Compramos a Smart TV Samsung QN55Q6F para que nosso revisor especialista pudesse testá-la e avaliá-la completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto. A principal linha de TVs da Samsung é conhecida por sua tecnologia Quantum Dot, que promete mais de 1 bilhão de tons de cores vibrantes. A letra “Q” é usada como abreviação para representar essa tecnologia Quantum Dot, bem como muitos outros recursos aos quais a Samsung pode atribuir uma sensação de vantagem proprietária, incluindo Q|Style, que é um termo geral para sua solução de cabo limpo, amplo ângulo de visão, modo ambiente e design exterior elegante de 360 graus.
Testamos a versão de 55 polegadas da Samsung QN55Q6F Smart TV para ver se todos os seus Qs resultam em uma tela de qualidade que vale o seu investimento.
Design:elegante e simplificado
Uma televisão de 55 polegadas representa uma espécie de ponto ideal para muitos lares. É uma tela grande, mas não avassaladora. Com uma distância de visualização ideal entre aproximadamente 4 e 7 pés, uma tela de 55 polegadas funciona bem em salas pequenas e médias, incluindo muitos quartos. E o que é bom em uma televisão de 55 polegadas como a QN55Q6F da Samsung em particular, é que ela possui muitos recursos interessantes, tanto físicos quanto digitais, para ajudá-la a se misturar melhor à decoração de uma sala, em vez de simplesmente se destacar.
O QN55Q6F é impressionantemente fino, com painéis laterais que medem meia polegada e curvas até uma profundidade máxima de apenas 2,4 polegadas na parte central traseira da TV. Como muitos monitores modernos, o QN55Q6F possui uma superfície preta texturizada e com nervuras para o suporte traseiro.
Uma montagem VESA padrão em um padrão de 400 mm x 400 mm está na parte de trás da televisão. Quatro adaptadores de montagem em parede estão incluídos no pacote de acessórios.
Fora do centro, à direita e na parte inferior do painel traseiro, está a porta do cabo de alimentação. Um cabo de alimentação de dois pinos de 5 pés relativamente curto está incluído.
Na parte traseira esquerda da unidade há uma área rebaixada com todas as entradas e saídas. De baixo para cima, as portas são:ANT IN, EX-LINK, LAN, HDMI IN 1, HDMI IN 2, HDMI IN 3, HDMI IN 4 (ARC), DIGITAL AUTO OUT (OPTICAL), USB (HDD 5V 1A) e USB (5V 0,5A). As principais portas a serem observadas são as quatro entradas HDMI, que são muito necessárias com a ampla variedade de decodificadores e consoles obrigatórios de hoje, todos disputando tempo de TV. Felizmente, cada uma das quatro portas HDMI oferece suporte total a HDR, para que você não precise se preocupar com a porta em que conecta o dispositivo.
A frente da televisão tem pequenas molduras. Os dois lados e a parte superior da TV têm as bordas prateadas mais finas e as bordas internas do painel preto de apenas um quarto de polegada antes que a imagem seja visível. A parte frontal inferior da TV tem um pouco mais de um quarto de polegada de borda prateada, mas quase nenhuma borda interna do painel preto, então parece que a imagem se estende até a caixa. Fisicamente, é uma TV de boa aparência.
Processo de configuração:ótima embalagem e um processo lógico
Abrir a caixa é um processo de duas etapas e requer pelo menos duas pessoas. O primeiro passo é prender as tiras de plástico que prendem a caixa e, em seguida, levantar a caixa da base. O segundo passo é retirar a TV da base e colocá-la com o lado para baixo em uma superfície de mesa maior que a TV.
No nosso caso, os acessórios e a papelada ainda estavam no isopor na parte superior da caixa, então lembre-se disso caso você não veja nada além da TV. Além da TV, você obtém quatro adaptadores de montagem na parede, cabo de alimentação, controle remoto Samsung Smart com as duas baterias AA necessárias e manual do usuário e outros documentos, todos contidos em bolsos individuais em um suporte estilo bandoleira. As pernas esquerda e direita do suporte são separadas e embaladas individualmente para proteção.
