Sim, as TVs 1080p são compatíveis com sinais de cabo 1080i. 1080i é um formato de vídeo entrelaçado, enquanto 1080p é um formato de vídeo progressivo. Vídeo entrelaçado significa que a imagem é desenhada na tela em duas passagens, com as linhas ímpares desenhadas primeiro e depois as linhas pares. Vídeo progressivo significa que a imagem é desenhada na tela em uma única passagem, de cima para baixo.
As TVs 1080p são capazes de converter sinais 1080i em sinais 1080p usando um processo chamado desentrelaçamento. O desentrelaçamento pode ser feito de diversas maneiras, mas o método mais comum é usar um desentrelaçamento adaptável ao movimento. Os desentrelaçadores adaptativos de movimento funcionam analisando o movimento no sinal de vídeo e, em seguida, usando essas informações para determinar a melhor forma de desentrelaçar a imagem.
A qualidade da imagem desentrelaçada dependerá da qualidade do desentrelaçador. Alguns desentrelaçadores podem produzir imagens de altíssima qualidade, enquanto outros podem produzir imagens com artefatos como irregularidades e brilhos.
Em geral, as TVs 1080p produzirão uma imagem melhor com sinal 1080p do que com sinal 1080i. No entanto, se você tiver acesso apenas a um sinal de cabo 1080i, ainda poderá obter uma boa imagem usando um desentrelaçador de alta qualidade.