>> Tecnologia eletrônica >  >> TVs >> TVs de tela grande

Análise da TV LED inteligente Sony XBR49X900F de 49 polegadas 4K Ultra HD


Compramos a TV LED Inteligente Ultra HD Sony XBR49X900F de 49 polegadas 4K para que nosso revisor especialista pudesse testá-la e avaliá-la completamente. Continue lendo para nossa análise completa do produto.

Assim como os fabricantes de telefones, os fabricantes de TV estão lançando continuamente novas iterações de suas TVs mais recentes a cada ano, geralmente com apenas pequenas melhorias em relação às gerações anteriores. A Sony não é diferente a esse respeito, e a série X900F é uma de suas linhas relativamente novas.

Originalmente lançada em 2018, a série X900F é um pequeno avanço em relação à série X850F da Sony (que também analisamos recentemente) com algumas atualizações notáveis ​​em relação à série mais barata. A questão é:o X900F oferece melhorias suficientes em relação ao X850F para justificar o preço mais alto? Confira nossa análise detalhada abaixo para obter todos os detalhes sobre a TV LED inteligente Ultra HD 4K Sony XBR49X900F de 49 polegadas antes de puxar o gatilho.

Design:pernas por dias


Não é surpresa que a série de TVs X900F da Sony sejam produtos bonitos e bem projetados, embora existam alguns desvios interessantes do restante de sua linha com essa série específica. No geral, porém, esses são sistemas muito sólidos que ficarão ótimos em sua casa.

Depois de tirar a TV da caixa e configurar, a primeira coisa que você provavelmente notará são as pernas musculosas que essa coisa está esportiva. Eles são diferentes de qualquer outro em uma TV Sony, destacando-se em um ângulo bastante amplo. Isso significa que, se você planeja usar a TV com o suporte incluído, definitivamente desejará algum espaço para colocá-la. A vantagem disso é que você pode facilmente encaixar sua barra de som, caixa de cabo, console de jogos ou outro dispositivo favorito embaixo da unidade com muito espaço de sobra. Essas pernas suportam muito bem a TV e não notamos nenhuma oscilação significativa. As pernas também permitem um gerenciamento inteligente de cabos para arrumar um pouco as coisas.

No que diz respeito à espessura geral, a série X900F é bastante média para TVs hoje em dia, então pode não ser a melhor, mas tudo bem se você quiser aproximá-la de uma parede. Felizmente, também não há portas irritantes que forcem os cabos a ficarem retos na parte de trás. Os painéis aqui são bastante semelhantes a qualquer outra TV Sony, o que significa que são finos e discretos.

Na parte de trás da TV, o cabo de alimentação está totalmente para a esquerda e há dois hubs para o restante das entradas e portas. O hub lateral à direita permite acesso rápido à maioria das portas necessárias, com um único HDMI, dois USBs, um IR blaster, saída de áudio e entrada de vídeo composto. O outro hub contém três HDMIs adicionais, outra porta USB, RS- 232 (minijack), saída de áudio digital, ethernet e sua conexão para cabo/antena. Além disso, há uma montagem compatível com VESA 300x300 na parte traseira, se você quiser montar sua TV e descartar o suporte.

O X900F oferece excelente qualidade de imagem, muito mais do que algumas das linhas mais baratas da Sony.

Às vezes, a simplicidade forçada dos fabricantes pode ser um verdadeiro empecilho. Somos fãs de estética mínima, mas a tendência contínua que a Sony adotou com seus controles na TV, infelizmente, continua com esta série. Eles mais uma vez optaram por usar o mesmo layout de três botões encontrado em todas as suas unidades atuais. Claro, eles fazem o trabalho básico, mas podem ser bastante frustrantes se você realmente precisar usá-los para fazer qualquer coisa além de ligar ou desligar. Só não perca seu controle remoto.

Falando no controle remoto, o XBR49X900F mantém o mesmo layout que vimos em outros Sonys. É fácil definir favoritos, pular rapidamente para seu aplicativo de streaming favorito, alterar configurações e muito mais. O controle remoto também fornece acesso fácil ao excelente Google Assistant. Isso permite que você execute uma série de funções apenas com sua voz.

Processo de configuração:etapa 1, etapa 2 etc.


Com seu Sony X900F desembalado e desembalado, conecte a energia e inicialize-o. O processo de configuração de qualquer smart TV é muito fácil hoje em dia, especialmente com a Android TV. Tudo o que você realmente precisa fazer é seguir as etapas na tela usando o controle remoto. Durante isso, você receberá suas perguntas de configuração padrão, como selecionar um idioma, local, conexão com a Internet, fazer login nas contas necessárias e muito mais.