Para inserir as pernas, você precisará certificar-se de que a parte inferior da TV esteja ligeiramente fora da borda da mesa com a tela voltada para baixo. Obviamente, você deve ter cuidado aqui para não danificar a tela, mas não tivemos problemas para deslizar cada perna enquanto a outra pessoa estabilizava a TV.
Uma vez que as pernas estão dentro, você pode então virar a TV na vertical e remover a película protetora restante, incluindo as duas proteções laterais de plástico na frente que ajudam você a manobrar a TV sem ter que colocar as mãos diretamente na tela. Essa proteção extra é um toque agradável e é um bom exemplo de como a experiência pronta para uso é bem embalada e projetada neste caso.
Se você não estiver montando esta TV em uma parede e, em vez disso, usar as pernas incluídas para colocar a TV em uma superfície plana, há um canal a cabo em cada perna. Você pode passar o cabo de alimentação pela linha de grade na parte de trás da TV e, em seguida, pelo canal a cabo da perna, fazendo-o desaparecer da frente. Você pode fazer o mesmo para um ou dois outros cabos, digamos, um cabo HDMI e um cabo de áudio óptico, com a outra perna, embora seja improvável que o canal seja grande o suficiente para acomodar muito mais.
O Samsung Smart Remote incluído tem um design moderno, minimalista e ligeiramente curvo. Tem pouco mais de 1,25 polegadas de largura, cerca de 6,5 polegadas de comprimento e cerca de 0,75 polegadas de profundidade em seu ponto mais profundo. Ele já vem emparelhado com a TV, não requer linha de visão e tem alcance efetivo de até 6 metros.
O controle remoto possui funções padrão de navegação, home, reprodução, volume e canal, além de três botões exclusivos:Bixby, Color/Number e Ambient Mode. O botão Bixby, que possui um ícone de microfone, permite dizer um comando para o assistente digital da Samsung seguir. O botão Cor/Número permite acessar opções adicionais específicas do recurso em uso. O botão Ambient Mode ativa a funcionalidade que mostra imagens, várias informações visuais e notificações, mesmo quando a TV não está sendo usada.
O QN55Q6F é impressionantemente fino, com painéis laterais que medem meia polegada e curvas até uma profundidade máxima de apenas 2,4 polegadas na parte central traseira da TV.
Com as duas baterias A dupla inseridas no controle remoto e o plugue de alimentação da TV conectado a uma tomada, você está pronto para começar. Pressionar o botão Power no controle remoto inicia o processo de configuração automatizada.
A configuração envolve a instalação do aplicativo SmartThings da Samsung Galaxy Store para dispositivos Samsung Galaxy, Google Play Store para dispositivos Android ou Apple App Store para dispositivos iOS. O aplicativo destina-se a conectar, automatizar e gerenciar todos os aparelhos e eletrônicos compatíveis com Samsung e SmartThings, incluindo esta TV. Se você não tiver um dispositivo móvel Android ou Apple, também poderá iniciar a configuração a partir do Samsung Smart Remote. Para fins de teste, seguimos a configuração preferida do aplicativo SmartThings em nosso Apple iPhone XS Max.
Depois de baixar o aplicativo SmartThings e configurar uma conta, o aplicativo descobriu automaticamente a TV, que identificou como Samsung Q6 Series (55), e foi solicitado a configurá-la. Após alguns momentos de comunicação entre o telefone e a TV, fomos solicitados a selecionar nossa rede Wi-Fi. Uma vez conectados, fomos solicitados a concordar com os termos e condições de privacidade e serviço, o que fizemos.
Em seguida, tivemos que dar um nome à TV, fomos solicitados a conectar dispositivos HDMI e ANT IN para identificá-los, inserir nosso código postal e selecionar aplicativos para adicionar à TV além dos já integrados, como Netflix. Depois disso, a configuração foi concluída e a TV exibiu uma linha de aplicativos na parte inferior da tela e começou a reproduzir o canal de notícias gratuito ao vivo da CBSN. Embora não exigissemos mais o aplicativo, ele não apenas se mostrou útil para duplicar a funcionalidade do controle remoto, mas também foi bastante útil ao inserir texto como nomes de usuário e senhas para os aplicativos integrados da TV.
