A campanha presidencial de Bernie Sanders beneficiou enormemente do advento das redes sociais e da Internet.
Estas mudanças tornaram as campanhas mais acessíveis devido à redução de custos, incluindo viagens, produção de material impresso e anúncios de transmissão. Além disso, plataformas online como e-mail, blogs, serviços de streaming de vídeo e sites de redes sociais como o Twitter permitiram que o senador Sanders se envolvesse e se comunicasse diretamente com milhões de pessoas em todo o país gratuitamente, o que ajudou a aumentar uma base de doadores em todo o país que financiou grande parte de sua campanha presidencial. .
O senador Sanders beneficiou significativamente do apoio popular. Através de plataformas como o Twitter, Sanders cultivou milhões de seguidores que difundiram os seus pontos de vista políticos, partilharam informações de campanha, contribuíram com ideias e doaram frequentemente desde somas de dinheiro modestas a muito generosas, impactando diretamente os objetivos de angariação de fundos que ajudaram Sanders a continuar a campanha.
Por último, o senador Sanders confiou menos na publicidade e, em vez disso, utilizou as redes sociais para transmitir os seus pontos de vista políticos que visavam diretamente os apoiantes das suas ideias progressistas, uma parte significativa dos quais pertencem às gerações votantes mais jovens, que interagem predominantemente através de streaming de media e de vários meios de plataforma online, fazendo uma campanha fortemente dependente da Internet e das mídias sociais, uma ótima maneira de divulgar seus ideais de uma forma acessível, que também repercutiu efetivamente em seu grupo-alvo de eleitores em potencial em todo o país.