maneira mais simples de alterar o modo de entrada de uma TV é usar os botões localizados na parte frontal, lateral ou inferior da própria televisão. Embora isso possa não funcionar bem em modelos de televisão mais antigos - e pode ou não funcionar nos modelos atuais, dependendo do design - geralmente é possível alterar o modo de entrada da TV pressionando um botão chamado "Input" e usando o canal ou teclas de volume para selecionar uma entrada desejada no menu que aparece. Em TVs inteligentes, pode haver um botão "Menu" separado ou equivalente que permitirá selecionar aplicativos e outros recursos da mesma maneira. Se a sua TV for mais antiga e não tiver um botão de entrada ou menu, ainda pode ser possível alternar as entradas mudando os canais:em alguns casos, os canais de entrada estarão localizados 'abaixo' do canal 2. Alguns modelos também podem apresentar um "Scan" botão na lateral ou traseira da televisão que, quando pressionado, buscará e se conectará automaticamente a um dispositivo de entrada.
Smartphone ou TabletTelecomandos universais
Se você precisar de determinados recursos da TV que não podem ser acessados pelos botões na unidade - ou estiver procurando uma solução que ainda funcione no sofá - talvez seja possível transformar um smartphone ou tablet em um controle remoto ou controle remoto universal. Tanto na Play Store quanto na iTunes App Store existem vários aplicativos para transformar seu dispositivo em um controle remoto universal:como os controles remotos da televisão funcionam através do uso de um ponteiro infravermelho (IR), qualquer dispositivo com um IR blaster embutido pode imitar o sinal para controlar a TV. Você pode usar isso para alterar uma entrada de vídeo da TV Toshiba sem controle remoto ou a maioria das outras marcas de TV também.
Quais telefones têm IR?
Enquanto a maioria dos smartphones e tablets da geração atual não possui blasters IR, alguns modelos mais antigos de smartphone (como o Samsung Galaxy S6 ou HTC One M9) os possuem e podem ser usados como controles remotos sobressalentes. Ao mesmo tempo, desde que sua smart TV esteja conectada à sua rede Wi-Fi, você poderá controlá-la usando um aplicativo de controle lançado pelo fabricante. Se sua TV foi atualizada com um Chromecast, Roku TV ou Amazon Fire TV stick, você pode controlá-la de maneira semelhante. Basta baixar o aplicativo apropriado e seguir as instruções para conectar:depois de concluir o processo de configuração, você poderá controlar sua TV usando seu dispositivo inteligente.