Qualidade de imagem:ótima qualidade de cor, independentemente da fonte
Para fins de teste, deixamos as configurações de imagem padrão, o que provou ser uma boa jogada. A clareza da imagem e a saturação de cor foram uniformemente excelentes, independentemente da fonte, seja um decodificador 1080i Xfinity ou um fluxo Netflix 4K. No entanto, quando mudamos a TV para uma sala mais clara com muita luz natural, descobrimos que o modo de imagem Dinâmico forneceu uma exibição mais agradável. Quanto mais escuro o seu quarto, maior a probabilidade de você ficar bem com as configurações padrão.
Nosso teste principal consistiu em usar o aplicativo Netflix integrado para transmitir conteúdo que depende da compatibilidade de cores HDR. Para isso, escolhemos o Cosmos Laundromat, que tem cenas em um jardim no final de seu tempo de execução que explodem absolutamente em cores. Escusado será dizer que ficou espetacular no QN55Q6F. O Q Color realmente veio.
Da mesma forma, testamos um programa padrão em 4K, desta vez o episódio 2 do White Rabbit Project da Netflix. Embora o programa não suporte HDR, portanto, não houve contraste ou saturação de cores estendidos, todos os detalhes que se esperaria de um show 4K de ação ao vivo estavam presentes.
Nós também fornecemos mais um desafio para esta TV usando uma caixa de cabo HD Xfinity normal, que só pode produzir até 1080i. O upscaling do conteúdo provou ser excelente e as cores realmente apareceram. É como se estivéssemos assistindo a uma fonte de qualidade muito maior do que estava realmente presente.
Os ângulos de visão eram igualmente excelentes. Embora os espectadores mais perspicazes possam notar algum sangramento de luz em certos ângulos da luz de fundo LED com iluminação de borda, em geral, não há ângulos de visão ruins.
Uma observação importante é que a opção Motion Rate 240 é um truque. Ele deve simular uma duplicação da taxa de atualização nativa de 120Hz da TV, mas tudo o que acaba fazendo é criar um estranho efeito semelhante a novela para o que você estiver assistindo. É melhor manter essa opção de aprimoramento de movimento desnecessário e manter o padrão já excelente da TV.
Qualidade de áudio:bom som para uma TV
Poucas TVs possuem alto-falantes que são de alguma forma compatíveis com sistemas de som surround externos. Esses sistemas discretos podem oferecer uma simulação de som surround e graves profundos que os alto-falantes embutidos na maioria das TVs simplesmente não conseguem igualar. O QN55Q6F não é exceção.
No entanto, com as limitações óbvias dos alto-falantes de uma TV em mente, o QN55Q6F oferece um som claro e agradável. Você não obtém nenhuma simulação de som surround ou muito, se houver algum baixo, mas o que existe é definitivamente útil se você não quiser adicionar seu próprio sistema de som.
Ajustando o volume da TV para 100% e usando um medidor de som a cerca de 7 pés de distância, registramos picos de 77 dBA, o que equivale a estar perto de um despertador quando o alarme dispara. Mesmo com 100% de volume, não houve distorção do som. Não fica super alto mesmo em 100%, mas para a maioria das situações de sala deve ter um bom desempenho.
Software:uma boa variedade de opções
O QN55Q6F possui o Smart Hub da Samsung, que usa seu sistema operacional Tizen. Possui uma interface simples que às vezes pode tornar a navegação um pouco complicada, mas o importante é que no geral funciona bem, com acesso a muitos aplicativos e outros conteúdos, como jogos.
Embora ter acesso a dezenas de aplicativos seja bom, qualquer TV inteligente que se preze precisa dos aplicativos mais populares. Nessa área, o Smart Hub se destaca, apresentando aplicativos populares como YouTube, Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, Spotify, VUDU, Apple TV+, Plex, HBO Now/Go, Sling TV e Disney+. Embora seja improvável que qualquer TV que não tenha algo como o Roku embutido possa cobrir a mesma profundidade e amplitude de ofertas que dizem, uma Apple TV externa pode, para muitos usuários, as ofertas do Smart Hub devem ser suficientes.
