>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> TV Antenas

Por que existe uma galáxia?

As galáxias formaram-se como resultado do colapso gravitacional de grandes nuvens de gás e poeira no início do universo. Essas nuvens, conhecidas como nuvens protogalácticas, eram compostas de hidrogênio, hélio e vestígios de elementos mais pesados. O colapso destas nuvens iniciou a formação de estrelas, que gradualmente se aglomeraram para formar galáxias.

O mecanismo responsável pelo colapso inicial das nuvens protogalácticas não é totalmente compreendido, mas pensa-se que esteja relacionado com flutuações na densidade do universo primitivo. Estas flutuações podem ter sido causadas por pequenas flutuações quânticas durante o Big Bang, que foram então amplificadas pela instabilidade gravitacional.

Assim que as nuvens protogalácticas começaram a entrar em colapso, a gravidade continuou a puxar a matéria para dentro, fazendo com que o gás e a poeira aquecessem e formassem estrelas. A intensa radiação emitida por estas estrelas comprimiu ainda mais o gás e a poeira circundantes, promovendo a formação de mais estrelas e o crescimento da galáxia.

À medida que a galáxia crescia em tamanho e massa, a sua atração gravitacional tornou-se mais forte, atraindo mais gás e poeira do universo circundante. Este processo continuou ao longo de milhares de milhões de anos, levando à formação das vastas e majestosas galáxias que observamos hoje.