>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> TV digital

Quando os gráficos digitais foram inventados?

Os gráficos digitais existem desde meados do século XX, mas o início da manipulação de imagens digitais como a conhecemos hoje remonta à década de 1950, com o desenvolvimento do computador TX-0 no MIT, que inicialmente apresentava uma caneta óptica.

As primeiras fotografias digitais foram tiradas no início da década de 1960 e armazenadas como dados raster ou bitmap. Um dos primeiros grandes avanços em gráficos digitais ocorreu em 1972, quando a Universidade de Utah desenvolveu um programa que poderia usar curvas de Bézier para criar e editar formas gráficas vetoriais na tela, tornando-se um dos primeiros programas de computação gráfica amplamente utilizados.

Em 1975, o primeiro scanner de imagem disponível comercialmente foi desenvolvido, abrindo caminho para que as imagens fossem facilmente digitalizadas. Em 1984, foi lançado o Adobe Photoshop, que se tornou o padrão da indústria para edição de bitmap.

A peça final do quebra-cabeça veio com a introdução do software de renderização 3D em meados dos anos 80 e, na década de 90, a computação gráfica 3D tornou-se parte integrante do campo e ainda está evoluindo até hoje.