Ao concluir esta parte inicial, você provavelmente será solicitado a atualizar seu firmware. Para nós, ele apareceu automaticamente, mas verifique na guia de configurações se isso não acontecer para garantir que você tenha a versão mais recente. A atualização para a versão mais recente do Android TV não apenas melhorará a experiência, mas também fornecerá atualizações de segurança para proteger suas contas e seu dispositivo. Isso pode demorar um pouco para ser concluído, então deixe-o fazer o que quiser e certifique-se de que o cabo de alimentação não seja desconectado durante esta etapa.

Sua TV será reiniciada após a conclusão e agora está pronta para uso. Alegrar! Antes de se empolgar, não se esqueça de fazer login em todos os seus aplicativos de streaming. Isso pode ser um pouco tedioso, mas conectar sua conta do Google à Android TV deve facilitar as coisas, pois vinculará as contas das quais tem conhecimento automaticamente.

Qualidade de imagem:contraste e qualidade de imagem impressionantes 


Como na maioria das outras TVs 4K da Sony, esses dispositivos não são baratos, portanto, a qualidade da imagem deve ser de primeira, considerando o dinheiro que você está gastando. Felizmente, o X900F oferece excelente qualidade de imagem, muito mais do que algumas das linhas mais baratas da Sony.

O X900F usa um painel do tipo VA para seus monitores, que ficam bem entre os painéis IPS e TN, pegando alguns dos pontos fortes de ambos e combinando-os em um meio feliz. Esses painéis são ótimos na maioria das vezes, especialmente porque o IPS e o TN têm alguns problemas bastante universais.

Os maiores pontos fortes da série X900F são a impressionante taxa de contraste, precisão de cores e recursos HDR. Para a taxa de contraste, você obtém impressionantes 5089:1 com nativo e 5725:1 com escurecimento local (para referência, o X850F obtém míseros 894:1 nativo). O que isso se traduz no mundo real são pretos profundos e desempenho especialmente excelente em ambientes escuros.

O brilho de pico HDR no X900F é excelente, classificando-se entre alguns dos mais altos em painéis modernos. O conteúdo compatível com HDR será brilhante e vibrante, criando uma experiência imersiva para consumo de entretenimento, especialmente se você planeja usar a TV para jogos. Isso é melhorado ainda mais pela impressionante gama de cores da TV.

Logo de cara, a precisão das cores é notável e deve ser suficiente para a maioria das pessoas. Se você quiser melhorá-lo ainda mais, você pode fazer isso ajustando as configurações e encontrando um perfil pré-criado online. Sempre recomendamos fazer isso para aproveitar ao máximo sua nova compra.

A luz de fundo é livre de cintilação, o tempo de resposta do pixel é super rápido e não vimos nenhum problema com fantasmas.

Embora não seja tão bom, a uniformidade do preto e a uniformidade do cinza com a série X900F também recebem notas altas. Isso varia de unidade para unidade, mas com a nossa, não notamos nenhum problema real com uniformidade de tela, efeito de tela suja, turvação ou floração. Também não há problemas com o sangramento da luz de fundo, graças a esta série que não usa um painel IPS.

Embora o X900F se destaque em salas escuras, ele também se sai bem em salas mais claras, e o acabamento antirreflexo na tela reduz consideravelmente os reflexos. Dito isto, os ângulos de visão nos painéis VA não são nem de longe tão bons quanto o IPS, e o X900F pode não ser a melhor opção se você tiver um amplo arranjo de visualização.

Passando para o desempenho de movimento, a Sony fez um excelente trabalho nessa área, e essa série em particular recebe algumas das notas mais altas em sua programação. A luz de fundo é livre de cintilação, o tempo de resposta do pixel é super rápido e não vimos nenhum problema com fantasmas. Esta TV possui uma taxa de atualização de 120Hz, uma adição bem-vinda, especialmente para jogadores que desejam conectar um PC de última geração e gerar grandes números de FPS.

Qualidade de áudio:opções externas recomendadas


Escusado será dizer que a maioria das TVs com alto-falantes embutidos não terá um desempenho tão bom quanto uma configuração externa, mas a série X900F é particularmente ruim nesse domínio. Claro, se você planeja usá-lo em um ambiente silencioso e não se considera um audiófilo, funcionará bem, mas não é bom.

O XBR49X900F realmente fica barulhento, mas com isso vem a distorção. Se você deseja obter a melhor experiência com sua nova e sofisticada TV 4K, recomendamos escolher algum tipo de sistema externo, como uma barra de som ou configuração de som surround.