Sem o suporte do Google Assistant ou Amazon Alexa, o QN55Q6F precisa contar com o Samsung Bixby, que possui seu próprio botão de microfone no controle remoto. Embora o Bixby possa entender a alteração de entradas, a alteração de aplicativos e outras funções básicas com facilidade, ele luta com comandos mais práticos, como solicitar um programa de TV específico, que simplesmente não consegue entender. Se você quiser usar o Bixby para usos mais práticos, como perguntar sobre o clima, novamente, tudo bem, mas achamos surpreendente alguns dos comandos básicos que ele não conseguiu entender que outros assistentes digitais mais populares manipulavam com facilidade.
Embora os espectadores mais perspicazes possam notar algum sangramento de luz em certos ângulos da luz de fundo LED com iluminação de borda, em geral, não há ângulos de visão ruins.
Para usuários de iPhone e iPad da Apple, o QN55Q6F suporta espelhamento de tela e saída de áudio via AirPlay. Em nossos testes, as conexões foram rápidas e o desempenho foi suave.
Por fim, há o Modo Ambiente, que permite usar a TV como arte, informação ou outra exibição quando não estiver em uso. Em teoria, esse é um ótimo recurso e pode ter alguns benefícios práticos e estéticos reais. Na prática, no entanto, achamos a interface bastante desajeitada, principalmente ao usar o modo Ambient Photo, que deve combinar com a cor de suas paredes. Nunca conseguimos uma boa partida. Com isso dito, se você estiver disposto a dedicar algum tempo aprendendo as peculiaridades do Modo Ambiente, é uma ótima maneira de usar sua TV quando ela não estiver sendo usada ativamente.
Preço:ainda um bom valor
Embora não seja mais produzido, ainda há muito estoque disponível para o QN55Q6F, com preços típicos de pouco menos de US $ 900. Apesar de ser um modelo de 2018, o QN55Q6F ainda é competitivo com muitas TVs mais recentes. Se você conseguir o QN55Q6F por um preço razoável, ele ainda é um investimento sólido com sua forte qualidade de imagem e suporte HDR/HDR10+, embora não tenha capacidade Dolby Vision. Se esse último recurso for importante para você, procure em outro lugar seu preço atual.
Com base em 12 centavos por kWh e cinco horas de uso por dia, o consumo anual estimado de eletricidade do QN55Q6F é de 138 kWh. Isso dá cerca de US$ 17 por ano, o que é a média para uma TV desse tamanho e conjunto de recursos.
Samsung QN55Q6F x QN55Q60RAFXZA
Comparado com a nova Smart TV Samsung QN55Q60RAFXZA, o QN55Q6F se destaca. Por apenas US $ 100 a mais, no entanto, o QN55Q60RAFXZA possui pequenas melhorias suficientes, incluindo suporte ao Amazon Alexa e ao Google Assistant, para torná-lo a compra mais intrigante. No entanto, se você encontrar o QN55Q6F com um desconto maior, não há motivo real para evitar puxar o gatilho em uma compra.
Para outras TVs 4K impressionantes, confira nosso resumo das 7 melhores TVs 4K Ultra HD.
Veredicto Final
Uma TV 4K de valor agregado com excelente qualidade de cor que pode fazer com que fontes de vídeo ainda menores pareçam ótimas. Embora a Smart TV Samsung QN55Q6F seja de 2018, ela ainda possui um conjunto de recursos competitivo e excelente qualidade geral. Se você puder encontrar esta TV de aparência elegante por um bom preço, ela deve ser uma boa compra, mesmo contra muitas TVs mais novas.
Especificações
- Nome do produto QN55Q6F Smart TV
- Marca do produto Samsung
- Preço $ 900,00
- Data de lançamento abril de 2018
- Peso 39 lbs.
- Dimensões do produto 48,3 x 30,7 x 9,8 pol.
- Cor Preto/Prata
- Luz de fundo LED com iluminação de borda
- Resolução 3840 x 2160
- HDR Q HDR
- Portas HDMI:4 USB:2 Ethernet (LAN):Sim RF In (Terrestre/Entrada de Cabo):1/1 (Uso Comum para Terrestre)/0 RF In (Entrada de Satélite):1/1 (uso comum para terrestre)/0 saída de áudio digital (óptica):1 suporte a canal de retorno de áudio (via porta HDMI):sim RS232C:1
- Garantia Um ano