Matriz inicial (ou matriz Begi) refere-se a um grupo de três ou mais antenas de rádio instaladas em linha reta, uma configuração frequentemente usada na transmissão em ondas curtas. Ao contrário de um arranjo de cortina, em que as antenas são escalonadas em um plano vertical paralelo ao eixo do arranjo, um arranjo Begi normalmente consiste em três antenas de meia onda colineares entre si, em um plano horizontal.
As vantagens da configuração do array Begi incluem:
Simplicidade de design e construção
Baixo custo
Ganho relativamente alto
Radiação vertical mínima, reduzindo a interferência com outras estações de transmissão
Essas antenas são mais frequentemente usadas na transmissão de sinais de longo alcance para outras partes do mundo e são populares em áreas remotas como o Ártico. Quando usado em transmissão de longo alcance, um arranjo Begi geralmente consiste em três ou mais torres verticais espaçadas até meio comprimento de onda. As torres são conectadas entre si por fios ou cabos, que formam os elementos da antena. A altura das torres e o espaçamento entre elas determinam a frequência das ondas de rádio transmitidas pela antena.
As matrizes Begi também podem ser usadas para outros fins de comunicação, como comunicação de longa distância entre navios ou aeronaves. Nessas aplicações, o array Begi é normalmente usado para transmitir sinais em um feixe estreito com alto nível de potência, permitindo a comunicação em longas distâncias. O tamanho da matriz depende do ganho desejado e da largura do feixe.