Software:Tantas opções, mas simplicidade seria bom


Embora o Android TV possa não ser o favorito de todos para o software de TV inteligente, ficamos satisfeitos com a implementação do sistema operacional do X900F. A primeira coisa que a maioria das pessoas notará é a grande quantidade de conteúdo a que você tem acesso com a Android TV. É um pouco superlotado, mas com acesso à Google Play Store, você nunca ficará sem aplicativos ou jogos em potencial. Existem alguns anúncios aqui, mas não é tão ruim quanto algumas plataformas.

Embora a navegação pela interface do usuário forneça acesso a toneladas de conteúdo, a experiência pode ser um pouco assustadora e tivemos alguns momentos de atraso e instabilidade. Como alternativa, se você sabe o que está procurando, pode pular a caçada e usar o Google Assistant para levá-lo direto ao que deseja.

Outro recurso interessante da Android TV é a capacidade de usar seu telefone como controle remoto. Isso funciona com Android e iOS e, embora não seja tão rápido quanto o controle remoto físico, é bom ter um backup em um piscar de olhos.

Preço:caro, mas de qualidade


Ao longo desta análise, mencionamos que a série X900F é um pouco cara. Agora você não deve realmente comparar uma marca como a Sony com um fabricante mais barato e menos respeitável, mas mesmo contra empresas semelhantes, as TVs da Sony ainda são bastante caras.

Aqui está uma rápida análise dos preços de acordo com o site da Sony:
  • classe de 49" | XBR-49X900F | US$ 900
  • classe de 55" | XBR-55X900F | US$ 1.200
  • classe de 65" | XBR-65X900F | US$ 1.300
  • classe de 75" | XBR-75X900F | US$ 2.500
  • classe de 85" | XBR-85X900F | US$ 3.500

Esses preços são bastante precisos, não importa onde você os compre com base em uma rápida verificação de varejistas on-line, mas obviamente eles podem ser obtidos por menos se você encontrar uma boa venda. Eles não são tão ruins quanto as TVs OLED da Sony (embora a tecnologia possa justificar esses preços um pouco mais), mas também são mais caras do que ofertas semelhantes de concorrentes.

Sony XBR49X900F x Samsung QN49Q70RAFXZA


Talvez o concorrente mais próximo do Sony XBR49X900F seja o QN49Q70RAFXZA da Samsung (veja na Amazon). Cada uma dessas TVs são painéis VA e têm preços muito semelhantes, então vamos comparar brevemente os dois e ver como eles se comparam.

Começando com a Sony, o X900F tem um desempenho melhor em ambientes claros do que o Samsung, e pode ficar mais brilhante no geral, e o movimento é um pouco melhor. Isso se deve ao tempo de resposta mais rápido da Sony. A Sony é provavelmente mais ideal para grandes fãs de esportes.

No entanto, a Samsung avança em termos de desempenho em câmara escura, com uma relação de contraste ainda melhor e uniformidade de preto. Para os jogadores, a Samsung pode ser a escolha ideal. Isso se deve em grande parte ao menor atraso de entrada - um aspecto particularmente importante para jogos competitivos.

No final do dia, essas duas TVs são tão parecidas que qualquer uma delas será uma escolha sólida. Os pequenos detalhes que apontamos podem influenciá-lo a um sobre o outro, dependendo de como você planeja usar o dispositivo, portanto, escolha com base em suas necessidades.

Interessado em conferir mais avaliações? Dê uma olhada no nosso resumo das melhores TVs da Sony.
Veredicto Final
Uma das melhores TVs 4K da Sony.

O X900F da Sony é uma série particularmente forte do fabricante respeitável - com alto desempenho na maioria dos fatores de qualidade de imagem que os colocam entre as melhores TVs 4K - e, embora estejam no extremo mais caro do espectro, você realmente obtém o que paga com o Sony XBR49X900F 49 polegadas 4K Ultra HD Smart TV LED.

Especificações

  • Nome do produto XBR49X900F 49 polegadas 4K Ultra HD inteligente
  • Marca do produto Sony
  • Preço $ 900,00
  • Dimensões do produto 3,125 x 27,375 x 10,625 pol.
  • Garantia de 1 ano
  • Plataforma Android TV
  • Tamanho da tela 49 pol.
  • Resolução de tela 3840 x 2160
  • Portas 3 USB, 1 entrada de vídeo composto, 1 porta Ethernet, 1 saída de áudio digital óptica, 1 saída de áudio de fone de ouvido/subwoofer, 1 entrada de antena RF, 1 porta RS-232 (minijack)
  • Alto-falantes 2 alto-falantes integrados
  • Opções de conectividade 4 HDMI (HDMI 2.0, HDCP 2.2)